blog do fnesp

Acompanhe todas as novidades

Alex Moga, fundador e CEO da Metaverse University, durante apresentação no FNESP

Não se fala em outra coisa, o metaverso. Mas como essa ideia que parece saída de um filme de ficção científica pode realmente ser utilizada pela educação superior? Não seria tudo isso um modismo, ou realmente esse ambiente virtual que afeta nossa realidade veio mesmo para ficar? Alex Moga, fundador e CEO da Metaverse University, a primeira universidade do metaverso, respondeu a algumas dessas perguntas em uma palestra que encerrou o FNESP, nesta sexta (30).

Moga começou sua fala lembrando que o conceito do metaverso não é novo e já foi criado há bastante tempo, mas só agora tem virado um fenômeno. Segundo ele, falar sobre o metaverso ainda é arriscado hoje, mas é verdade sim que estamos começando a caminhar para essa tendência de criação de um mundo paralelo virtual, com múltiplas possibilidades de experimentações e desafios.

“As chaves de sucesso para o metaverso já estão existem, como a questão de uma excelente conectividade, imprescindível para que esse universo paralelo alcance todos os cantos do mundo”, disse ele. “Outro elemento fundamental do metaverso é a experiência do usuário, que vai criar a integração entre esse mundo digital e o mundo real. O metaverso depende de tecnologia e afeta o consumidor e todas os setores da economia, transformando o mundo natural que conhecemos hoje. O potencial de crescimento é enorme”, avaliou.

De acordo com Alex Moga, existe uma necessidade de capacitação de mão-de-obra, e as IES podem aproveitar essa oportunidade de negócio. “A tecnologia aumenta em 2/3 a velocidade de aprendizagem, além de proporcionar uma maior participação dos alunos, aumentando a conexão destes. A educação virtual é mais econômica a médio e longo prazo do que a presencial”, decretou. “Isso tudo pode parecer futurista, mas as instituições de ensino devem começar a adotar esse conceito”.

Em seguida, Alex explicou como funciona a Metaverse University, que, seguindo a lógica do metaverso, possui dois elementos fundamentais: a criação de conteúdo e o compartilhamento desse conteúdo. “Estamos vivendo um ponto crítico da história da educação, e o que a Metaverse University oferece é um modelo de formação único e inovador que possibilita itinerários formativos personalizados. O aluno escolhe os tempos e o destino desses itinerários”, explicou. “Ele pode pular de itinerário em itinerário segundo seus interesses e objetivos e se empoderar por meio de micro credenciais. Nossa missão é não deixar ninguém para trás”, concluiu.


Veja também:

Acompanhe nossas redes sociais:

| | | |


Posts relacionados