15º Conic-Semesp tem recorde de trabalhos inscritos

Maior congresso de iniciação científica do Brasil  começa nessa quinta-feira (dia 27 ) na Unaerp

O 15º Conic-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que será realizado pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, nos dias 27 e 28 de novembro, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), terá recorde de participação. Foram 2.116 trabalhos inscritos, contra 2.004 em 2014 e 1.887 trabalhos em 2013. Do total de trabalhos nesta edição, 2.024 foram aprovados para serem apresentados durante o evento. Os números registram um crescimento de 104% na comparação com a 1ª edição, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, confirmando o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil.ento).

As cinco áreas habilitadas para apresentação dos trabalhos de iniciação científica são: Ciências Biológicas e da Saúde (624 trabalhos aprovados – 260 concluídos e 364 em andamento); Ciências Exatas e da Terra (135 trabalhos aprovados – 48 concluídos e 87 em andamento); Ciências Humanas e Sociais (381 trabalhos aprovados – 158 concluídos e 223 em andamento); Ciências Sociais Aplicadas (238 trabalhos aprovados – 113 concluídos e 125 em andamento) e Engenharias e Tecnologias (322 trabalhos aprovados – 98 concluídos e 224 em andamento).

Do total desses 2.024 trabalhos efetivados, duas áreas do conhecimento registraram crescimento de 31,4% e 4,5%, respectivamente: Engenharias e Tecnologias (337 trabalhos inscritos contra 287 em 2014) e Ciências Sociais Aplicadas (278 trabalhos contra 266). Na área de Ciências Biológicas e Saúde, o número de trabalhos efetivados foi menor em 4,8% que no ano passado (733 contra 770). O mesmo acorreu com as áreas de Ciências Humanas e Sociais, uma queda de 2,1% (467 contra 477) e Ciências Exatas e da Terra, uma redução de 17,2% (269 contra 204). No entanto, as áreas de maior procura pelos jovens de iniciação científica, esse ano, foram Ciências Biológicas e Saúde em primeiro lugar, com 36,2% do total de trabalhos efetivados, seguida de Ciências Humanas e Sociais (23,1%) e Engenharias e Tecnologias (18,6%).

“O grande número de trabalhos de pesquisa científica apresentados nos últimos anos comprova o interesse dos estudantes na busca por novos conhecimentos e que estão abertos a novas possibilidades para que esta atividade receba cada vez mais atenção e investimentos no Brasil”, diz Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp. O diretor executivo Rodrigo Capelato complementa, lembrando que “além de incentivar os alunos-pesquisadores e seus professores-orientadores, o Semesp se esforça para dar a máxima visibilidade aos trabalhos apresentados durante o Conic, criando condições favoráveis para que possam se tornar realidade, por meio do apoio de instituições e empresas que queiram investir nos assuntos estudados.”

Segundo a reitora da Unaerp, profa. Elmara Lucia de Oliveira Bonini, “a realização do Conic propicia a efetiva troca de conhecimentos produzidos nas universidades, sendo a divulgação científica de fundamental importância para a evolução acadêmica. Este Congresso é uma rica e diversa mostra da produção nacional e reúne resultados de pesquisas e de projetos de inovação tecnológica de todo o Brasil. O objetivo é propagar o saber construído nas instituições para que o conhecimento não fique restrito apenas ao âmbito universitário. O valor social da pesquisa é o compartilhamento para que possa transformar, de alguma maneira, o meio à sua volta”.

A edição deste ano do Conic-Semesp terá como tema “O Ano Internacional da Luz”. Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. Além dos prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias “Concluído” e “Em Andamento”, e o Prêmio Especial para o melhor trabalho “Concluído”, o 15º Conic contará, mais uma vez, com o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

15º Conic-Semesp

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto

Av. Costabile Romano, 2.201 – Ribeirânia – Ribeirão Preto – SP

Inscrições: De 13 de julho a 28 de agosto – Acesse: http://www.conic-semesp.org.br/

Data do evento: 27 e 28 de novembro de 2015

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4416

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Na edição de 2014, o CONIC-SEMESP recebeu número recorde de inscrições: 2.004 trabalhos contra 1.887 em 2013 e 1.845 em 2012. Desses, 1.718 foram aprovados para participação efetiva no Congresso. Os trabalhos foram produzidos por 2.914 alunos pesquisadores (autores) e orientados por 1.217 professores de 240 instituições de ensino superior de todas as regiões do país. Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (685), Ciências Exatas e da Terra (179), Ciências Humanas e Sociais (429), Ciências Sociais Aplicadas (209) e Engenharias e Tecnologias (216).

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]