blog do fnesp

Acompanhe todas as novidades

Semesp apresenta modelo de autoavaliação que será implantado em 11 IES em 2023

José Roberto Covac, diretor Jurídico do Semesp, e Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes da entidade, subiram ao palco do 24º FNESP nesta quinta, 29, para lançarem um novo modelo de autoavaliação que será implantado em 2023 em 11 instituições de ensino superior de todas as regiões do pais.

”Queremos valorizar e multiplicar esse importante instrumento com a participação das instituições de ensino superior que quiserem transformar essa prática em uma ferramenta para o aperfeiçoamento da sua gestão e da qualidade dos serviços prestados para seus estudantes e para toda a comunidade do seu entorno”, afirmou Fábio Reis.

Segundo ele, a implementação da Rede de Autoavaliação do Semesp será feita por meio de um projeto piloto, que será implantado durante o ciclo avaliativo de 2023 nas 11 IES que participaram da sua elaboração, mas não se limitará a essas instituições. “A Rede representa um movimento de adesão contínua, que esperamos possa tornar o modelo e o projeto piloto referências em processos de avaliação e autoavaliação no Brasil”, destacou.

Visando ampliar a rede e multiplicar o instrumento de autoavaliação por meio de uma reflexão coletiva, transparente e proativa sobre essa prática, a entidade também anunciou que promoverá um movimento de adesão contínua ao processo de implantação do novo modelo por meio da Rede de Autoavaliação do Semesp. As IES poderão a aderir à Rede de Autoavaliação do Semesp de 29 de setembro a 30 de outubro de 2022. As instituições interessadas deverão encaminhar a solicitação para o e-mail [email protected], comprometendo-se a utilizar o instrumento elaborado pela Rede nos seus  processos de autoavaliação, compartilhar resultados e experiências e contribuir para a melhoria do instrumento criado pela entidade.

Juntamente com a formação da Rede de Autoavaliação para implantação do projeto piloto, o Semesp também certificará com um selo as IES participantes que atenderem aos critérios do modelo de autoavaliação institucional proposto.

Fábio Reis lança o livro “Educação Superior Além da Crise: Por que as IES não vão desaparecer”

Livro do 23º FNESP

Em seguida, Fábio Reis lançou o livro “Educação Superior Além da Crise: Por que as IES não vão desaparecer”. Baseados nas palestras apresentadas no 23º FNESP, os artigos que compõem o livro refletem sobre novas alternativas e oportunidades para superar as turbulências de uma conjuntura bastante difícil neste longo período de pandemia. As reflexões dos autores possibilitam a identificação de caminhos para a educação superior brasileira, mostrando que as IES responderam satisfatoriamente ao desafio, e provaram que não vão desaparecer.


Veja também:

Acompanhe nossas redes sociais:

| | | |


Posts relacionados