blog do fnesp

Acompanhe todas as novidades

A principal fonte de dados do mercado de educação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é a responsável pelo Censo da Educação Superior. Porém, essa publicação é anual, e traz apenas um retrato macro da educação do ano anterior.

Para as Instituições de Ensino Superior (IES), que convivem com um mercado cada vez mais competitivo e que está em constante mudança, esses dados estão sempre com algum atraso. Portanto, para a Quero Educação, tornou-se necessário levar dados confiáveis aos nossos parceiros e compartilhá-los com o mercado, contribuindo, assim, com melhores decisões para a educação brasileira.

Conheça algumas das ferramentas da Quero Educação para auxiliar IES em seus processos de tomada de decisão.

Curva de demanda

A curva de demanda é um dos indicadores favoritos dos nossos parceiros. Ela relaciona, basicamente, as seguintes variáveis: curso, modalidade, praça, faixa de preço buscada e share de buscas.

Com essa ferramenta, conseguimos mapear qual o share de buscas de um determinado curso para cada faixa de preço, permitindo mapear qual é percepção dos usuários dos nossos marketplaces sobre qual valor que estão dispostos a pagar por um determinado curso.

Assim, as IES podem ajustar a precificação de seus cursos de acordo com esses dados.

Demanda reprimida

Outra ferramenta que utiliza as nossas buscas como variável, a demanda reprimida indica a proporção de buscas de um determinado curso em relação ao estoque de ofertas disponível para esse curso na Quero Bolsa.

Com isso, identificamos as principais oportunidades para as IES, que podem trazer resultados imediatos, pois são cursos com alto volume de buscas para uma concorrência muito baixa, ou, em alguns casos, até mesmo inexistente.

Fluxo de concorrência

Com o uso dessa ferramenta, é possível mapear perdas de alunos que demonstraram um prévio interesse em cursos de uma determinada faculdade, e em quais faculdades concorrentes esses alunos se matricularam.

Com isso, as IES conseguem identificar quais são seus principais concorrentes e analisar quais fatores têm sido preponderantes na perda desses alunos, melhorando suas ofertas na plataforma.

Cursos mais buscados

Mensalmente, nós fazemos um levantamento dos cursos mais buscados em nossos marketplaces. Para isso, levamos em conta as pesquisas qualificadas, ou seja, pesquisas em que o usuário do nosso marketplace digitou no campo de buscas especificamente o curso que deseja, e que isso tenha retornado algum resultado.

curso que deseja, e que isso tenha retornado algum resultado.

Com isso, acreditamos que os dados obtidos em nosso ecossistema são mais do que suficientes para gerar um retrato fiel e confiável sobre as principais tendências do mercado de educação.

Sendo assim, esse ranking é uma boa forma de, não apenas os nossos parceiros, mas o mercado como um todo, ficarem atentos às tendências de buscas de cursos de graduação.

Quero Alunos

O Quero Alunos é a principal ferramenta para as IES gerenciarem as suas ofertas e os seus resultados em nossos marketplaces.

Com ele, as IES têm um Painel de Gestão completo e automatizado, para gerenciar ofertas e consultar dados de alunos captados, permitindo aumentar o tráfego no site, melhorar a conversão das suas ofertas e solucionar muitos outros desafios do dia a dia.

Além disso, as IES conseguem ter, em tempo real:

  • Controle das ofertas ativas;
  • Fluxo de concorrência;
  • Acompanhamento da performance das ofertas;
  • Relatórios de desempenho.

Como implementar essas ferramentas de gestão educacional na sua IES?

Se você já é um parceiro da Quero, basta falar com o responsável pela sua conta. A nossa equipe está capacitada para realizar as análises e identificar as melhores oportunidades para a sua IES.

Se você ainda não é, entre em contato conosco e saiba mais sobre esse e os outros benefícios de ser um parceiro da Quero Educação.


Veja também:

Acompanhe nossas redes sociais:

| | | |


Posts relacionados