3º fnesp
Os Desafios da Expansão do Ensino Superior
A tecnologia informacional está modificando as relações pessoais, encurtando distâncias e rompendo os espaços.
Como acompanhar a expansão do ensino superior?
Na busca dessa resposta, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP realiza, com o apoio das entidades nacionais representativas do ensino superior, o III Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro visando proporcionar aos mantenedores, reitores e diretores uma prospecção das tendências, oportunidades e dificuldades encontradas hoje pelas IES.
Depois de refletir sobre a globalização no I Fórum e de construir uma estratégia para a sociedade em transformação no II, o III Fórum analisa “Os Desafios da Expansão do Ensino Superior”. O estudo será feito por especialistas, cujas palestras indicarão a melhor forma de trabalhar a expansão exigida pelo Plano Nacional de Educação – PNE.
1º dia – 25/10/2001
Abertura
As Necessidades Sociais e das Empresas
Políticas governamentais para o ensino superior, objetivos do PNE e o papel das IES privadas
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Paulo Renato SouzaMinistro da Educação |
As necessidades da empresa para a competitividade:
O papel das instituições privadas na formação da mão-de-obra qualificada e na pesquisa
Questões:
- A visão do empresariado sobre a necessidade de formação de mão de obra qualificada;
- A necessidade de Ciência & Tecnologia para a competitividade;
- A visão do empresariado sobre o crescimento do ensino superior;
- Perfil e áreas estratégicas de formação de recursos humanos para as empresas.
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ExpositorCarlos Roberto LiboniEngenheiro, 1º vice-presidente da FIESP e sócio-diretor da empresa SMAR Equipamentos Industriais Ltda. |
🥂 Coquetel de Confraternização
2º dia – 26/10/2001
Os Desafios Governamentais e das Mantenedoras
Uma estratégia governamental para o crescimento do ensino superior:
Como atender à demanda e aos parâmetros internacionais com controle de qualidade e financiamento restrito
Questões:
- Como atender o crescimento da demanda com qualidade?
- Como financiar a expansão? O custo da LDB.
- Qual a necessidade de profissionais de nível superior?
- Como atingir os melhores indicadores internacionais para a educação superior?
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ExpositorCristovam BuarqueDoutor em Economia pela Sorbonne, foi governador do Distrito Federal, reitor da Universidade de Brasília, educador e autor do projeto Bolsa-Escola Cidadã. |
Discussão Plenária
☕ Coffee-break
A IES privada como um empreendimento:
O que deve se levar em consideração para planejar a expansão de uma empresa
Questões:
- Qual o cenário para a economia brasileira no futuro próximo:
- Como devem as empresas de serviço, em especial as de educação, atuar nesse cenário?
- Adianta planejar no Brasil? Qual é o papel do planejamento para uma empresa educacional?
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ExpositorLuiz Carlos Mendonça de BarrosEngenheiro, doutor em Economia, foi diretor do Banco Central do Brasil, presidente do BNDES e ministro das Comunicações. É articulista do jornal Folha de São Paulo. |
Discussão Plenária
🍴 Almoço
As Oportunidades e a Concorrência
Palestra
A globalização e a inovação dos cursos, novas instituições, novas formas de organização e de ensino, tecnologia e economia de escala, a chegada dos estrangeiros e a exportação do ensino superior brasileiro.
Questões:
- Reflexos da globalização na oferta de novos cursos, na criação de novas instituições e em associações entre elas;
- Reflexos das novas tecnologias no ensino, a economia de escala e as redes de ensino, o futuro do grande e do pequeno;
- É de se temer a chegada de empresas estrangeiras no ensino superior?
- Podemos exportar as nossas?
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ExpositorCláudio de Moura CastroEconomista pela UFMG mestre pela Universidade de Yale, doutor pela Universidade da Califórnia, foi diretor geral da CAPES e chefe de programas sociais do BID. É presidente do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras. |
Discussão Plenária
O Atendimento às IES e ao Aluno
Os entraves do crescimento do setor privado de ensino superior:
As autorizações, as exigências legais da LBD e das comissões, restrições de sede, controle dos órgãos de classe, falta de financiamento das IES e dos alunos, o futuro das grandes e das pequenas IES.
Questões:
- Como atingir as metas previstas no Plano Nacional de Educação?
- Como deve ser o controle da expansão do sistema de ensino superior?
- O mercado deve ser o principal mecanismo de controle?
- Qual deve ser o papel do MEC/SESu, CNE e órgãos de classe na avaliação e autorização de funcionamento do ensino superior e no exercício profissional?
- Quais as diferenças básicas e como garantir a sobrevivência das grandes e das pequenas IES?
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ExpositorFrancisco César de Sá BarretoDoutor em Física (Pittsburg – EUA), reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e membro da Câmara de Educação Superior do CNE. |
☕ Coffee-break
Os controles do crescimento do setor privado de ensino superior:
Como expandir com qualidade e garantir o direito do consumidor, das instituições e da sociedade.
Questões:
- A responsabilidade das empresas no mundo atual
- Novas experiências no ensino e sua repercussão na formação profissional
- Como proteger o consumidor do ensino (alunos) e dos serviços dos profissionais de níveis superior (cidadão comum) da má formação acadêmica?
- Como garantir a informação fiel ao usuário dos serviços de educação?
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ExpositorGilberto DimensteinJornalista, colunista e membro do Conselho Editorial do jornal Folha de São Paulo |
Como atender as necessidades das IES e garantir o direito do aluno
Questões:
- Síntese das questões ligadas ao atendimento aos alunos e às IES
- Crescimento, qualidade e custo da educação tendo em vista a LDB, o PNE e o poder aquisitivo da população
- O papel do corpo docente na qualidade do ensino, a avaliação, o credenciamento e o recredenciamento e seus reflexos nos direitos dos alunos e das IES
- Quais as qualidades e distorções dos atuais mecanismos e autorização, credenciamento e recredenciamento
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ExpositoraEunice DurhamAntropóloga, foi membro do Conselho Nacional de Educação – CNE e secretária da Secretaria de Ensino Superior – SESu. |
Discussão Plenária
3º dia – 27/10/2001
O Empresário-mantenedor do Presente e do Futuro
O empresário brasileiro e suas características:
Como projetar o futuro das organizações educacionais
Questões:
- As características do empresário brasileiro e de suas empresas.
- Como projetar nesta realidade o futuro das organizações educacionais no Brasil?
- Como o empresário da educação pode se comparar aos demais?
- Quais as tendências de crescimento, fusão, abertura de capital e expansão do negócio no Brasil.
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ExpositorStephen KanitzConsultor de empresas e conferencista, mestre em administração de empresas pela Harvard University, foi professor titular da faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. |
A geração do futuro:
Como profissionalizar a gestão e preparar a sucessão
Questões:
- A empresa educacional como empresa familiar, qualidades e defeitos.
- A sucessão na empresa familiar: como preparar a sucessão, alternativas possíveis.
- Como encarar a profissionalização para o futuro de empresas familiares.
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ExpositorRenato BernhoeftFundador e presidente das Organizações Bernhoeft, palestrante e conferencista. Autor de diversos livros e vídeo. |
☕ Coffee-break
Discussão plenária
Conclusões e Encerramento
Painel
Discussão de estratégias comuns para a ação conjunta das associações representativas do setor privado de ensino superior
Entidades:
- Anup – Associação Nacional das Universidades Particulares
- Abmes – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
- Abesc – Associação Brasileira de Escolas Superiores Católicas
- Abruc – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias
- Anaceu – Associação Nacional dos Centros Universitários
- Anafi – Associação Nacional das Faculdades e Institutos Superiores
- Anamec – Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas do Brasil
- Crub – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
- Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo