O 16º CONIC-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, evento que será realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior nos dias 25 e 26 de novembro na Faculdade Eniac, registrou um novo recorde de trabalhos inscritos. Neste ano foram 2.043 trabalhos, contra 2.024 em 2015, dos quais 1.809 foram aprovados para ser apresentados durante o evento, nas cinco áreas habilitadas: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; e Engenharias e Tecnologias. Os números representam um crescimento de 106% na comparação com a primeira edição do evento, em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, e confirmam o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil.

Número de Inscrições Efetivadas

Fonte: Semesp/Assessoria Econômica

“O grande número de trabalhos de pesquisa científica apresentado nos últimos anos comprova o interesse dos estudantes na busca por novos conhecimentos, que estão abertos a novas possibilidades para que esta atividade receba cada vez mais atenção e investimentos no Brasil”, diz Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp. O diretor executivo Rodrigo Capelato complementa lembrando que, “além de incentivar os alunos-pesquisadores e seus professores-orientadores, o Semesp se esforça para dar a máxima visibilidade aos trabalhos apresentados durante o CONIC, criando condições favoráveis para que possam se tornar realidade por meio do apoio de instituições e empresas que queiram investir nos temas estudados”.

A edição deste ano do CONIC-Semesp terá como tema “Internet das Coisas” (IoT, na sigla em inglês). Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), os países emergentes podem superar diversos desafios de desenvolvimento neste ano, caso explorem a tecnologia IoT. O conceito de Internet das Coisas diz respeito a um número crescente de aparelhos, desde computadores, tablets e smartphones até sensores e chips simples, que estão conectados à internet e são capazes de se comunicar com outros equipamentos, frequentemente sem a necessidade da intervenção humana. Esses dispositivos conectados à internet serão 34 bilhões até 2020 em todo o mundo, ou seja, mais de quatro dispositivos para cada ser humano no planeta, indicando que a IoT tem o poder de revolucionar todas as coisas – negócios, casas e cidades inteiras – e no período 2015/2020 deve demandar investimentos de US$ 6 trilhões, ou 1,25% do PIB global.

Além de prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias “Concluído” (no valor de R$ 1.000,00) e “Em Andamento” (R$ 2.000,00), o CONIC oferece também o Prêmio Especial para o melhor trabalho “Concluído” (R$ 2.000,00) e o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental (R$ 1.500,00).

16º CONIC-Semesp

Data: 25 e 26 de novembro de 2016

Local: Faculdade Eniac

Endereço: Rua Força Pública, 89 – Centro de Guarulhos – SP

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4416

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Ana Purchio – E-mail: [email protected]

Tel.: (11) 2069-4419