Educação Digital:
muito além do EAD

palestrantes do fnesp 2023

Confira os palestrantes que participaram do 25º Fnesp!

Palestrantes

Antônio Góis
Q

Antônio Góis

Antônio Góis é colunista de educação do Globo e é um dos fundadores da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). Autor dos livros O Ponto a que Chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente; Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo, e Líderes na Escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam.

Sanjay Sarma
Q

Sanjay Sarma

Sanjay Sarma is a Professor of Mechanical Engineering at MIT. He was the Vice President for Open Learning at the Institute. He oversaw OpenCourseWare, MITx, MicroMasters, the new MIT Integrated Learning Initiative and the Jameel World Education Lab at MIT. As a researcher, he co-founded the Auto-ID Center at MIT and developed many of the key technologies behind the EPC suite of RFID standards now used worldwide. He was also the the founder and CTO of OATSystems, which was acquired by Checkpoint Systems (NYSE: CKP) in 2008. Between 2010 and 2012, Sarma lead MIT’s team to establish the Singapore University of Technology and Design. He serves on the boards of Hochschild Mining (LON: HOC), GS1US, EPCglobal and several startup companies. Dr. Sarma received his Bachelors from the Indian Institute of Technology, his Masters from Carnegie Mellon University and his PhD from the University of California at Berkeley. Sarma worked at Schlumberger Oilfield Services in Aberdeen, UK, at Lawrence Berkeley Labs and and at OATSystems. His current research interests are Internet of Things, street scanning, sensing, RFID, autonomy, cybersecurity, logistics, manufacturing and education. He is the Author of 3 books including The Inversion Factor, Grasp, and Workforce Education.

Claudia Costin
Q

Claudia Costin

Claudia Costin é fundadora e diretora do CEIPE FGV – o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e, em 2019, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, tendo lecionado também na PUC-SP, no Insper e na Enap (Canadá). Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É cofundadora do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL – Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida – Institute for Lifelong Learning – da Unesco e o Conselho da Qatar Foundation.

Fernando Valenzuela Migoya
Q

Fernando Valenzuela Migoya

Fernando Valenzuela Migoya é Presidente Global Impact EdTech Alliance – México.

S.P. Kothari
Q

S.P. Kothari

S.P. Kothari is Gordon Y Billard Professor of Accounting and Finance at MIT’s Sloan School of Management, having previously served there as Deputy Dean. Most recently, he was Chief Economist and Director of the Division of Economic and Risk Analysis at the US Securities and Exchange Commission (SEC). Kothari has been global head of equity research for Barclays Global Investors and director of the Bombay Stock Exchange. He is currently on the boards of Velan Studio, EbixCash and Aveta Biomics. From 1997 to 2019 he edited the world-renowned Journal of Accounting and Economics. Kothari has received India’s Padma Shri civilian award, and he holds Honorary Doctorates from the London Business School, the University of Cyprus, and the University of Technology, Sydney, Australia. Additional details are available at http://web.mit.edu/kothari/www.

Marcelo Knobel
Q

Marcelo Knobel

Marcelo Knobel é proferssor da Unicamp. Ele foi o 12º reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi presidente do Insper. Ocupou outros cargos de liderança, entre eles: diretor executivo do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, pró-reitor de Graduação, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física e diretor executivo do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Já publicou mais de 300 artigos científicos, além de diversos artigos de opinião em jornais e revistas nacionais e internacionais. É editor-chefe do Journal of Magnetism and Magnetic Materials (Elsevier). Knobel é um Eisenhower Fellow (2007), Fellow of the John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009) e Lemann Fellow (2015). É membro do Conselho Deliberativo do Observatório Magna Charta. Ganhou o prêmio José Reis de Divulgação Científica (2019) e o prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia (2022). Knobel graduou-se (1989) e tornou-se doutor em Física (1992) pela Unicamp e fez estágios de pós-doutorado no Instituto Eletrotécnico Nacional Galileo Ferraris (Turim, Itália) e no Instituto de Magnetismo Aplicado (Madri, Espanha).

Cristina Muniz
Q

Cristina Demaria

Eu me formei em Estudos Dramáticos, Artísticos e Musicais na Universidade de Bolonha em 1992, e obtive um doutorado em Semiótica em 1996 na mesma Universidade. Desde minha tese de doutorado, meus interesses de pesquisa se concentram nos estudos culturais e de gênero em suas sobreposições com uma perspectiva semiótica sobre dinâmicas culturais, juntamente com suas formações, articulações e interpretações. Atualmente, meus interesses de pesquisa ainda estão centrados nas teorias feministas e nas representações de identidades de gênero na mídia. Há muitos anos que trabalho também a memória cultural, as memórias pós-conflito e os géneros de testemunho, e os espaços e lugares de comemoração.

 

Maurício Garcia
Q

Maurício Garcia

Maurício Garcia atua em diversos projetos de inovação e startups, com foco em estratégias digitais e gestão do desenvolvimento de aplicações, plataformas de análise de dados e de inteligência artificial, bem como em educação e formação de pessoas em tecnologia. É Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo e MBA pela Fundação Getúlio Vargas, com cursos de aprimoramento na Fundação Dom Cabral, na Stanford Univeristy e no Massachusetts Institute of Technology.

Atualmente é Conselheiro Acadêmico do Inteli, uma inovadora faculdade de tecnologia, com cursos 100% baseados em projetos, e sócio da IBBx, uma deep tech focada em IoT industrial e transmissão de energia sem fio. Pontualmente, atua como consultor e conselheiro em outros projetos de inovação educacional e tecnológica.

Iniciou sua carreira nos anos 80, realizando análises estatísticas em main frames Burroughs B6900 em pesquisas acadêmicas, como então docente da Universidade de São Paulo. Nos anos 90, com a chegada dos microcomputadores, decidiu empreender e criou uma das primeiras empresas de software para a gestão agropecuária e de clínicas veterinárias (TechnoVet). Nos anos 2000 dedicou-se à gestão acadêmica, ocupando vários cargos de coordenação, direção e vice-presidência, sempre com foco em tecnologia, tendo liderado o desenvolvimento de diversos sistemas educacionais, atividade que exerceu durante 20 anos. Nos últimos anos, tem se dedicado a inspirar, organizar e participar de projetos de educação, tecnologia e inovação no Brasil, Estados Unidos e México.

Mário Sérgio Cortella
Q

Mário Sérgio Cortella

Nasceu em 5 de março de 1954, em Londrina, no interior do Paraná. Quando tinha 13 anos, mudou-se com os pais, irmão e irmã para São Paulo, onde está até hoje, faz mais meio século. Nesta cidade casou-se, tem dois filhos e uma filha, e estes se desdobraram (por enquanto) em dois netos e duas netas. Formou-se em Filosofia, fez Mestrado e Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual começou a dar aulas em 1977 com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação (Currículo) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; nela se aposentou como professor-titular 35 anos depois. Professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e do GVpec da FGV-SP (entre 1997 e 2009), foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É comentarista e colunista em programas de rádio e televisão, além de ter presença constante nas mídias digitais e redes sociais (com mais de 12 milhões de seguidores); autor, até 2021, de 49 livros publicados no Brasil e exterior.

Álvaro Machado Dias
Q

Álvaro Machado Dias

O Prof. Dr. Álvaro Machado Dias é um dos neurocientistas e futuristas mais aclamados da atualidade. É professor associado e livre-docente da UNIFESP, pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da EPM-UNIFESP, membro do MIT Global Insights, fellow da Behavioral & Brain Sciences Cambridge. Colunista da Folha de São Paulo e da CBN. Sócio do Instituto Locomotiva, da WeMind Escritório de Inovação e de outras. É a pessoa mais respeitada para falar sobre IA e o futuro da tecnologia, no país. Possui vasta experiência na área de educação, tanto em relação à implantação de novas tecnologias, quanto em relação às estratégias de aprendizado e bem-estar emocional.

António Manuel de Almeida Dias
Q

António Manuel de Almeida Dias

Doutorado em Medicina, área das Ciências Fisiológicas e Farmacológicas, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1993); PAPCC em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1990); Licenciado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1985).

Presidente do Instituto Politécnico de Saúde do Norte; Professor Associado do Instituto Universitário de Ciências da Saúde; Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Saúde do Norte; Professor Convidado do Curso de Medicina do ISTM – Instituto Superior Técnico Militar de Luanda – Angola; Coordenador científico de 65 Pós-graduações na área da saúde, desde o ano 2000 até a atualidade, sendo a mais recente o Executive Master em Gestão e Administração em Saúde (20ª Edição); Coordenador da Comissão Instaladora do Curso de Medicina da Université Privée de Marrakech, aprovado em setembro de 2018.

Presidente da Direção da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP); Presidente da Assembleia Geral da RACS – Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia; Membro do grupo de trabalho para a adequação dos cursos de Ciências e Tecnologias da Saúde ao processo de Bolonha, em 2007; Membro da Comissão de Avaliação do Ensino Politécnico Privado do CNAVES, em 2006.

Presidente do Conselho de Administração da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Crl.; Presidente do Conselho de Administração da PEA – Projetos Educativos de Angola, S.A. (Benguela – Angola); Presidente do Conselho de Administração da CESPU Europa, S.A. (Barcelona – Espanha); Responsável da extensão CESPU do HUBc – Health Universitat Barcelona Campus, (Campus Internacional de Excelência da Universidade de Barcelona), (2012-2016).

Foi distinguido, em 2018, com o prémio Serpa Oliva, pela Associação Portuguesa de Podologia. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Lleonard Escachs, pelo Colégio Catalão de Podologia.

Paulo Nogas
Q

Paulo Nogas

Paulo Nogas é coordenador da CPA da PC-PR.

Anabella Laya
Q

Anabella Laya

Anabella Laya é CEO da Acreditta e especialista em microcertificações.

Fernanda Verdolin
Q

Fernanda Verdolin

Fernanda Verdolin – CEO e Founder da Edtech Workalove

Ulysses Tavares Teixeira
Q

Ulysses Tavares Teixeira

Ulysses Tavares Teixeira – Doutor em Política Internacional e Comparada (2016) pela Universidade de Brasília-UnB. Trabalha como Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, na Diretoria de Avaliação da Educação Superior.

Abertura do evento

Lúcia Teixeira
Q

Profa. Lúcia Teixeira

Profa. Lúcia Teixeira é doutora e mestre em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga, pesquisadora e escritora. Recebeu relevantes prêmios no Brasil e no exterior e indicações para o prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.

Diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém a Universidade Santa Cecília – Unisanta, é também diretora do Colégio Santa Cecília, em Santos, SP, entidades fundadas há 60 anos, nas quais trabalha há 46 anos junto com sua família de educadores.

É também diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Rádio e TV Educativas. Exerceu vários cargos nos últimos 28 anos na diretoria do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, e foi eleita presidente para o triênio 2021-2024 por meio de chapa única formada pelo consenso e união dos associados, sendo a primeira mulher a ocupar a presidência da entidade.

Eleita em 2020 entre as cinco brasileiras com atuação nacionalmente relevante, Medalha Mietta Santiago, pelas 77 integrantes da bancada feminina da Câmara dos Deputados, “devido ao exemplo que a educadora representa em sua luta em prol da Educação e da participação de todos os setores da sociedade”.

Autora de 11 livros premiados nas áreas de Educação, Literatura, Psicologia e Infantojuvenil, entre eles: Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso; A Claridade da Noite: Os Alunos do Ensino Superior; Fruto Proibido: Um olhar Sobre a Mulher; da trilogia Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo; Croquis de Pagu e Viva Pagu: Fotobiografia de Patrícia Galvão; da trilogia do Tempo, os infantojuvenis Caminho para Ver Estrelas; Tudo é Possível: Incrível Viagem no Tempo e O Segredo da Longa Vida (o primeiro infantil brasileiro traduzido para o japonês), adotados por escolas em todo o País. Autora também de vários capítulos de livros, entre eles: As Relações Interpessoais na Relação de Professor-Aluno; História de Mulheres, Mulheres na História (selecionada entre as 18 escritoras que contribuíram para a construção da história e cultura da sociedade brasileira – MEC, MinC, Ibram); Aspectos da Identidade do Jovem Morador da cidade de Santos.

Suas pesquisas sobre Ensino Superior embasaram o Plano Nacional de Educação.

Recebeu o Prêmio Jorge Amado, do 28º Festival Internacional de Cinema da Bahia, entre outros. Eleita por unanimidade, durante três mandatos consecutivos, presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, entidade público-privada que representa as nove cidades da Baixada Santista. Foi eleita diretora da Associação Comercial de Santos, sendo a primeira mulher eleita em 150 anos de existência da entidade.

Membro de bancas avaliadoras de Doutorado e de Mestrado em universidades brasileiras. Participa de diversas entidades culturais e científicas nacionais e estrangeiras.

Camilo Santana
Q

Camilo Santana

Camilo Santana é Ministro de Estado da Educação.

Luiz Roberto Liza Curi
Q

Luiz Roberto Liza Curi

Luiz Roberto Liza Curi é Presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE.

Helena Sampaio
Q

Helena Sampaio

Helena Sampaio é Secretária da SERES/MEC.

Coordenadores de sessão

Henrique Sartori
Q

Henrique Sartori

Henrique Sartori é Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Professor adjunto da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Ciência Política. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento. Foi Chanceler do Grupo grupo educacional Estácio de Sá. No Ministério da Educação foi Ministro da Educação Substituto; Secretário-Executivo; Secretário Nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior e Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação.

Marcelo Knobel
Q

Marcelo Knobel

Marcelo Knobel é presidente do Insper desde março de 2023. Ele foi o 12º reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde é professor titular de Física. Ocupou outros cargos de liderança, entre eles: diretor executivo do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, pró-reitor de Graduação, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física e diretor executivo do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Já publicou mais de 300 artigos científicos, além de diversos artigos de opinião em jornais e revistas nacionais e internacionais. É editor-chefe do Journal of Magnetism and Magnetic Materials (Elsevier). Knobel é um Eisenhower Fellow (2007), Fellow of the John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009) e Lemann Fellow (2015). É membro do Conselho Deliberativo do Observatório Magna Charta. Ganhou o prêmio José Reis de Divulgação Científica (2019) e o prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia (2022). Knobel graduou-se (1989) e tornou-se doutor em Física (1992) pela Unicamp e fez estágios de pós-doutorado no Instituto Eletrotécnico Nacional Galileo Ferraris (Turim, Itália) e no Instituto de Magnetismo Aplicado (Madri, Espanha).

Beatriz Eckert-Hoff
Q

Beatriz Eckert-Hoff

Beatriz Eckert-Hoff é Pós-doutora pela USP/São Paulo e pela Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, Alemanha. Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, com estágio na Escola Superior de Educação de Portugal, Mestre em Letras pela UFSM e Graduada em Letras pela Unochapecó. Além de Reitora, é professora colaboradora no programa de doutorado em Linguística da UNIFRAN.

Atua na gestão educacional desde o início de sua carreira, foi diretora de escola pública em SC, professora e coordenadora de curso de graduação, pró-reitora de graduação e de pós-graduação, diretora acadêmica e, há mais de 20 anos, atua como Reitora. Tem forte inserção em órgãos diversos, como: Presidente do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras); conselheira titular do FNE (Fórum Nacional de Educação); Suplente da Diretoria do SINDEPES (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal); Membro do Conselho Curador da FUNADESP (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular); Membro titular do FORGES (Fórum Mundial de Estudos sobre Gestão no Ensino Superior); Conselheira titular do Conselho Superior da FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do DF); Membro do Comitê Consultivo FAPDF/CNPq Programa de Apoio a Núcleos Emergentes – PRONEM. Além disso integrou o colegiado da Comissão Assessora da CAPES e foi Conselheira titular do FNE (Fórum Nacional de Educação). No âmbito da pesquisa, integra o Grupo de Pesquisa Interinstitucional CNPq/Unicamp “Da Torre de Marfim à Torre de Babel” e atua como Assessora de pareceres da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de SP).

Como pesquisadora atua, principalmente, nos seguintes temas: gestão na educação superior, formação de professores, análise do discurso, identidade, memória, ensino. Nas áreas de atuação, possui diversos artigos publicados, livros e capítulos de livros. Anualmente, ministra o curso de Análise do Discurso na Universidade de Coimbra, Portugal. Pela sua atuação à frente da reitoria do UDF e pelos serviços prestados em prol da Educação recebeu as seguintes honrarias: a medalha no grau de “Comendadora”, pela Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho – TST, no dia 11 de agosto de 2017; e a condecoração no grau de “Alta Distinção”, da Ordem do Mérito Judiciário, no dia 01 de abril de 2022.

Marisabel Ribeiro
Q

Marisabel Ribeiro

Marisabel Ribeiro, 30 anos de atuação na área de Gestão de Pessoas, exercendo cargos executivos de alta complexidade e forte experiência em consultoria de desenvolvimento humano nas organizações.

Diretora responsável pela área de Talent Strategy na Mercer. Em suas experiências anteriores fundou a consultoria Apta11, atuou como diretora de desenvolvimento de talentos junto a Korn Ferry Hay Group, Mercer, e Right Manager. Exerceu também atividades relativas a RH junto a instituições financeiras e órgãos governamentais.

Em sua experiência atua em diversos segmentos de mercado como: Finanças, Seguradoras, Industrial, Varejo-Consumo, Agribusiness, Logística e Transportes, Construção, Tecnologia, Farmacêutico, Escritórios de Advocacia, entre outros.

Suas áreas de atuação são: Mudança Organizacional, Desenhos de Modelos de RH, Gestão de Desempenho e Competências, Modelos de Potencialização de performance e maturidade de e Mapeamento de potenciais, Estruturação de Plataforma de sucessão, Coaching/Mentoria, Arquitetura de Desenvolvimento de Liderança, Pesquisas de Clima e Cultura e Assessment.

Clientes, Vendas e Implantação de Projetos, sempre com foco em serviços para RH.

José Carlos de Souza Junior
Q

José Carlos de Souza Junior

José Carlos de Souza Junior é o inter-relacionamento e colaboração das diversas áreas de conhecimento (Tripé da Inovação). Entende que a Transformação Digital, especialmente na educação, tem por base o atendimento às demandas analógicas do ser humano (cerne do processo educacional) e da sociedade. O atual ferramental digital permite uma formação “analógica” como opção à dicotomia Especialista / Generalista. Defende o desenvolvimento da visão Nexialista (competência para se estabelecer conexões de valor) como diferencial do profissional, cidadão e indivíduo. Atuou como professor universitário no Centro Universitário da Fundação Inaciana de Ensino – FEI e na Universidade São Judas Tadeu, instituições das quais está licenciado no momento. Teve intensa atuação na Divisão de Eletrônica e Telecomunicações do Centro de Pesquisas do IMT entre 1993 e 1998, exercendo a chefia desta divisão entre 1996 e 1998. Até o presente permanece desenvolvendo eventuais trabalhos técnicos para o Centro de Pesquisas do IMT. Coordenou os Cursos de Engenharia Eletrônica e Elétrica do CEUN-IMT entre 2009 e 2012. Iniciou a implantação do conceito de Smart Campus no Instituto Mauá de Tecnologia. Fundou a Mosaico Engenharia Eletrônica Ltda., na qual atuou até 2009.

Eliana Martorano Amaral
Q

Eliana Martorano Amaral

Eliana Martorano Amaral é Professora-Titular de Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua. Concluiu o mestrado (1992) e doutorado em Tocoginecologia (1996) e também fez sua Livre-Docência (2006) na Unicamp. Tem pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, em 2001-2, em Pesquisa Aplicada à Saúde Sexual e Reprodutiva, com o tema da morbidade materna grave (near miss) e especialização na Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia, em 2003-4. Coordena o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino na Saúde (Napes) na FCM/Unicamp desde maio/2021. É presidente do Infection During Pregnancy Committee, da FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia). Facilitadora internacional do programa Faimer-Philadelphia e membro Internacional do National Board of Medical Examiners, nos EUA desde 2018. Docente-convidada do programa de Mestrado em Avaliação Aplicada à Formação das Profissões de Saúde, Universidade do Minho/Portugal. É consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2002, membro do Comitê Assessor em DST do Ministério da Saúde, da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Também é membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, com mandato até agosto/2023. Foi Pró-Reitora de Graduação da Unicamp de 25/abril/2017 a 26/abril/2021. De 2007 a 2017, foi co-diretora do Programa de Desenvolvimento ente Faimer Brasil, com apoio da Organização Panamericana da Saúde e da FAIMER- Philadelphia. Coordenou a Comissão de Avaliação Profissional de 2008 a 2012, da Febrasgo e participou da Comissão de Normatização de Títulos de Especialista da Associação Médica Brasileira (AMB). Foi presidente da Comissão de Corpo Docente da FCM-Unicamp, membro da Comissão Interna de Desenvolvimento Docente da Unicamp de julho/2013 a abril/2017 e chefe do Departamento de Tocoginecologia da Unicamp de dezembro/2015 a abril/2017. Foi diretora da Divisão de Obstetrícia do CAISM-UNICAMP de 05/2003 a janeiro/2011 e assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP de março/2011 e abril/2013. Atua na área de Medicina, com ênfase em infecções congênitas, saúde sexual e reprodutiva incluindo IST-HIV/aids, assistência à gestação e parto, gestão de serviços e qualidade de atenção, educação superior e educação para médicos e demais profissionais da saúde. É revisora para periódicos e palestrante convidada para eventos nacionais e internacionais nas diversas áreas temáticas de atuação científica.

Vinicius do Rego Dias
Q

Vinicius do Rego Dias

Vinicius do Rego Dias é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia. Pós graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Controle e Automação pela Faculdade Senai Cimatec. Mestrando em Administração pela Fundação Getulio Vargas. Ex-Professor da Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica do Salvador. Sócio da empresa ALGETEC – Soluções Tecnológicas em Educação.

João Otávio Bastos
Q

João Otávio Bastos

João Otávio Bastos é Conselheiro do Segmento Educacional e Investidor de Startups. Atualmente atua como Executivo de Redes e Parcerias na UNIFEOB – Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos, onde ocupou o cargo de reitor até 2020. Além disso, João Otávio  é Diretor de Relações Institucionais do SEMESP, foi Membro do Conselho da ANACEU e também Presidente da ABRUC até 2019. Depois disso, João foi membro do CEE até 2020.

Uma de suas conquistas notáveis ​​​​é liderar a transformação da UNIFEOB de uma instituição de pequeno porte em um grande player, ampliando a oferta para incluir o ensino técnico e a distância, diversificando o portfólio de cursos e serviços e estabelecendo o reconhecimento nacional do programa de Medicina Veterinária. A UNIFEOB também ganhou reputação como uma instituição de destaque na região. João tem se engajado ativamente na definição de políticas públicas que influenciam a inclusão e o futuro da educação em seu país, o Brasil.

Diretamente envolvido no “Programa Redes de Cooperação” da SEMESP, possui doutorado pela UNICAMP, mestrado pela USP e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

A título pessoal, ele é casado e feliz com Luciana e orgulhoso pai de Gabi, Carol e Manu.

Debatedores

Irineu Gianesi
Q

Irineu Gianesi

Irineu Gianesi é hoje Superintendente Geral (Presidente) do Instituto Mauá de Tecnologia. Por quase 25 anos esteve no Insper, tendo como última posição a de diretor de assuntos acadêmicos. Foi diretor de pós-graduação e educação executiva e liderou a equipe que desenhou e lançou os programas de engenharia do Insper, além de responsável pelo desenvolvimento e gestão do corpo docente e do centro de ensino e aprendizagem. Professor de Gestão de Operações, Prof. Gianesi possui doutorado em administração pela Cranfield University School of Management, Reino Unido, mestrado e graduação pela Escola Politécnica da USP

José Roberto Covac
Q

José Roberto Covac

José Roberto Covac é advogado Sócio da Covac Sociedade de Advogados, Sócio da Covac Educação e Soluções, Sócio da Expertise Consultoria, Especialista em Direito Educacional, é coordenador e professor do Curso de Direito Educacional no Centro de Extensão Universitária(CEU); Consultor jurídico do SEMESP, ABMES e da ABRAFI. É também Sócio Fundador e Diretor Administrativo e Financeiro da Universidade Solidária (UNISOL); Presidente da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE); Professor de Direito Educacional do MBA da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) Autor dos livros: Direito Educacional em Debate, pela Editora Holpe/2004; Prestação de Serviços Educacionais: Comentários, Legislação e Jurisprudência, pelo SEMESP/2002, e do Manual do Convenção Coletiva de Trabalho de Professor e Auxiliares de Administração Escolar, pelo SEMESP, Direito Educacional Aspectos Práticos e Jurídicos – Editora Quartier/2008 além de vários artigos em revistas especializadas do setor Educacional.

 

Vidal Martins
Q

Vidal Martins

Vidal Martins é doutor em informática pela Universidade de Nantes, França, mestre em informática pela PUCPR e graduado em processamento de dados pela UFPR. É professor titular da PUCPR vinculado ao curso de Bacharelado em Ciência da Computação e exerce a função de vice-reitor da universidade desde 2017, onde também atuou como pró-reitor de graduação, decano da Escola Politécnica, diretor de educação continuada, editor-chefe da Editora Universitária Champagnat e coordenador de cursos de graduação. Atualmente, coordena o GT de Ecossistemas de Empreendedorismo da MetaRed X, uma iniciativa da Universia em parceria com a ABMES.

Fabio Cespi
Q

Fabio Cespi

Fabio Cespi é Diretor da Divisão de Educação da Lyceum – Techne. Engenheiro pela Escola Politécnica da USP com MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FIA Fundação Instituto de Administração e inúmeras participações em curso, eventos e atividades no Brasil e no exterior. Na área educacional, apoia o desenvolvimento de instituições de ensino através de soluções tecnológicas inovadoras, combinadas com o profundo conhecimento da legislação e dos processos de gestão adquiridos ao longo dos anos.

Edigar Diniz Junior
Q

Edigar Diniz Junior

Edigar Diniz Junior é formado em Ciências da Computação, mestre em Engenharia de Software e pós-graduado em Docência Universitária. Fundador e CEO da empresa Otimize-TI criadora do ERP Educacional SEI. Atuou como professor Universitario por mais de 12 anos.

 

Adriano Pistore
Q

Adriano Pistore

Adriano Pistore é conselheiro Consultivo da Principia Tecnologia. Atua há mais de 15 anos no Setor de Ensino Superior, tendo ocupado as posições de Vice-Presidente de Ensino da YDUQS e anteriormente CEO do Grupo FSG.

Mestre de cerimônias

Marcio Ballas
Q

Marcio Ballas

Marcio Ballas é pioneiro e a maior referência de Improviso no Brasil. Viveu em Paris onde estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Apresentou-se com os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses na África e em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo. Foi campeão mundial de improviso no Festival Internacional de Bogotá. No Brasil, foi palhaço em hospital nos “Doutores da Alegria” e apresentador do “É Tudo Improviso” na Band, “Cante se Puder” e “Esse Artista Sou Eu”, no SBT. Diretor artístico da Casa do Humor e está em cartaz com a “Noite de Improviso”, no Comedians Club. É feio, mas gente boa.