A educação superior é uma das bases da democracia.

É ela também que sustenta a Ciência, promove inclusão social e possibilita o aumento de renda, o desenvolvimento social, econômico e tecnológico.

Para que o ensino superior desempenhe todos esses papéis, as instituições de ensino precisam ter uma missão clara, compreendendo o perfil e as principais demandas de seus estudantes.
Se tudo isso já era uma realidade antes, com a pandemia e o ensino remoto emergencial, a ideia da experiência do aluno como pilar do sucesso de uma IES ficou ainda mais evidente e necessária.
Então é preciso falar sobre o estudante, SIM!
Uma boa gestão não é o suficiente para garantir a prosperidade institucional. Uma IES necessita não apenas de capacidade para proporcionar aprendizado aos seus estudantes. É preciso ir além e oferecer experiências memoráveis por meio de um modelo acadêmico que engaje, motive e instigue os estudantes a não só permanecerem na instituição, mas a se tornarem porta-voz da mesma.

A partir dessa premissa, o 24º FNESP coloca o estudante em primeiro lugar e no centro das discussões que tomarão o palco totalmente presencial do evento no final de setembro. Nosso objetivo é instigar os gestores e os especialistas do setor a repensarem estratégias institucionais e redesenharem modelos acadêmicos em prol de experiências memoráveis para os estudantes das IES.

Durante os dois dias do evento, temas como tecnologias educacionais, transformação digital, aprendizado personalizado, modelos acadêmicos, retenção dos estudantes, engajamento, comunicação e marketing e muito mais serão discutidos e debatidos a partir da perspectiva da experiência do aluno.
Assim como o mundo tem se transformado, o perfil de nossos estudantes também está em constante mudança. Então está mais do que na hora dos gestores das IES conhecerem a fundo quem são seus estudantes. Só assim será possível torna-los prioridade para encantá-los, desenvolvendo no caminho a qualidade de nossas instituições de ensino superior.

1º dia – 29/09/2022

9h

Abertura do Evento

Lúcia Teixeira

Presidente do Semesp e da Universidade Santa Cecília – Unisanta

Victor Godoy

Ministro de Estado da Educação –  MEC

José Barreto Junior

Secretário-Executivo do Ministério da Educação – MEC

Diana Azin

Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação – SERES

Wagner Vilas Boas

Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC

Marcelo Ponte

Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento – FNDE

Maria Helena Guimarães

Presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE

Luiz Roberto Liza Curi

Membro do Conselho Nacional de Educação – CNE e Membro do Conselho Superior da Capes

9h50

Educação para transformar gerações!

Não há dúvidas de que a pandemia impactou de modo negativo os estudantes, gerando esgotamento em virtude das aulas remotas e falta de engajamento no retorno às aulas presenciais. O que as IES precisam fazer para repensar a educação a partir do ponto de vista dos estudantes?  Os alunos deveriam ser o foco não apenas dos professores e gestores das IES, mas dos responsáveis pela elaboração de políticas públicas e líderes educacionais.  Como uma maior integração entre o mundo digital e a educação pode colaborar para essa mudança de foco?

Luiz Felipe Pondé

Filósofo

10h30

☕ Coffee-break

Oferecimento:

https://www.fundacred.org.br/site/

11h

Students First: Um novo caminho para desbloquear talentos e tornar o ensino superior valorizado por todos

O autor do livro “Students First: Equity, Access, and Opportunity in Higher Education”, que inspirou o tema do 24º FNESP, detalha seu pensamento sobre um ambiente de aprendizagem que valoriza o estudante e o coloca no centro de todos os processos da instituição. Marketing, processos administrativo e operacional, modelos acadêmicos e outras áreas da IES são pensados a partir do estudante, o principal pilar do ensino superior.

Paul LeBlanc

Presidente da Southern New Hampshire University

MODERADORA

Adriana Karan

Presidente do Grupo Educacional Opet de Curitiba e Reitora do Centro Universitário Opet

12h

Como a Câmara de Educação Superior pode colaborar para o engajamento dos estudantes?

Alysson Massote Carvalho

Presidente da Câmera de Educação Superior

12h05

Uma experiência universitária memorável não acontece por acaso

Uma das mais renomadas IES da América Latina, a Tec. de Monterrey construiu um modelo acadêmico que é referência mundial, tendo ajudado a instituição a aumentar a captação de alunos. Um dos pilares da transformação digital da IES é a ideia de experiência memorável do estudante. Mas o que é isso? E como esse processo de mudança foi conduzido na IES e pode ser funcionar em outras instituições?

Ignacio de La Vega

Pró-Reitor para Assuntos Acadêmicos, Corpo Docente e Internacionalização

MODERADOR

Luiz Argenta

Pró-Reitor de Desenvolvimento no Centro Universitário de Lavras

DEBATEDOR

José Lazalde

Gerente de Operaciones Territorium Latam

13h

Homenagem do Semesp a Valdir Lanza

Sílvia Teixeira Penteado

Reitora da Universidade Santa Cecília- Unisanta

13h10

🍴 Almoço

Oferecimento:

https://www.fundacred.org.br/site/

14h30

Apresentação do Projeto de Autoavaliação do Semesp

Fábio Reis

Diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp

Paulo Sergio Macuchen Nogas

Presidente da CPA, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Soanne Chyara Soares Lira

Presidente da CPA, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa)

José Roberto Covac

Diretor Jurídico do Semesp

14h40

Lançamento do livro

Educação Superior Além da Crise: Por que as IES não vão desaparecer

Baseados nas palestras apresentadas no 23º FNESP, os artigos que compõem esse livro refletem sobre novas alternativas e oportunidades para superar as turbulências de uma conjuntura bastante difícil neste longo período de pandemia. As reflexões dos autores possibilitam a identificação de caminhos para a educação superior brasileira, mostrando que as IES responderam satisfatoriamente ao desafio, e provaram que não vão desaparecer.

14h45

Uma trajetória inesquecível conecta o aluno à sua IES

Cases de IES que, preocupadas com a experiência de seus estudantes, criaram ações e estratégias diversas para estabelecer vínculos mais fortes entre alunos e instituições, apostando em uma trajetória impactante e inesquecível. O resultado são estudantes mais presentes, engajados, conectados e satisfeitos com as instituições de ensino.

Maria Clara Bugarim

Vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da  Universidade de Fortaleza (Unifor) e presidente da Academia Brasileira de Contabilidade  (Abracicon)

Fernanda Storck Pinheiro

Vice-Reitora e Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates

Richard K. Miller

Presidente da Olin College of Engineering

MODERADORA

Bia Balena

Reitora da Universidade Veiga de Almeida

16h45

☕ Coffee break

Oferecimento:

https://www.fundacred.org.br/site/

17h20

Nós fomos ouvi-los: o que os estudantes pensam de sua vivência universitária?

Três estudantes de diferentes estágios da graduação falam sobre suas vivências universitárias, contando experiências positivas e negativas desse importante momento de vida. Ainda nessa sessão, o professor de História e podcaster Vitor Soares fala também sobre as várias possibilidades de criação de conteúdo educacional.

Vítor Soares

Professor de História, podcaster e criador de conteúdo histórico na internet

Mônica de Sousa Silva

ESTUDANTE CESUPA – Centro Universitário do Pará

Talles Santos Faria Silva

ESTUDANTE UniEVANGÉLICA

Lais Dametto

ESTUDANTE Univates

MODERADORA

Flavia Stawski

Professora na ESPM

DEBATEDORA

Laís Carvalho

Product Owner – Fundacred

18h30

🥂 Coquetel

2º dia – 30/09/2022

9h

Aplicando UX (user experience) na educação

Conjunto de estratégias e ferramentas relacionadas à experiência dos usuários, o conceito de User Experience está muito relacionado ao setor do Marketing, mas pode ser adaptado pelas instituições de ensino superior para monitor a jornada dos estudantes, melhorando a comunicação entre IES e aluno. Como isso pode ser feito?

Justo Hidalgo

Gerente de Produto Digital com foco em Dados e Psicologia Comportamental na Universia

Claudia Vale

Consultora em Customer Experience, Cultura Centrada no Cliente e Employee Experience, na Flwow.

MODERADORA

Beatriz Arbex

Membro dos conselhos da Faculdade Mélies, Full Fit e Acqua Aroma e advisor das start ups CredPopular e CatWalk

DEBATEDOR

Fabio Cespi

Diretor do Lyceum

10h30

Novas Perspectivas da Regulação da Educação Superior no Brasil

Diana Azin

Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação – SERES

11h

☕ Coffee-break

Oferecimento:

https://www.fundacred.org.br/site/

11h30

Como a Câmara de Educação Básica pode colaborar para o engajamento dos estudantes?

Amábile Aparecida Pacios

Presidente da Câmara de Educação Básica

11h35

Tem IES fazendo diferente. Vamos conhecer cases de sucesso?

Mais cases de sucesso de IES que centraram o foco no estudante, melhorando o engajamento destes. O que podemos aprender com essas diferentes experiências?

José António Moreira

Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta

Suze dos Santos Oliveira

Professora e coordenadora de projetos de inovação no Cesupa

Diane Teo de Moraes

Gerente de Inovação na PUC-Campinas

MODERADOR

Temisson José

Vice-Presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes

MODERADOR

Beto Dantas

Chief Operating Officer Pravaler

13h30

🍴 Almoço

Oferecimento:

https://www.fundacred.org.br/site/

14h30

Em nosso universo, no multiverso ou no metaverso, é sobre o estudante SIM!

Não se fala em outra coisa, o metaverso. Mas como essa ideia que parece saída de um filme de ficção científica pode realmente ser utilizada pela educação superior? Não seria tudo isso um modismo, ou realmente esse ambiente virtual que afeta nossa realidade veio mesmo para ficar? Com a palavra, especialistas que estão apostando, de modos diversos, na quebra dos modelos tradicionais de aprendizagem e ensino.

Alex Moga

Fundador e CEO da Metaverse University

MODERADOR

John Paul Hempel Lima

Diretor de Digital Learning (EAD) FIAP

15h30

Apresentação dos Pitchs do Hacklab 2022 - Vivência do estudante no campus

Pelo quinto ano consecutivo, o Fnesp reúne universitários de instituições privadas e públicas em um uma maratona empreendedora cujo objetivo é estimular os estudantes a criar projetos que desenvolvam soluções inovadoras para o ensino superior brasileiro.

palestrantes do 24º fnesp

Paul J. LeBlanc
Q

Paul J. LeBlanc

Dr. Paul J. LeBlanc é presidente da Southern New Hampshire University (SNHU) e autor de Students First: Equity, Access, and Opportunity in Higher Education. Desde 2003, sob a liderança de Paul, a SNHU cresceu de 10.000 para mais de 165.000 alunos e é o maior provedor sem fins lucrativos de ensino superior online do país.

A universidade ficou em 12º lugar na lista das “50 empresas mais inovadoras do mundo” da revista Fast Company, sendo a única universidade incluída. A revista Forbes listou Paul como um dos 15 “revolucionários da sala de aula” e uma das “pessoas mais influentes no ensino superior”. A Washington Monthly o nomeou um dos dez presidentes de universidades mais inovadoras da América. Em 2018, Paul ganhou o prestigioso TIAA – Institute Hesburgh Award for Leadership Excellence in Higher Education, juntando-se a alguns dos mais respeitados presidentes de universidades e faculdades do ensino superior americano.

Paul atuou como Consultor Sênior de Políticas do Subsecretário Ted Mitchell no Departamento de Educação dos EUA, trabalhando em educação baseada em competências, novos caminhos de credenciamento e inovação. Ele atua no Conselho de Educação Superior e Força de Trabalho das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina (e atuou em seu Comitê de Qualidade no Ensino de Graduação). Ele também atua no Conselho do ACE e preside o Conselho de Presidentes do AGB.

Paul imigrou para os Estados Unidos quando criança. Foi a primeira pessoa de sua família a concluir a faculdade, tendo se graduado pela Framingham State University (BA), pelo Boston College (MA) e pela University of Massachusetts (PhD). De 1993 a 1996 dirigiu uma startup de tecnologia para a Houghton Mifflin Publishing Company, foi presidente do Marlboro College (VT) de 1996 a 2003 e tornou-se presidente da SNHU em 2003. Sua esposa Patricia é advogada e eles têm duas filhas, Emma e Ana.

Luiz Felipe Pondé
Q

Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé, Filósofo, escritor e ensaísta brasileiro. Mestre em Filosofia pela Universidade de Paris e pela FFLCH da USP, doutor pela FFLCH da USP e pós-doutor pela Universidade da Tel Aviv. Autor de aproximadamente 20 livros em circulação, colunista da Folha de São Paulo e apresentador de televisão na Fundação Padre Anchieta.

Ignacio De La Vega
Q

Ignacio De La Vega

Ignacio de La Vega é pró-reitor para assuntos acadêmicos, corpo docente e internacionalização no Tecnológico de Monterrey, a principal universidade privada da América Latina. De La Vega também lidera o grande Centro de Empreendedorismo (IEEGL) do TEC.

António Moreira
Q

António Moreira

José António Moreira é doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Concluiu um programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais na Universidade de Coimbra e um Curso de Mestrado em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Possui um Curso de Realização Cinematográfica pelo Centro de Estudos Cinematográficos de Coimbra.

É Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância e Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta, Portugal.

É Investigador no Centro de Estudos Globais (CEG) da Universidade Aberta, onde assume a coordenação o Laboratório Multimédia de Estudos do Local e Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra.

É responsável pelo Curso de Docência Digital em Rede para Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior da Universidade Aberta. Colaborador da Direção Geral (DGE) do Ministério da Educação de Portugal no Plano de Transição Digital.

Tem publicado artigos científicos em revistas especializadas e livros nas áreas da Formação de Professores e das Tecnologias Digitais e participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado.

Maria Clara Cavalcante Bugarim
Q

Maria Clara Cavalcante Bugarim

Maria Clara Cavalcante Bugarim, possui dois doutorados: um em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela UFSC, e o outro em Contabilidade, pela universidade do Aveiro/Minho, em Portugal; é graduada em Ciências Contábeis, Administração de empresas e em Direito. É especialista em administração de recursos humanos e em auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP.

Presidiu o Conselho Regional  de Contabilidade do Estado de Alagoas (CRCAL), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC),  o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por dois mandatos consecutivos , foi controladora-geral do Estado de Alagoas e foi presidente da   Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).

Atualmente, é Vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da  Universidade de Fortaleza (Unifor) e presidente da Academia Brasileira de Contabilidade  ( Abracicon).

Suze dos Santos Oliveira
Q

Suze dos Santos Oliveira

Suze dos Santos Oliveira é Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES/UFPA); especialista em Gestão de Projetos pela USP e Engenheira de Produção pelo Cesupa. Atuou como coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ/CESUPA) por seis anos.  Atualmente é professora e coordenadora de projetos de inovação no Cesupa.

Alex Moga
Q

Alex Moga

Alex Moga, trabalha atualmente na Metaverse University, na Espanha. Ele é o fundador e o CEO da empresa. No LinkedIn, ele gerencia o Grupo Metaverse_Home, e fornece informações diárias sobre o futuro fascinante que vem aí, além de acompanhar a transição das pessoas.

Justo Hidalgo
Q

Justo Hidalgo

Justo Hidalgo – Gerente de Produto Digital com foco em Dados e Psicologia Comportamental. Doutorado em Ciência de Dados. Autor.

Gerente de Produto Digital com interesse em dados, tecnologia e comportamento. @QuantifiedRead analisando dados do consumidor, @Universia criando novos produtos digitais para educação e empregabilidade. Trabalhou na @24symbols (Netflix para ebooks/audiobooks), @denodo (pesquisa, web, integração de dados). PM premiado. Doutorado em Ciência de Dados. Professor universitário. Autor. Estratégia de tecnologia para negócios. Ama livros.

Gerente experiente de produto digital, com especial interesse em ciência de dados e psicologia comportamental. Co-fundador da Quantified Reading, uma empresa de leitura e análise de comportamento. Chefe Global de Produto da Universia, uma rede universitária que oferece orientação digital e serviços de empregabilidade. Autor dos livros “Idea, producto y negocio” (Ideia, produto e negócio) e “Todo Cuenta” (Tudo Conta). Justo foi CEO e co-fundador da 24symbols e da VP Product Management and Consulting na Denodo Technologies. Doutorado em Ciência de Dados e mestrado em Ciência da Computação, formação em Gestão de Produto, Marketing de Produto, Inovação e Criatividade.

Diane Teo de Moraes
Q

Diane Teo de Moraes

Diane Teo de Moraes é gerente de Inovação na PUC-Campinas. Engenheira Agrônoma e Mestre em Microbiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado no Laboratório Nacional de Biociências – LNBio/CNPEM. Tem ampla experiência na formatação e gestão de projetos que envolvem pesquisa e inovação com parceiros e propriedade intelectual.

Fernanda Storck Pinheiro
Q

Fernanda Storck Pinheiro

Fernanda Storck Pinheiro é doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2014). Graduada e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2003). Professora do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari Univates. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento – PPGAD Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Desde 2008 atua na gestão universitária. Atualmente é Vice-Reitora e Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Richard K. Miller
Q

Richard K. Miller

Richard K. Miller foi nomeado presidente e primeiro funcionário da Olin College of Engineering em 1999; em junho de 2020 tornou-se Presidente Emérito e Professor de Engenharia Mecânica; depois atuou como Professor Visitante de Jerome C. Hunsaker de Sistemas Aeroespaciais no MIT (2020-2021). Anteriormente, atuou como reitor de engenharia na Universidade de Iowa, reitor associado de engenharia na USC em Los Angeles e professor assistente de engenharia na UCSB em Santa Barbara.

Miller é membro da Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Nacional de Inventores e membro da Academia Nacional de Engenharia (NAE). Ele é co-recipiente do Prêmio NAE Bernard M. Gordon de Inovação em Engenharia e Educação Tecnológica duas vezes — em 2013 e novamente em 2022. Ele também recebeu o Prêmio Internacional Brock em Educação de 2017 e o Prêmio Marlowe de 2011 da Sociedade Americana de Educação em Engenharia. Em 2014, recebeu o Caltech Distinguished Alumni Award e em 2002 o Distinguished Engineering Alumnus Award da Universidade da Califórnia em Davis.

Miller atuou como Presidente do Conselho de Educação Superior e Força de Trabalho das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina e como Presidente do Comitê Consultivo de Engenharia da National Science Foundation. Também atuou em conselhos e comitês da Universidade de Harvard, da Universidade de Stanford, da Academia Militar de West Point, da Fundação Lemelson, da Universidade Asiática para Mulheres e outros. Além disso, atuou como consultor do Banco Mundial no estabelecimento de novas universidades em países em desenvolvimento. Miller obteve seu bacharelado na Universidade da Califórnia, em Davis, seu mestrado no MIT e seu doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Vítor Soares
Q

Vítor Soares

Vítor Soares é professor de História, podcaster e criador de conteúdo histórico na internet. É host do maior podcast de educação do Brasil: o História em Meia Hora. Formado em História em 2013 pela Universidade de Barra Mansa, original de Angra dos Reis, no RJ.

Claudia Vale
Q

Claudia Vale

Claudia Vale é consultora em Customer Experience, Cultura Centrada no Cliente e Employee Experience. Dentre seus clientes estão empresas dos mercados de Varejo, Educação, Tecnologia, Saúde, Construção, Mineração, Agricultura e Financeiro. Primeira Latino americana a ganhar o CX Innovation Awards e o CX Impact Awards, ambos premiações mundiais. Sócia diretora da Flwow uma consultoria-escola voltada para Centralidade no Cliente.

John Paul Hempel Lima
Q

John Paul Hempel Lima

John Paul Hempel Lima é Diretor de Digital Learning (EAD) FIAP, Coordenador acadêmico de engenharia de Computação e Tecnologia em Inteligência Artificial da FIAP, Coordenador do MBA em Health Tech, Coordenador da CPA da FIAP, professor e Pesquisador da FIAP, além de professor e pesquisador da PUC-SP. Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela USP, com período de estudos na Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica. Foi sócio-fundador da startup V Company do Brasil (equipamentos médicos). Mantém o registro de 3 patentes nacionais além de mais de 40 trabalhos em congressos e revistas científicas. Além da Engenharia, sua experiência abrange diversas áreas como: Nanotecnologia, polímeros condutores, Sensores, Materiais semicondutores, Microcontroladores, Machine Learning, Inteligência Artificial, Equipamentos eletromédicos, Instrumentação, Metodologias Ativas de Ensino, Educação superior, entre outras.

Moderadores

Adriana Karan
Q

Adriana Karan

Adriana Karan é presidente do Grupo Educacional Opet de Curitiba e Reitora do Centro Universitário Opet.

Temisson José
Q

Temisson José

Temisson José é Vice-Presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes. Foi responsável pelo Processo de Avaliação Internacional da Universidade Tiradentes (Unit) realizado pelo IEP Institutional Evaluation Programme. Responsável pela implantação das Escolas Médicas do Grupo Tiradentes. Tem experiência em Gestão Acadêmica e em Sistemas de Ciência e Tecnologia. Foi Diretor Geral da Faculdade Integrada de Pernambuco, atual Centro Universitário Tiradentes, integrado ao Grupo. Ex-Diretor-Presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Dirigiu o Fórum de Pró-Reitores (FOPROP) – Região Nordeste e representante das IES Privadas nesse mesmo Fórum Nacional. Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ. É avaliador institucional do INEP/MEC e do ARCU-SUR, membro do Conselho Curador da FUNADESP e atual membro do Conselho de Administração da FAPITEC-SE.

Beatriz Arbex
Q

Beatriz Arbex

Beatriz Arbex é membro dos conselhos da Faculdade Mélies [Animação, Games, e Artes Digitais], Full Fit [Houseware], e Acqua Aroma [Home Fragances]. Advisor das start ups CredPopular [Microcrédito Oscip|Fintech] e CatWalk [RetailTech]. Atua em consultoria de negócios em planejamento e modelagem de negócios, posicionamento, gestão e estruturação de empresas, go to Market, gestão de multicanais, inovação e cultura organizacional para empresas como Malwee [Industria e Varejo Têxtil], Hcor [Saude], entre outras. Sócia da Venturas e Aventuras, turismo de Natureza, co-founder da Fellicia, empresa operacional do projeto Fusões e Inserções – Economia Criativa, do instituto INPI (Sebrae Nacional e governos de Sergipe, Alagoas e Bahia). Mais de 25 anos de carreira como Executiva e CEO em empresas nacionais e multinacionais. Ampla experiência em Varejo, Franquias, Industria de bens de consumo, serviços B2C e consultoria B2B. CEO da The Body Shop Brasil de 2014 a 2016, responsável por iniciar a empresa no país e pela gestão da importação, indústria e varejo com uma operação de rede própria e franquias em todo Brasil. CEO da TNS Brasil Kantar | WPP Co Group, de 2005 a 2014, consultoria especializada em pesquisa AdHoc e Insights, entre as 3 maiores do mundo. Ampla experiência em cargos executivos, em Planejamento Estratégico e Marketing para empresas como Telefonica, Du Pont e Banco BBA. Certificação C2i Conselheira em Inovação pela Gonew, formação no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral | FdC, Mentora Endeavor, certificação em conselheira consultiva pela CelintBra, Associada IBGC e membro da WCD [Women Corporarte Directors]. Formada em Desenho Industrial pela Faap com especialização em Administração de Marketing pela FGV.

Bia Balena
Q

Bia Balena

Bia Balena é Reitora da Universidade Veiga de Almeida. Presidente do Conselho Curador da Funadesp. Conselheira executiva da UNIFEOB. Doutora em Sociologia y Ciencias de la Educación pela Universidade de Santiago de Compostela. Socióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Formação executiva pela Universidade de Stanford, Boston College, Hoper e pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora e consultora do Banco Mundial para Ensino Superior. Conselheira do Instituto ELA – Educadoras do Brasil. Ex-Pró-Reitora de Graduação da PUCPR. Responsável pela implantação de metodologias para aprendizagem ativa em instituições de ensino superior, e incentivadora do lifelong Learning. Obcecada pelo sucesso do estudante em todas as facetas, pessoal e profissional, vem desenhando processos de melhoria de atendimento, conhecimento e apoio discente

Luiz Argenta
Q

Luiz Argenta

Luiz Felipe Lunkes Argenta é mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, com concentração nas áreas de Estratégia, Marketing e Inovação com foco no estudo da adoção e uso de tecnologias no Ensino Superior. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Lavras – Unilavras, e Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Atualmente, é Pró-Reitor de Desenvolvimento no Centro Universitário de Lavras (Unilavras), implantando e atuando nas áreas de Captação, Sucesso e Permanência, e Inovação.

Flavia Stawski
Q

Flavia Stawski

Professora Flavia Stawski é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, tendo seu Projeto de Pesquisa Contemplado em 1º Lugar Pelo CNPQ no tema: Gênero no Telejornalismo, orientado pela Dra. Lúcia Santaella. Na ESPM desde 2011, é professora no curso de Cinema e Audiovisual com as disciplinas linguagem e estética do audiovisual – Ministrada No 1º Semestre, e pós-produção, montagem e mixagem – ministrada no 6º Semestre. Ambas abordam (sob perspectivas distintas) as maneiras e possibilidades de se trabalhar e entender a imagem e o som – em suas mais variadas formas de representação. Além de atuar há quase 20 Anos no Mercado Audiovisual, com passagem por diversas produtoras e emissoras de tv: Globo, Cultura, Gazeta, Record, majoritariamente como editora e finalizadora de imagens.

Abertura do evento

Mestre de cerimônias

Debatedores

Lúcia Teixeira
Q

Profa. Lúcia Teixeira

Profa. Lúcia Teixeira é doutora e mestre em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga, pesquisadora e escritora. Recebeu relevantes prêmios no Brasil e no exterior e indicações para o prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.

Diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém a Universidade Santa Cecília – Unisanta, é também diretora do Colégio Santa Cecília, em Santos, SP, entidades fundadas há 60 anos, nas quais trabalha há 46 anos junto com sua família de educadores.

É também diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Rádio e TV Educativas. Exerceu vários cargos nos últimos 28 anos na diretoria do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, e foi eleita presidente para o triênio 2021-2024 por meio de chapa única formada pelo consenso e união dos associados, sendo a primeira mulher a ocupar a presidência da entidade.

Eleita em 2020 entre as cinco brasileiras com atuação nacionalmente relevante, Medalha Mietta Santiago, pelas 77 integrantes da bancada feminina da Câmara dos Deputados, “devido ao exemplo que a educadora representa em sua luta em prol da Educação e da participação de todos os setores da sociedade”.

Autora de 11 livros premiados nas áreas de Educação, Literatura, Psicologia e Infantojuvenil, entre eles: Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso; A Claridade da Noite: Os Alunos do Ensino Superior; Fruto Proibido: Um olhar Sobre a Mulher; da trilogia Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo; Croquis de Pagu e Viva Pagu: Fotobiografia de Patrícia Galvão; da trilogia do Tempo, os infantojuvenis Caminho para Ver Estrelas; Tudo é Possível: Incrível Viagem no Tempo e O Segredo da Longa Vida (o primeiro infantil brasileiro traduzido para o japonês), adotados por escolas em todo o País. Autora também de vários capítulos de livros, entre eles: As Relações Interpessoais na Relação de Professor-Aluno; História de Mulheres, Mulheres na História (selecionada entre as 18 escritoras que contribuíram para a construção da história e cultura da sociedade brasileira – MEC, MinC, Ibram); Aspectos da Identidade do Jovem Morador da cidade de Santos.

Suas pesquisas sobre Ensino Superior embasaram o Plano Nacional de Educação.

Recebeu o Prêmio Jorge Amado, do 28º Festival Internacional de Cinema da Bahia, entre outros. Eleita por unanimidade, durante três mandatos consecutivos, presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, entidade público-privada que representa as nove cidades da Baixada Santista. Foi eleita diretora da Associação Comercial de Santos, sendo a primeira mulher eleita em 150 anos de existência da entidade.

Membro de bancas avaliadoras de Doutorado e de Mestrado em universidades brasileiras. Participa de diversas entidades culturais e científicas nacionais e estrangeiras.

Marcio Ballas
Q

Marcio Ballas

Marcio Ballas é pioneiro e a maior referência de Improviso no Brasil. Viveu em Paris onde estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Apresentou-se com os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses na África e em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo. Foi campeão mundial de improviso no Festival Internacional de Bogotá. No Brasil, foi palhaço em hospital nos “Doutores da Alegria” e apresentador do “É Tudo Improviso” na Band, “Cante se Puder” e “Esse Artista Sou Eu”, no SBT. Diretor artístico da Casa do Humor e está em cartaz com a “Noite de Improviso”, no Comedians Club. É feio, mas gente boa.

Beto Dantas
Q

Beto Dantas

Beto Dantas, COO do Pravaler, é apaixonado por Educação e atua com o tema desde os primeiros anos de vida. Seus pais foram diretores de uma escola no interior de Minas Gerais e foi lá que ele aprendeu a trabalhar e a empreender na área.

Após passar pela gestão das unidades de ensino da família, assumiu a direção de escolas com foco no ensino médio e pré-vestibular. Em 2005, o empreendedor montou um dos primeiros polos de EaD do Brasil e, a partir daí, fundou a Rodan Educação, onde foi responsável pelo crescimento e gerenciamento de 16 unidades de ensino no estado do Rio de Janeiro. Tornou-se referência no assunto, participou de inúmeras palestras, consultorias e debates sobre o tema. Coordenou os programas de capacitação online para as Olimpíadas no Brasil e fundou o primeiro coworking exclusivo para estudantes de concurso de público.

Em 2019, Beto criou a edtech Amigo Edu e a Conta e., um canal de captação digital para universidades e cursos, integrado a uma plataforma de banking que busca gerar soluções e facilidades tanto para os alunos quanto para as instituições de ensino. O marketplace se tornou um dos principais de educação no Brasil.

No final de 2021, a edtech foi adquirida pelo Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, que passou a incorporar os serviços do Amigo Edu e se transformar na primeira edfintech do país. Hoje, o executivo integra o board do Pravaler, no qual ocupa a posição de Chief of Operations Officer (COO) e lidera projetos de diversas áreas, além de comandar a agência de marketing interna e o time comercial.

Bolsas de estudos, serviços de acesso para a educação e preparação para o ENEM são alguns dos temas que o executivo domina. Além disso, idealizou o Movimento Estuda que Muda,programa de bolsas de estudos e serviços de acesso para educação, criada em parceria com instituições de ensino superior, órgãos, associações e sociedade civil para disponibilizar cashback e seguro estudantil.

José Lazalde
Q

José Lazalde

José Lazalde é Gerente de Operações do Territorium, Tecnologia da Informação e Plataforma de Serviços com mais de 10 milhões de usuários em todo o mundo, entre os principais aliados do Territorium estão; CONALEP, a Universidade Autônoma de Nuevo León, a Universidade Autônoma de Chihuahua, a Universidade Autônoma de Tamaulpias, o Governo do Estado do México, o Tecnológico de Monterrey, o SENA e o ICFES da Colômbia, ETS e mais de 70 universidades do Estados Unidos, Estados Unidos, CETAP na África do Sul, além de possuir operações no Brasil, Guatemala, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Panamá e Espanha. Responsável pela administração de projetos educacionais, gerenciando a plataforma educacional digital em Territorium. Especialista na implementação de desenvolvimentos de transformação tecnológica para o México e LATAM. Focado na implementação de ferramentas de transformação digital em Instituições de Ensino Superior.