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Com experiência em todos os graus de educação e em processos corporativos, o olhar da Edtech é para o futuro.

A Prova Fácil, empresa originada em Belo Horizonte, comemora 10 anos de história em 2022.

Ao longo dessa última década, a empresa tem ampliado sua cartela de clientes e já impactou mais de 4,5 milhões de estudantes em todos os estados do país com as suas soluções. Em crescente – tanto no quadro de funcionários quanto nas instituições que aderiram às soluções ofertadas –, a Prova Fácil se permite olhar para o futuro de forma entusiasmada e para o passado de forma orgulhosa.

A Edtech é especialista em avaliações para, como eles próprios se definem, “para todo mundo que faz prova”. São soluções para avaliações regulares, simulados, pesquisas, processos seletivos e outros tipos de prova.

Com mais de 100 milhões de avaliações geradas até hoje, a Prova Fácil possui clientes na Educação Básica, Superior, Técnica, Profissionalizante, além de diversas empresas.

O impacto da pandemia na forma de se avaliar

O mundo não estava preparado para o que viria pouco mais de dois anos atrás. O anúncio da pandemia COVID-19 fez com que as atividades fossem paralisadas, inclusive as educacionais. O distanciamento social, que inicialmente parecia ser de 15 ou 40 dias, foi estendido e, com isso, criou-se uma necessidade de adaptar-se as atividades educacionais.

Nesse momento, a Prova Fácil já atuava fortemente junto à Instituições de Educação a Distância, o que não impediu a empresa de ser diretamente impactada pelas transformações na educação. “Nós já possuíamos clientes que realizavam provas online com nosso sistema, principalmente grandes redes de universidades EAD. Mas, de repente, essa era a única opção para que a educação não parasse. Foi nesse momento que se iniciou um intenso trabalho de migração das atividades. Ajudamos diversas instituições a dar um start na transformação digital.”, comenta Adriano Guimarães, CEO da companhia.

Desde então, 10 milhões de avaliações foram realizadas.

Uma década de trajetória

“Em 2012 a Prova Fácil foi para o mundo e começamos a ter nossos primeiros clientes. Tínhamos quatro funcionários e hoje temos uma equipe grande e estruturada”, ressalta Adriano.

Dez anos atrás, a empresa era até então conhecida pelo seu primeiro nome, Starline Tecnologia. O nome Prova Fácil veio, primeiramente, introduzido pelo aplicativo Prova Fácil Professor, solução voltada para a correção de gabaritos pelos docentes e integrado a um sistema para elaboração das avaliações. Em menos de três anos, mais de 60 mil professores já utilizavam o aplicativo.

O CEO conta do processo de ver ao longo desses dez anos a empresa crescer e sua atuação se espalhar pelo mapa brasileiro. Gosta de destacar, inclusive, a participação ativa e horizontal dos seus colaboradores.

Um olhar para o futuro

Para Adriano Guimarães, olhar para o futuro da Prova Fácil é um ato animador. A empresa tem uma maturidade e uma presença no mercado que hoje, a torna importante e reconhecida por profissionais e instituições.

Um marco recente para a empresa foi a de ser escolhida para a realização de avaliações para os mais de um milhão e oitocentos mil alunos da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Um passo importante, que gerou muito orgulho e que vai de encontro com a cultura da empresa de impactar a educação do país.

Esse impacto vai além da educação tradicional que conhecemos. A companhia, nos últimos anos, vê que seus horizontes foram expandidos.

“Cada vez mais observamos empresas querendo implementar ou melhorar seus processos avaliativos. De empresas varejistas, passando por associações e sindicatos, chegando em multinacionais do setor maquinário as provas estão cada vez mais presentes. São processos seletivos, certificações e testes de conhecimento aplicados dentro do nosso sistema”, conta Dalianne Santos, Coordenadora de Marketing da Prova Fácil.

A Prova Fácil prossegue acompanhando seus clientes nas suas mudanças, inclusive no retorno das atividades presenciais.

“Queremos mostrar que, mesmo que 100% das atividades de uma instituição voltem a ser feitas no papel, a tecnologia tem uma função importante na oferta de avaliações mais seguras, completas, de qualidade, com facilidades da elaboração até a correção. Desse modo, os atores da educação poderão ter mais tempo e tranquilidade para dedicar-se tanto no planejamento e na formação dos alunos, quanto no cuidado com si próprio. Acredito que esse é um dos grandes diferenciais e um dos grandes propósitos que norteiam a Prova Fácil”, complementa Dalianne.


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