blog do fnesp

Acompanhe todas as novidades

A tecnologia e as transformações nos modelos de negócio da educação foi uma das sessões simultâneas que aconteceram no período da tarde no primeiro dia do 23° FNESP (Foto: Semesp/ Guilherme Veloso)

O primeiro dia do 23° FNESP, nesta quarta (27), foi encerrado com uma série de sessões simultâneas sobre uma variedade de assuntos relevantes para o ensino superior. Os painéis puderam ser acompanhados presencial e virtualmente, com cada participante podendo escolher quais assistir.

Divididas em dois horários, as sessões simultâneas giraram em torno de tópicos como sustentabilidade financeira, modelos de negócios de educação, aprendizagem, personalização do ensino, competências digitais, entre outros.

Os participantes do evento puderam acompanhar presencial e remotamente, por exemplo, o painel A tecnologia e as transformações nos modelos de negócio da educação, com Fabio Cespi, diretor do Lyceum, e Fernando Malheiros, head para Educação e Desenvolvimento Humano na Vaartus Consulting.

Os dois falaram dos impactos da tecnologia no ensino superior. Para Fernando Malheiros, as IES precisam parar de pensar a tecnologia como ferramenta, e sim como um novo modo de vida que fornece dados para que as instituições ofereçam melhores serviços e tomem melhores decisões. Já Fábio Cespi citou dados de uma pesquisa sobre a maturidade tecnológica entre as IES, alertando que apenas 12% das instituições têm a tecnologia como um recurso estratégico. “A tecnologia precisa deixar de ser uma área coadjuvante para ser parte fundamental da estratégia educacional. Essa mudança de governança é o primeiro passo que as IES façam a transformação digital”, defendeu.

Teco Medina falou no painel Análise Contemporânea da Economia Brasileira e a Educação (Foto: Semesp/ Guilherme Veloso)

Em seguida, o economista Teco Medina falou no painel Análise Contemporânea da Economia Brasileira e a Educação, exclusivo para os inscritos presenciais no evento, que está sendo realizado no WTC, em São Paulo. Em sua fala, Medina apresentou uma série de dados relacionados ao cenário econômico do país nos últimos anos e reforçou que o país precisa investir em educação, principalmente na formação de seus profissionais. Segundo ele, essa medida é fundamental para melhorar a baixa produtividade do trabalhador brasileiro.

O 23° FNESP prossegue nesta quinta e sexta, 28 e 29, presencial e remotamente. Confira a programação completa.


Veja também:

Acompanhe nossas redes sociais:

| | | |


Posts relacionados