Palestrantes do 24o Fnesp

Confira os palestrantes do 24º Fnesp!
Fique atento que em breve soltaremos mais nomes!

*vagas limitadas

Paul J. LeBlanc
Q

Paul J. LeBlanc

Dr. Paul J. LeBlanc é presidente da Southern New Hampshire University (SNHU) e autor de Students First: Equity, Access, and Opportunity in Higher Education. Desde 2003, sob a liderança de Paul, a SNHU cresceu de 10.000 para mais de 165.000 alunos e é o maior provedor sem fins lucrativos de ensino superior online do país.

A universidade ficou em 12º lugar na lista das “50 empresas mais inovadoras do mundo” da revista Fast Company, sendo a única universidade incluída. A revista Forbes listou Paul como um dos 15 “revolucionários da sala de aula” e uma das “pessoas mais influentes no ensino superior”. A Washington Monthly o nomeou um dos dez presidentes de universidades mais inovadoras da América. Em 2018, Paul ganhou o prestigioso TIAA – Institute Hesburgh Award for Leadership Excellence in Higher Education, juntando-se a alguns dos mais respeitados presidentes de universidades e faculdades do ensino superior americano.

Paul atuou como Consultor Sênior de Políticas do Subsecretário Ted Mitchell no Departamento de Educação dos EUA, trabalhando em educação baseada em competências, novos caminhos de credenciamento e inovação. Ele atua no Conselho de Educação Superior e Força de Trabalho das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina (e atuou em seu Comitê de Qualidade no Ensino de Graduação). Ele também atua no Conselho do ACE e preside o Conselho de Presidentes do AGB.

Paul imigrou para os Estados Unidos quando criança. Foi a primeira pessoa de sua família a concluir a faculdade, tendo se graduado pela Framingham State University (BA), pelo Boston College (MA) e pela University of Massachusetts (PhD). De 1993 a 1996 dirigiu uma startup de tecnologia para a Houghton Mifflin Publishing Company, foi presidente do Marlboro College (VT) de 1996 a 2003 e tornou-se presidente da SNHU em 2003. Sua esposa Patricia é advogada e eles têm duas filhas, Emma e Ana.

Luiz Felipe Pondé
Q

Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé, Filósofo, escritor e ensaísta brasileiro. Mestre em Filosofia pela Universidade de Paris e pela FFLCH da USP, doutor pela FFLCH da USP e pós-doutor pela Universidade da Tel Aviv. Autor de aproximadamente 20 livros em circulação, colunista da Folha de São Paulo e apresentador de televisão na Fundação Padre Anchieta.

Ignacio De La Vega
Q

Ignacio De La Vega

Dr. De la Vega atua atualmente como Administrador Associado para Assuntos Acadêmicos, é Professor de Internacionalização no Tecnológico de Monterrey, a principal universidade privada da América Latina. De La Vega também lidera o grande Centro de Empreendedorismo (IEEGL) do TEC.

António Moreira
Q

António Moreira

José António Moreira é doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Concluiu um programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais na Universidade de Coimbra e um Curso de Mestrado em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Possui um Curso de Realização Cinematográfica pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Coimbra.

É Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância e Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta, Portugal.

É Investigador no Centro de Estudos Globais (CEG) da Universidade Aberta, onde assume a coordenação o Laboratório Multimédia de Estudos do Local e Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra.

É responsável pelo Curso de Docência Digital em Rede para Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior da Universidade Aberta. Colaborador da Direção Geral (DGE) do Ministério da Educação de Portugal no Plano de Transição Digital.

Tem publicado artigos científicos em revistas especializadas e livros nas áreas da Formação de Professores e das Tecnologias Digitais e participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado.

Maria Clara Cavalcante Bugarim
Q

Maria Clara Cavalcante Bugarim

Maria Clara Cavalcante Bugarim, possui dois doutorados: um em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela UFSC, e o outro em Contabilidade, pela universidade do Aveiro/Minho, em Portugal; é graduada em Ciências Contábeis, Administração de empresas e em Direito. É especialista em administração de recursos humanos e em auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP.

Presidiu o Conselho Regional  de Contabilidade do Estado de Alagoas (CRCAL), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC),  o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por dois mandatos consecutivos , foi controladora-geral do Estado de Alagoas e foi presidente da   Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).

Atualmente, é Vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da  Universidade de Fortaleza (Unifor) e presidente da Academia Brasileira de Contabilidade  ( Abracicon).

Suze dos Santos Oliveira
Q

Suze dos Santos Oliveira

Suze dos Santos Oliveira é Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES/UFPA); especialista em Gestão de Projetos pela USP e Engenheira de Produção pelo Cesupa. Atuou como coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ/CESUPA) por seis anos.  Atualmente é professora e coordenadora de projetos de inovação no Cesupa.