Alunos receberam cheques de R$ 1 mil até R$ 3 mil;

evento teve recorde de participação

O segundo e último dia do 12º Congresso de Iniciação Científica (CONIC), realizado pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, em parceira com a Universidade São Judas Tadeu (Unidade Mooca), premiou com cheques de R$ 1 mil a R$ 3 mil os 10 melhores trabalhos concluídos e em andamento nas categorias Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Tecnologias.

Os vencedores na categoria “em andamento” foram:

Ciências Biológicas e Saúde:

Trabalho: Positividade de hemoculturas em pacientes oncológicos pediátricos assistidos pelo Grupo em Defesa da Criança com Câncer (GRENDACC)

Autor: Thamirys Cosmo Grillo Fajardo

Orientador: Claudia de Moura

Universidade Paulista – UNIP

Ciências Exatas e da Terra

Trabalho: Uso de processos ecologicamente corretos na preparação de oxima, oxima O-Alquiladas e dicloroaziridinas

Autor: Paloma Arantes Salviano

Orientadores: Jayne Carlos de Souza Barboza e Antonio Aarão Serra

Universidade de São Paulo – USP

Ciências Humanas e Sociais

Trabalho: Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Reflexões sobre a prática do psicólogo

Autor: Barbara Correa Belamio

Coautora: Milena Del Santo Rosa

Orientadora: Claudia Gil

Universidade São Judas Tadeu – USJT

Ciências Sociais e Aplicadas

Trabalho: O Cariri cearense na Rota dos Ventos: a energia eólica e o seu benefício para o desenvolvimento econômico e sustentável na cidade de Milagres-CE.

Autor: Mário Camilo Leite Furtado Filho

Orientadora: Rita Fabiana Arrais do Nascimento

Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio (FLS)

Engenharias e Tecnologias

Trabalho: Stimulus: o uso da computação ubíqua e pervasiva e sua eficácia no tratamento fisioterapêutico de crianças com problemas neurológicos.

Autor: Cassiano Teodoro dos Santos

Coautores: Dom Luiz Gonzaga Bayeux da Rocha Neto, Tamires Nagase de Souza, Lídia Oliveira Ladeira, Monique Nascimento Cruz

Orientador: Drausio  Vicente Camarnado Junior

Universidade Anhembi Morumbi – UAM

Os vencedores na categoria “concluído” foram:

Ciências Biológicas e Saúde:

Trabalho: Percepção Ambiental de universitários sobre a sustentabilidade no cotidiano

Autor: Vanessa Garcia Nogueira

Orientador: Fabio Giordano

Universidade Santa Cecília – UNISANTA

Ciências Exatas e da Terra

Trabalho: Otimização da atividade antioxidante e extração de compostos  bioativos de folhas de erva-mate tostada (Ilex Paraguariensis) usando a metodologia de superfície de resposta

Autor: Kleber Felipe Alberto Reis da Silva

Orientador: Daniel Granato

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU

Ciências Humanas e Sociais

Trabalho: Órfãos pelo Estado – As marcas e violações praticados contra os filhos dos ex-portadores de hanseníase

Autor: Thiago Perreira da Silva Flores

Orientador: José Leão Marinho Falcão Neto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS

Ciências Sociais e Aplicadas

Trabalho: Panorama das MPES no mercado de trabalho no município de Pouso Alegre

Autora: Milene Karine da Silva

Coautor: Rafael Jesus Cabral

Orientador: Maurílio Gomes de Magalhães

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM

Engenharias e Tecnologias

Trabalho: Cidade e Paisagem: espaços públicos e qualidade de vida

Autora: Natalia Peres Rodrigues

Orientadora: Pérola Felipette Brocaneli

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – FEBASP

Outros dois trabalhos receberam prêmios especiais, por estarem relacionados à inovação é à sustentabilidade, que foi o tema do CONIC 2012:

Prêmio Especial

Trabalho: Otimização da atividade antioxidante e extração de compostos bioativos de folhas de erva-mate tostada (Ilex Paraguariensis) usando a metodologia de superfície de resposta

Autor: Kleber Felipe Alberto Reis da Silva

Orientador: Daniel Granato

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU

Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental

Trabalho: Transporte Marítimo: os impactos causados pela água de lastro

Autora: Aline da Silva Macedo

Coautores: Inês das Dores Soares e Rodrigo Santiago Santos

Orientador: Walter Aloísio Santana

Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba – FATEC-CPB

Números

O número de trabalhos foi recorde na edição desse ano: 1.949 trabalhos foram enviados para inscrição (contra 1.932 em 2011). Desses, 1.845 foram efetivados e 1.536 aprovados para participação efetiva no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 2.641 alunos pesquisadores (autores e coautores) e orientados por 1.117 professores de 232 instituições de ensino superior de todas as regiões do país e estão divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (501), Ciências Exatas e da Terra (48), Ciências Humanas e Sociais (415), Ciências Sociais Aplicadas (262) e Engenharias e Tecnologias (310). Na divisão por categorias, os trabalhos concluídos totalizam 664 (43%) e os em andamento 872 (57%).

A região Sudeste concentra a maior participação esse ano. Do Estado de São Paulo foram 1.486 inscrições, seguindo-se Minas Gerais com 134, Rio de Janeiro com 33 e Espírito Santo com sete trabalhos apresentados e aprovados. Ao todo são 21 estados participando do 12º Conic.

Os números registram um crescimento de mais de 85% na comparação com a primeira edição do CONIC, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos e representam um aumento considerável na participação dos estudantes das IES privadas – 1.777 inscrições (91%) contra 172 (9%) trabalhos de alunos de IES públicas.

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse  www.semesp.org.br/portal / ou www.facebook.com/semesp  e www.twitter.com/semesp_online.

Ligado na Facul

Conheça o projeto Ligado na Facul do Semesp, que busca valorizar a qualidade na escolha da instituição de ensino superior privado.

Acesse  www.ligadonafacul.com.br

Ana Purchio – cel. 9 9978-9787