Evento, que acontece hoje (24) e amanhã (25) na UniÍtalo, teve divulgação de  pesquisa de egressos e comparação das vatangens e desvantagens dos que participaram  de IC ou não

Nessa sexta-feira (24) foi aberta a 17ª edição do Conic-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), em São Paulo. A abertura contou com a apresentação do diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, que fez um recorte de pesquisa de egressos, divulgada em outubro passado, com os principais pontos da evolução profissional desses concluintes comparando as vantagens daqueles  que  participaram da iniciação científica e dos que não.

Segundo Capelato, as áreas de cursos com maior número de egressos no ensino superior que participaram de programas de Iniciação Científica foram Ciências, Matemática e Computação (24%) e Saúde e Bem Estar Social (21,9%). O estudo revelou também que “a maioria dos egressos participantes de programas de IC hoje trabalha na área de formação (48%) e, entre os que não trabalham no momento, e que participaram de programas de IC, mais da metade está realizando um curso de pós-graduação Stricto Sensu”.

Outro ponto que merece destaque no recorte da pesquisa é que egressos que participaram de IC conseguem níveis hierárquicos maiores na carreira profissional como em cargos de diretoria (4,8% para quem participou de IC e só 0,4% para quem não); de gerência (9,6% para quem participou e 2,0% para quem não) e de coordenação e supervisão (13,3% para quem participou e somente 9,3% para quem não).

O recorte mostra ainda que concluintes que participaram de programas de IC ganham mais do que os que não participaram. Na faixa salarial de 3 a 5 mil reais, 23,1% fizeram IC e apenas 20,9% não. “E na questão da dificuldade encontrada pelos egressos para procurar emprego após a conclusão da graduação, 39,4% dos que fizeram IC não tiveram nenhuma dificuldade enquanto dos que não fizeram IC a porcentagem foi menor e chegou a 32,1%”, concluiu Capelato.

O evento teve 2.412 trabalhos inscritos, contra 2.043 em 2016, um crescimento de 18,1% em relação ao ano anterior, além da participação de mais de 4 mil pessoas, entre alunos, convidados, e profissionais da educação. Do total de trabalhos inscritos nesta edição, apenas 2.099 foram aprovados para serem apresentados durante o evento. Os números registram um crescimento de 143% na comparação com a 1ª edição, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, confirmando o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil.

Evolução dos trabalhos inscritos no Conic-Semesp

Fonte: Semesp / Assessoria Econômica

Do total desses 2.099 trabalhos efetivados, todas as cinco áreas do conhecimento registraram crescimento: Ciências Exatas e da Terra (175 trabalhos inscritos em 2017, contra 157 em 2016, aumento de 11,5%); Ciências Humanas e Sociais (512 trabalhos inscritos em 2017 contra 441 em 2016, aumento de 16,1%); Ciências Sociais Aplicadas (394 trabalhos inscritos contra 340,  aumento de 15,9%); Engenharias e Tecnologias (524 trabalhos inscritos esse ano contra 501 no ano passado, aumento de 4,6%) e Ciências Biológicas e da Saúde, com o maior crescimento – 33,6% (807 trabalhos contra 604 em 2016).

Além de prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias “Concluído” (no valor de R$ 1.000,00) e “Em Andamento” (no valor de R$ 2.000,00), o Conic premia também no valor de R$ 2.000,00 o Prêmio Especial para o melhor trabalho “Concluído” e  no valor de R$ 1.500,00 o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

17º Conic-Semesp

Data: 24e 25 de novembro de 2017

Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo

Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivos identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Na edição de 2016, o CONIC-SEMESP também havia recebido número recorde de inscrições: 2.043 trabalhos contra 2.024 em 2015. Desses, 2.099 foram aprovados para participação efetiva no Congresso.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse https://www.semesp.org.br/site/. Mídias Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/semesp ; Linkedin: https://www.linkedin.com/company/semesp

Assessora de Comunicação: Ana Purchio / Convergência Comunicação Estratégica

Fones: cel. (11) 94208-7576 / (11) 2069-4419