#fnesphíbrido
Educação Superior
além da crise:
Por que as IES
não vão desaparecer?
O cenário atual é de crise e há prognósticos de que teremos IES que poderão sofrer um colapso financeiro. Há uma sensação de que o ensino superior perdeu valor e sentido para os possíveis novos ingressantes. Nessa perspectiva, o diploma deixaria de ser um desejo da sociedade.

Vamos olhar as oportunidades ?
O FNESP 2021 reconhece a crise, mas propõe um novo olhar para as oportunidades que estão ao nosso redor, porque o ensino superior e as IES não vão desaparecer. Há caminhos para superarmos as turbulências, especialmente se as IES permanecerem fiéis ao seu propósito educacional, focadas no aprendizado dos estudantes e capazes de servir a sociedade desenvolvendo pesquisas e projetos relevantes que tragam soluções para os mais diversos problemas contemporâneos.

O 23º FNESP proporá que as IES desenvolvam o ensino superior em sua essência: a formação de cidadãos e o desenvolvimento de competências, instigando em seus alunos o espírito empreendedor e a capacidade das IES de se manterem vinculadas a trabalhos e projetos que façam sentido para os egressos.

O evento apresentará propostas alternativas para que as IES superem as adversidades financeiras e fortaleçam a gestão. O FNESP 2021 irá focar em soluções que colaborem para que as IES façam a transformação digital, dediquem-se à compreensão sobre o mercado de trabalho e seus impactos no currículo e possam atuar em redes de cooperação, reduzindo custos operacionais.
Como é característica do FNESP, os temas a serem abordados estão na fronteira do ensino superior. Apresentaremos soluções para as crises olhando para as oportunidades do presente com o objetivo de contribuir com a prosperidade das instituições de ensino superior.
1º dia – 27/10/2021
O ensino superior além da crise
![]() |
Profª Dra. Lúcia TeixeiraPresidente do Semesp e Presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta |
![]() |
Maria Helena GuimarãesPresidente do Conselho Nacional de Educação – CNE |
![]() |
Milton RibeiroMinistro de Estado da Educação |
A urgência da transformação digital para Instituições de Ensino Superior
A pandemia acelerou o processo de transformação digital e aumentou ainda mais o abismo entre o mundo atual que olha para o futuro e aqueles que seguem abraçando uma concepção já ultrapassada de educação. Dentro dessa lógica, não faz mais sentido resistir às mudanças. As instituições de ensino superior precisam fazer a transformação digital já.
![]() |
Walter LongoEspecialista em Inovação e Transformação Digital e sócio-diretor da Unimark Comunicação. |
☕ Coffee-break
Lançamento do Projeto de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior
O Semesp desenvolveu um novo modelo de autoavaliação institucional cujo projeto-piloto será implantado, a partir de 2022, em 10 instituições de ensino superior, de várias regiões do país, que representam a diversidade do sistema em termos de porte, organização acadêmica e localização geográfica. Venha conhecer o Projeto!
A crise escancarou a solidez do ensino superior
A pandemia abalou o mundo da educação superior, mas as instituições de ensino superior souberam responder à crise com soluções. O resultado, segundo pesquisa da International Association of Universities (IUA), são IES mais sólidas e prontas para enfrentar as próximas crises. A crise veio e ainda persiste, mas ela serviu também para escancarar a capacidade de superação das IES e a importância do ensino superior.
![]() |
Giorgio MarinoniGestor de Ensino Superior e Internacionalização da International Association of Universities (IAU). |
![]() |
Rodrigo CapelatoDiretor Executivo do Semesp |
![]() |
MODERADOR Marcelo KnobelReitor da Unicamp de 2017 a 2021 e Pró-Reitor de Graduação da UNICAMP de 2009 a 2013. Atualmente é professor do Instituto de Física Gleb Wataghin e professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada. |
💬 Debate da sessão
🍴 Almoço
#ValordaEducação: o setor mais importante do mundo vai muito além de hard skills
A publicação The Chronicle of Higher Education divulgou um relatório que aponta que as IES foram capazes de mudar, em um curto período de tempo, seus modelos de negócio, modelos acadêmicos e administrativos, além de seguirem mostrando a relevância do aprendizado no ensino superior para formar cidadãos que irão contribuir para o desenvolvimento mundial. A OCDE também concorda e defende que sem a educação superior sofre a economia e não há desenvolvimento social. É preciso focar no aprendizado e no planejamento para melhor enfrentar as crises.
![]() |
Lee GardnerEscritor do The Chronicle of Higher Education |
![]() |
Andreas SchleicherDiretor de Educação e Skills da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE |
![]() |
MODERADOR Amábile Aparecida PaciosVice-Presidente de Câmara de Educação Básica do CNE |
💬 Debate da sessão
☕ Coffee-break
sessões simultâneas
27/10 – 16h
Caminhos para alcançar excelência e sustentabilidade financeira no stricto sensu
![]() |
Magda FeresDoutora em Biologia oral pela Universidade de Harvard. Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Guarulhos |
![]() |
MODERADOR Márcio SanchezCoordenador da Universidade Corporativa Semesp |
Mais Valor: Como melhorar seu ticket e se destacar no oceano de lugares comuns
![]() |
Rafael Villas BôasHead de Marketing de Graduação e Pós-Graduação – Afya Educação e Tecnologia e publisher do portal Marketing Educacional 360 |
![]() |
Bruno Augusto Amador BarretoFundador & CEO da Crátilo Educacional |
![]() |
MODERADOR Alexandre MoriGerente de Financiamentos Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
A tecnologia e as transformações nos modelos de negócio da educação
![]() |
Fabio CespiDiretor do Lyceum |
![]() |
Fernando MalheirosHead para Educação e Desenvolvimento Humano na Vaartus Consulting |
![]() |
MODERADOR Fábio ReisDiretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
Big Data: como os dados podem trabalhar a favor da educação?
![]() |
Bernardo FernandezSócio da Folks Netnográfica |
![]() |
Renzo CasapíaDiretor de Higher Education para Cengage América Latina |
![]() |
MODERADOR Diego AmaroCoordenador de Redes de Cooperação e Inovação Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
O Futuro da Educação: Tecnologia como apoio para aprimorar a aprendizagem
![]() |
Diana AbreuGerente de Tecnologias Educacionais na FGV |
![]() |
Cesar BarrettoExecutivo de Contas da Turnitin, com foco em soluções de integridade e avaliação |
![]() |
MODERADOR William ZanellaCOO / Vice-presidente de Operações da Imed |
![]() |
MODERADOR Caio César TeixeiraFundador e Coordenador de Projetos – Instituto Usina dos Atos |
Oferecimento: |
![]() |
Assinatura Eletrônica: otimizando processos nas instituições de ensino
![]() |
Breno OliveiraLíder Comercial da Clicksign |
![]() |
Roberta LinsAssessora Jurídica Semesp |
![]() |
MODERADOR Raquel CarmonaGerente do Departamento Jurídico Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
sessões simultâneas
27/10 – 17h
PALESTRA EXCLUSIVA PRESENCIAL - Análise contemporânea da Economia Brasileira e a Educação
![]() |
Teco MedinaEconomista e titular do quadro “O assunto é dinheiro” e co-apresentador dos programas “Hora de Expediente” e “Fim de Expediente”. |
![]() |
Thiago PegasVice-Presidente do Semesp |
O mundo mudou e a forma como as instituições ensinam também
![]() |
Cristina AlbuquerqueDocente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e atualmente Vice-Reitora para a Área Académica e Atratividade |
![]() |
Daniele KretliCoordenadora de Tecnologias de Ensino e Aprendizagem na ESPM |
![]() |
MODERADOR Raquel CarmonaGerente do Departamento Jurídico Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
Personalização do ensino: como se adaptar às demandas dos alunos por um ensino mais flexível e adaptável
![]() |
Fábio Santos CarvalhoGestor de Relações Acadêmicas da UNDB |
![]() |
Régis CoimbraHead de Consultoria e Experiência do Cliente (América Latina) da Blackboard |
![]() |
MODERADOR Diego Amaro de AlmeidaCoordenador de Redes de Cooperação e Inovação |
Oferecimento: |
![]() |
Como contribuir para a transformação da educação digital?
![]() |
Jose Carlos FrançaEspecialista Adobe – Soluções de Documentação Digital
|
![]() |
Vidal MartinsVice-Reitor da PUCPR
|
![]() |
MODERADOR Roberta LinsAssessora Jurídica Semesp
|
Oferecimento: |
![]() |
2022 o ano da virada: 3 marcos de transformação no ensino superior
![]() |
Wagner SanchezPró Reitor Acadêmico da FIAP |
![]() |
Gustavo HoffmannConsultor da Plataforma A |
![]() |
MODERADOR Alexandre MoriGerente de Financiamentos Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
Competências Digitais dos docentes do ensino superior: Uma avaliação no nível de proficiência
![]() |
Marco Antonio Garcia de CarvalhoProfessor da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. Coordenador do GT de Tecnologias Educacionais da Metared Brasil |
![]() |
Cassio Cabral SantosMembro do GPTED (Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais) |
![]() |
MODERADOR Kassandra GeromelGerente de Relacionamento Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
2º dia – 28/10/2021
O papel dos empreendedores no desenvolvimento da Educação Brasileira
![]() |
Rubem BarrosEditor |
![]() |
Valdir LanzaVice-Presidente do Semesp |
A Confraria dos Pioneiros
Hermes Figueiredo e o jornalista Rubem Barros se embrenharam na história do Brasil para resgatar como o ensino superior foi criado no Brasil pelos olhos dos seus personagens.
Estratégias para a sobrevivência das Instituições de Ensino Superior: do redimensionamento ao crescimento
As redes de cooperação são uma solução para as IES enfrentarem as crises por meio de sinergia, diminuição de custos e replanejamento de projetos. O valor da cooperação pode ser a chave para um melhor planejamento orçamentário, gestão financeira e atitudes estratégicas mais sustentáveis. Apresentação de cases de redes de cooperação com boa governança e organização.
![]() |
Douglas WegnerPesquisador do Observatório de Redes da Unisinos |
![]() |
Jeferson VinhasCFO da Unicesumar e Presidente do FinanCIES |
![]() |
Arapuan Motta NettoReitor do Unisuam |
![]() |
Luiz Roberto Liza CuriMembro do Conselho Nacional de Educação – CNE e Membro do Conselho Superior da CAPES |
![]() |
MODERADOR João Otávio Bastos JunqueiraDiretor de Relações Institucionais do Semesp e Executivo de Redes e Parcerias na Unifeob |
☕ Coffee-break
💬 Debate da sessão
Fora da caixa: modelos acadêmicos pensados para o sucesso das IES
Cases de sucesso mostram IES que fizeram a mudança, se planejaram e investiram para prosperar e sobreviver à crise. Elas tiveram capacidade para pensar de forma estratégica, reviram seus modelos acadêmicos e jogaram fora todas as caixas para apostar no novo.
![]() |
Anna Carolina Muller QueirozFellow na Stanford University |
![]() |
Carla Letícia Alvarenga LeitePró-Reitora Acadêmica da FAESA |
![]() |
Viviane Dantas FariasAluna de Medicina Veterinária da Unicesumar |
![]() |
MODERADOR Mozart Neves RamosMembro do Conselho Nacional de Educação e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto. |
💬 Debate da sessão
🍴 Almoço
Só resiliência basta? Políticas públicas são essenciais para a transformação do ensino superior
Sem políticas públicas bem construídas não há transformação. É preciso pensar em políticas públicas para repensar a educação. Agentes de mudanças falam sobre propostas que podem realmente resultar em um ensino superior mais dinâmico, flexível, menos burocrático e mais competitivo.
![]() |
Joaquim Jose Soares NetoPresidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação CES/CNE. |
![]() |
Cristiane Dias LepianeDiretora de Regulação da Educação Superior – SERES |
![]() |
MODERADOR José Roberto CovacDiretor Jurídico do Semesp |
💬 Debate da sessão
☕ Coffee-break
sessões simultâneas
28/10 – 16h15
Ponto de Inflexão para um crescimento forte e sustentável – 5 aspectos chaves para garantir um crescimento sustentável pós pandemia
![]() |
Juliane GuelereGerente de Registros Acadêmicos – UNIVESP |
![]() |
Simone TellesDiretora Acadêmica – UNIVESP |
![]() |
Edigar Antonio Diniz JuniorCEO e fundador da Otimize-TI |
![]() |
MODERADOR Fábio ReisDiretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
Garantia de Originalidade Acadêmica como pilar de Integridade do Ensino
![]() |
Eric GibbsPresidente para as Américas da Ouriginal |
![]() |
Alvaro VenegasFundador e Diretor da ENG DTP & Multimedia |
![]() |
MODERADOR Roberta LinsAssessora Jurídica Semesp
|
Oferecimento: |
![]() |
Como recuperar a aprendizagem perdida durante a pandemia
![]() |
Jucimara RoeslerDirigente UNIFEMM e |
![]() |
Peterson TheodoroviczDiretor da D2L, líder global |
![]() |
MODERADOR Diego Amaro de AlmeidaCoordenador de Redes de Cooperação |
Oferecimento: |
![]() |
Transformação Digital da Educação Superior: estratégias para o novo ciclo
![]() |
Flávia Alves BravinHead da Saraiva Educação , PNLD e |
![]() |
Givago Dias MendonçaDiretor educacional, coordenador de |
![]() |
Isabella SánchezGerente de Inteligência de Conteúdo & Multimídia da Saraiva Educação |
![]() |
MODERADOR Caio César TeixeiraFundador e Coordenador de Projetos – Instituto Usina dos Atos |
Oferecimento: |
![]() |
O papel das editechs nesses quase 2 anos de pandemia
![]() |
Bruno Augusto Amador BarretoFundador & CEO da Crátilo Educacional |
![]() |
Max RocinholiDiretor geral na PrPay |
![]() |
Gabriel PaciCountry Manager de Elsa Speak |
![]() |
MODERADOR Kassandra GeromelGerente de Relacionamento Semesp |
Oferecimento: |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Uma nova abordagem da tecnologia: desafiando líderes de educação
![]() |
Rodrigo EstevamCEO LEXP |
![]() |
Rodrigo MadeiraGerente de contas Edtechs na AWS |
![]() |
MODERADOR Alexandre MoriGerente de Financiamentos Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
Como estruturar o modelo de ensino híbrido com qualidade de áudio e vídeo?
![]() |
Luciana Peixoto da SilvaConsultora Educacional – EDUINFO TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
![]() |
Manoel NascimentoTerritory Channel Manager – POLY |
![]() |
MODERADOR Raquel CarmonaGerente do Departamento Jurídico Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
sessões simultâneas
28/10 – 17h15
Customer Experience na Educação - Como garantir o sucesso do aluno em sua jornada acadêmica
![]() |
Pedro GueriosVice-reitor Centro Universitário ENIAC |
![]() |
Daniel AntonucciCEO e Co-Founder na CRM Educacional |
![]() |
MODERADOR Kassandra GeromelGerente de Relacionamento Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
Conexão em rede: a única saída
![]() |
Fábio ReisDiretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp |
![]() |
Rodolfo BertoliniCEO da Liga Educacional |
![]() |
MODERADOR Raquel CarmonaGerente do Departamento Jurídico Semesp |
Oferecimento: |
![]() |
Colaboração Massiva com Mercado de Trabalho e Preparação de Carreiras como drivers de crescimento da IES
![]() |
Gabriel CustódioRegional Manager Symplicity |
![]() |
Priscila SimõesDiretora de Soluções Corporativas do Ibmec |
![]() |
MODERADOR Rodrigo CapelatoDiretor Executivo do Semesp |
Oferecimento |
![]() |
UniStartup: um modelo de redirecionar a gestão das IES
![]() |
Marcelo LimaDiretor de Marketing da Quero Educação |
![]() |
Leandro CostaProgram Manager da Wadhwani Foundation no Brasil |
![]() |
MODERADOR Alexandre MoriGerente de Financiamentos do Semesp |
Oferecimento |
![]() |
Captação e retenção, ferramentas de sustentabilidade. Seguro proteção financeira educacional
![]() |
Argemiro Severiano da SilvaDiretor Financeiro da Associação Santa Marcelina |
![]() |
Mauricio Della GattaDiretor de Seguro Educacional da QH/MDS |
![]() |
MODERADOR Roberta LinsAssessora Jurídica Semesp
|
Oferecimento: |
![]() |
Engaje toda a Comunidade Educacional através de Experiências com Comunicações significativas
![]() |
Vicente ScivittaroDiretor Comercial Latam Soprano |
![]() |
Luciana VertulloGestora de Negócios da Plataforma Ensino Superior e Semesp |
![]() |
MODERADOR Caio César TeixeiraFundador e Coordenador de Projetos – Instituto Usina dos Atos |
Oferecimento |
![]() |
3º dia – 29/10/2021
Abertura do dia
Lançamento do Livro: RESET NO ENSINO SUPERIOR
O livro Reset no Ensino Superior aborda questões relevantes que foram apresentadas por renomados especialistas nacionais e internacionais durante o 22º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), o maior evento do setor na América Latina, realizado anualmente pelo Semesp.
![]() |
Fábio ReisDiretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp |
Transformação digital não é um bicho de 7 cabeças. Saiba como fazer!
Cases de sucesso trazem situações concretas de IES que estão se planejando ou já estão com a mão na massa prontas para realizar a transformação digital, mostrando exemplos de como elas têm realmente feito mudanças.
![]() |
Julio de AngeliVP de Inovação e Serviços Digitais da Afya Educacional |
![]() |
Susan GrajekVice-presidente da Educause |
![]() |
MODERADOR Mozart Neves RamosMembro do Conselho Nacional de Educação e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto. |
💬 Debate da sessão
☕ Coffee-break
Panorama e aprendizados do Fnesp 2021
![]() |
Profª Dra. Lúcia TeixeiraPresidente do Semesp e Presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta |
Afinal, previsões sobre o desaparecimento das IES vão se concretizar?
Os prognósticos não eram os melhores e apontavam que a crise econômica, aliada à crise sanitária mundial, varreria do mapa várias instituições de ensino superior ao redor do mundo. Não foi isso o que aconteceu. Com algumas exceções, as IES não fecharam as portas graças à capacidade de planejamento e, em alguns casos, do investimento dos governos federais. Enquanto as IES buscavam soluções para enfrentar a crise, ficou mais evidente o papel social, a importância e o impacto da educação superior para o desenvolvimento econômico dos países. Por que as previsões de fechamento não se concretizaram? Vamos juntos em busca de respostas.
![]() |
Rebecca NatowAutora e Professora de Liderança e Política Educacional na Universidade Hofstra |
![]() |
Pablo AcostaCoordenador Setorial de Desenvolvimento Humano para o Brasil do Banco Mundial |
![]() |
MODERADOR Fábio ReisDiretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp |
💬 Debate da sessão
Premiação da Maratona Empreendedora Hacklab Fnesp
O HackLab Fnesp é uma maratona empreendedora em que estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do Ensino Superior Brasileiro. As soluções desenhadas por meio da visão e experiência do jovem estudante, aliadas aos desafios das Instituições de Ensino Superior, serão apresentadas e vocês irão escolher a melhor por meio de votação!
![]() |
Leandro CostaProgram Manager da Wadhwani Foundation no Brasil |
Oferecimento: |
![]() |
Encerramento
palestrantes do 23º fnesp

Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira
Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira é Presidente do Semesp e Presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta.

Milton Ribeiro
Milton Ribeiro é Ministro de Estado da Educação.

Walter Longo
Walter Longo, Publicitário e Administrador de Empresas com MBA na Universidade da Califórnia, é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.
Anteriormente era Presidente do Grupo Abril e Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras.
Já ocupou cargos de diretor regional para a América Latina do Grupo Young & Rubicam e presidente, no Brasil, da Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA, MTV e do Grupo Newcomm Bates. Foi também sócio-fundador da primeira agência de Branded Content da América Latina, a Synapsys Marketing e Mídia.
Por sua contribuição no setor de Telecomunicações, Longo foi escolhido como presidente executivo e presidente do conselho da ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura, além de fundador e presidente da Abraforte – Associação Bras. dos Fornecedores de Telecomunicações.
Foi eleito por 4 vezes o melhor profissional do Ano do Prêmio Caboré. Foi também premiado com o título de Personalidade do Marketing Direto pela Abemd. Em 2015 passou a fazer parte do Hall of Fame do Marketing no Brasil. Em 2017 recebeu o Prêmio Lide de Marketing Empresarial.
Walter Longo é membro de vários conselhos de empresas como SulAmérica, Portobello, Cacau Show e MGB, sócio de múltiplas empresas digitais, palestrante reconhecido internacionalmente, articulista de múltiplas publicações, além de autor, entre outros, dos livros O Marketing e o Nexo (Ed. BestSeller) e Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital (Alta Books).
É também membro do Comitê Digital e Mentor do Programa de Investimentos de Startups do Hospital Albert Einstein, além de influencer do LinkedIn com quase 600 mil seguidores.

Giorgio Marinoni
Giorgio Marinoni é Gerente de Ensino Superior e Internacionalização da International Association of Universities (IAU), desde fevereiro de 2015. Ele supervisiona a Internacionalização como uma das quatro prioridades estratégicas da Associação.
Entre suas responsabilidades na IAU estão projetos de pesquisa, assessoria e representação externa da Associação no que diz respeito à internacionalização.
Ele é o coordenador do programa ISAS (2.0) de serviços de consultoria para o avanço da internacionalização e o coordenador da Network of International Education Associations – NIEA, uma rede global de associações não-governamentais sem fins lucrativos cujo principal objetivo declarado é o avanço internacional do ensino superior.
Publicou o relatório da 5ª Pesquisa Global sobre Internacionalização do Ensino Superior e recentemente da 1ª Pesquisa Global sobre o Impacto da COVID-19 no Ensino Superior.
Antes do seu cargo atual na IAU, Giorgio Marinoni trabalhou para a UNICA, a Rede de Universidades das Capitais da Europa, no campo da internacionalização e da política e reforma do ensino superior a nível europeu e além.
Ele tem sido membro ativo da Erasmus Student Network (ESN) a nível local, nacional e internacional, e serviu a ESN como seu presidente em 2007-2008.

Rodrigo Capelato
Rodrigo Capelato é Diretor Executivo do Semesp.

Marcelo Knobel
Marcelo Knobel, 52 anos, foi Reitor da Unicamp de 2017 a 2021 e é professor do Instituto de Física Gleb Wataghin desde 1995. É professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada, atuando na investigação experimental de materiais magnéticos nanoestruturados. Foi Pró-Reitor de Graduação da UNICAMP de 2009 a 2013, sendo responsável, entre outras ações, pela implantação do Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS), que alia inclusão social com formação geral. Dedica-se também à divulgação científica, colaborando com as atividades do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR) e do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI), desde 2000. Publicou mais de 260 artigos em revistas internacionais, e 15 capítulos de livros, tendo sido citado mais de 10.000 vezes na literatura científica internacional. Também publicou diversos artigos de divulgação científica e de opinião, em jornais e revistas.
É bacharel em Física (1989) e doutor em ciências (1992) pela UNICAMP, tendo realizado pós-doutoramento no Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, Turim, Itália, e no Instituto de Magnetismo Aplicado, Madri, Espanha. Foi editor-chefe da Revista Ciência & Cultura da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2007 a 2017, e membro (notório saber) da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) de 2010 a 2016. É Fellow da Eisenhower Fellowships e Fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation.
Autor do livro “A Ilusão da Lua” (Editora Contexto), publicado em 2021.

Lee Gardner
Lee Gardner é escritor do The Chronicle of Higher Education.

Andreas Schleicher
Andreas Schleicher é Diretor de Educação e Skills da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.

Teco Medina
Teco Medina é Economista e titular do quadro “O assunto é dinheiro” e co-apresentador dos programas “Hora de Expediente” e “Fim de Expediente”.

Douglas Wegner
Douglas Wegner possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com estágio- doutorado na Universität zu Köln (Alemanha). Realizou pós-doutorado na Technische Universität Dortmund (Alemanha) em 2019, com ênfase em governança de projetos colaborativos de inovação social. Anteriormente, concluiu graduação em Administração na Universidade de Santa Cruz do Sul (2000) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como editor associado da Revista Base (Qualis A2 – ISSN 1984-8196) para os temas Colaboração e Relações Interorganizacionais. É membro do Comitê Científico da área de Estratégia em Organizações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). Anteriormente foi líder do tema Estratégia & Cooperação na área de Estratégias em Organizações da Anpad (2015 a 2017). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de empresas, arranjos organizacionais, cooperação empresarial e competitividade.

Jeferson Vinhas
Jeferson Vinhas é CFO da Unicesumar e Presidente do FinanCIES.

Arapuan Motta Netto
Arapuan Motta Netto é Reitor da Unisuam.

Luiz Roberto Liza Curi
Luiz Roberto Liza Curi é Sociólogo e Doutor em Economia pela Unicamp. É atualmente Conselheiro e foi Ex-Presidente e Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, onde foi também presidente, por dois mandatos, da Câmara de Educação Superior.
É conselheiro do Conselho Superior da CAPES.
Foi Presidente do INEP, Diretor Geral de Políticas de Educação Superior do MEC, avaliador em programas educacionais da OEA, Coordenador Nacional do Mercosul Educação Superior, Secretário de Cultura de Campinas, Presidente da Companhia do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, Diretor Geral de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, membro do Conselho Superior da Unicamp, Presidente do Conselho de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Campinas, membro do Conselho nacional do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional. Foi pesquisador e analista sênior em ciência e tecnologia de carreira no CNPq, entre outras atividades.

João Otávio Bastos Junqueira
João Otávio Bastos Junqueira é Conselheiro no Segmento Educacional | Executivo de Redes e Parcerias na UNIFEOB, onde esteve como Reitor até 2019 | Diretor de Relações Institucionais do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo | Membro da Diretoria da ABRUC – Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior, onde esteve como Presidente até 2019 | Membro da Diretoria da ANACEU – Associação Nacional dos Centros Universitários | Membro do CEE – Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Doutoramento pela UNICAMP, Mestre pela USP, Médico Veterinário pela UFRRJ, especialização em gestão avançada pela FGV, FDC e ampla vivência internacional. Vasta experiência em gestão educacional, inovação acadêmica e políticas públicas. Estrategista em modelos em rede e negócios exponenciais. Empreendedor no segmento de agribusiness e serviços. Casado com a Luciana, pai da Gabi, Carol e Manu. Apaixonado por transformar vidas por meio da educação. Este é o seu propósito!

Anna Carolina Muller Queiroz
Anna Carolina Muller Queiroz é Fellow na Stanford University.

Carla Letícia Alvarenga Leite
Carla Letícia Alvarenga Leite é Pró-Reitora Acadêmica da FAESA.

Viviane Dantas Farias
Viviane Dantas Farias é aluna de Medicina Veterinária da Unicesumar.

Maria Helena Guimarães
Maria Helena Guimarães de Castro possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Especialização em Avaliação de Políticas Públicas na Universidade de Grenoble/França. Professora aposentada da UNICAMP, onde ocupou os cargos de Diretora Adjunta do Núcleo de Políticas Públicas/NEPP, membro da Congregação e professora adjunta de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. No governo federal, foi Secretária Executiva do Ministério de Educação, Presidente do INEP, Secretária Nacional de Ensino Superior, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Foi membro do Comitê Diretivo da UNESCO da Agenda 2030 e do Governing Board do Pisa/ Oecd. No governo do Estado de São Paulo, foi Secretária de Estado de Educação, Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Diretora Executiva da Fundação SEADE e membro do Conselho Estadual de Educação. Foi Secretária Municipal de Educação de Campinas e Presidente Nacional da UNDIME. Atualmente, exerce as seguintes funções: Conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação/CNE; Presidente da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE); membro do Comitê Técnico do Todos pela Educação/TPE; membro do Comitê de Avaliação do Movimento pela Base, conselheira do Conselho Consultivo da Organização dos Estados Ibero-americanos /OEI e embaixadora do Pisa para escolas no Brasil. É acadêmica da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação. Publicou vários artigos e capítulos de livros na área de educação e avaliação de políticas públicas.

José Roberto Covac
José Roberto Covac é Diretor Jurídico do Semesp.

Cristiane Dias Lepiane
Cristiane Dias Lepiane é Diretora de Regulação da Educação Superior – SERES

Fábio Reis
Fábio Reis é Diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp.

Julio de Angeli
Julio de Angeli é VP de Inovação e Serviços Digitais da Afya Educacional.

Susan Grajek
Susan Grajek é Vice-presidente da Educause.

Rebecca Natow
Rebecca Natow é Autora e Professora de liderança e política educacional na Universidade Hofstra.

Pablo Acosta
Pablo Acosta é Coordenador Setorial de Desenvolvimento Humano para o Brasil. Pablo tem um Ph.D. em Economia pela Universidade do Illinois – Urbana-Champaign (Estados Unidos) e um mestrado em Economia pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Pablo ingressou no Banco Mundial como Jovem Profissional em 2008 e trabalhou como economista em três regiões: América Latina e Caribe, África, e Leste da Ásia e Pacífico. Antes do Banco Mundial, Pablo trabalhou na Cooperação Andina de Fomento (CAF), no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Ministério da Economia da Argentina e na Fundação para a Pesquisa Econômica da América Latina (FIEL). Suas principais áreas de especialização são proteção social, políticas trabalhistas, migração e desenvolvimento de habilidades. Pablo assinou artigos em diversas publicações acadêmicas, incluindo no Journal of International Economics, Labour Economics, Economic Development and Cultural Change, World Development, Journal of Development Studies e World Economy, entre outras, assim como livros e capítulos em diversas publicações do Banco Mundial. Pablo é também pesquisador associado do Instituto de Estudos do Trabalho (IZA) e editor associado do periódico acadêmico EconomiA (editado pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia do Brasil, ANPEC).

Magda Feres
Dra. Magda Feres é periodontista (Especialização e Mestrado, Brasil), Doutora em Biologia Oral pela Universidade de Harvard (EUA) e Pós-doutora em Microbiologia pelo Forsyth Institute (EUA). Ela é a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Guarulhos (CAPES 6) e Associate Professor do Forsyth Institute. Sua principal área de pesquisa é o diagnóstico e tratamento da periodontite, com ênfase em Ensaios Clínicos Randomizados testando diferentes protocolos terapêuticos para essas infecções. Dra. Feres recebeu alguns prêmios importantes, incluindo o Clinical Research Award da American Academy of Periodontology (AAP) pelo “artigo científico com maior relevância clínica direta na periodontia”, no ano de 2002 e o IADR Women in Science Award for Distinguished Female Mentor (2018). Foi a única pesquisadora brasileira convidada a escrever uma das revisões sistemáticas (na área de periodontia) que deram origem à nova Classificação das Doenças Periodontais (2018). A Dra. Feres foi citada no Ranking que listou os 2% de cientistas mais influentes do mundo, publicado por pesquisadores da Universidade de Stanford no Journal Plos Biology (2020). Além disso, leciona frequentemente nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia, e é autora de mais de 200 artigos em revistas científicas revisadas por pares. Dra. Feres é ex-presidente e atual membro da diretoria da International Academy of Periodontology (IAP) e do Periodontal Research Group da IADR (PRG.IADR); editora associada do International Dental Journal, e membro do Editorial Board do Journal of Dental Reasearch, Clinical Oral Implants Research, Journal of Periodontology, Journal of Clinical Periodontology, e Journal of Periodontal Research. *Índice h (ISI)=43, 5008 citações.

Diana Abreu
Diana Abreu é Gerente de Tecnologias Educacionais na FGV, desde sempre teve sua carreira ligada à educação e à tecnologia. Pedagoga e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, Especialista em Transformação digital e futuro dos negócios e Doutoranda em Tecnologias da Inteligência, com ênfase em Inteligência Artificial, pela PUC SP.

Cesar Barretto
Cesar Barretto é Executivo de Contas da Turnitin. Trabalha há mais de 15 anos em desenvolvimento de negócios na área da Educação, especialmente no ensino e aprendizagem de línguas. Atuou em organizações como EF Education First e Alliance Française e do British Council, onde seu principal foco era avaliação. Atualmente trabalha com soluções de integridade e avaliação na Turnitin América Latina.

William Zanella
William Zanella é Executivo com experiência no setor de Ensino Superior.
Atualmente, COO / Vice-presidente de Operações – liderando a backoffice institucional, desenvolvendo as capacidades necessárias para evoluirmos, comprometidos como nossa estratégia de construir uma plataforma educacional como foco nos negócios, de forma ágil, acolhedora, descomplicada e ousada.
Anteriormente, em outras posições, ocupou os cargos de Vice-presidente Acadêmico, Diretor de relações com o mercado e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Também foi Proprietário da Z A Distribuidora.
É formado em Administração com habilitação em comércio exterior, com certificações internacionais pelo ISEG – Universidade de Lisboa e IAE Business School – Universidade Austral. Possui Mestrado em Administração e Negócios e Doutorado em Administração, como ênfase em performance organizacional.

Cristina Albuquerque
Cristina Albuquerque é Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e atualmente Vice-Reitora para a Área Académica e Atratividade.
Doutorada, desde 2004, pela Faculdade de Letras da Universidade de Fribourg, tem exercido, na Universidade de Coimbra, funções como docente nos domínios das Políticas Públicas/Política Social, Ética, Empreendedorismo e Planeamento Estratégico. É investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra e colaboradora em outros Centros de Investigação e Associações Científicas de âmbito Internacional. Possui Pós Doutoramento em Filosofia Social e Política pela Universidade Paris Descartes/ Sorbonne Paris Cité. É membro do Bureau do Comité de Recherche en Intervention et Politique Sociale da Association Internationale des Sociologues de Langue Française (AISLF) e atualmente exerce o cargo de Vice-Reitora da Universidade de Coimbra.

Vidal Martins
Vidal Martins é Doutor em informática pela Universidade de Nantes, França, mestre em informática pela PUCPR e graduado em processamento de dados pela UFPR. É professor titular da PUCPR e exerce a função de vice-reitor da universidade desde 2017, onde também atuou como pró-reitor de graduação, decano da Escola Politécnica, diretor de educação continuada, editor-chefe da Editora Universitária Champagnat e coordenador de cursos de graduação.

Juliane Guelere
Juliane Guelere é Gerente de Registro Acadêmicos da Univesp. Desde 1999 atuando em Gestão de projeto e processos, é graduada em Ciências da Computação pela Universidade Metodista (1.997), Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Vanzolini – USP (2009). Certificada SAFe 4 Agilist Certification Based on version 4.5 of SAFe e Certificação Scrum Master pela Scrum Alliance. Ingressou na Univesp em agosto de 2019.

Simone Telles
Simone Telles é Diretora Acadêmica da UNIVESP. Doutora em Linguística Aplicada (PUC-SP), com pesquisa na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de Professores de Línguas), Mestre em Linguística Aplicada (PUC-SP), Especialista em Magistério do Ensino Superior (PUC-SP) e em Gestão Educacional e Desenvolvimento de Competências Educacionais do Século XXI (British Council Brasil). Graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), em Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e em Pedagogia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de Educação (Gestão Educacional para Ensino Presencial e a Distância) e em Projetos de Políticas Pública de Ensino para o Governo do Estado de São Paulo. Foi Diretora de Educação a Distância das Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo). Implantou o Projeto de Língua Inglesa nos Cursos de Graduação das Fatecs e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – consultora autônoma) e o primeiro projeto de Intercâmbio Cultural do Estado de São Paulo para alunos e professores do Centro Paula Souza estudarem inglês e espanhol fora do Brasil. Foi consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo. Atualmente, é Diretora Acadêmica da Univesp e sócia proprietária da empresa Informação Lab.

Edigar Antonio Diniz Junior
Edigar Antonio Diniz Junior é CEO e fundador da Otimize-TI. Mais de 20 anos de experiências em projetos voltados a educação. Professor, escritor e palestrante. Mestre em Engenharia de Software. MBA em Liderança de Alta Performance. Pós-graduado em Docência Universitária. Experiência de mais de 15 anos como professor, coordenador e diretor em IES. Ideliazador do Software de Gestão Educacional – Plataforma Educacional SEI, utilizado por IES de grande porte em todo o Brasil.

Eric Gibbs
Eric Gibbs é um executivo de negócios estabelecido com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia educacional. Com uma paixão por construir modelos de crescimento sustentáveis e garantir a satisfação do cliente, ele tem um histórico comprovado de ajudar empresas iniciantes e organizações de alto crescimento a criar estratégias de entrada no mercado inovador e bem-sucedido nos mercados de ensino fundamental e médio e de ensino superior.
Atualmente, Eric atua como presidente para as Américas da Ouriginal, um software de detecção de similaridade de texto que auxilia distritos K-12 e instituições de ensino superior na salvaguarda de suas iniciativas de integridade acadêmica. Antes de ingressar na Ouriginal, o Sr. Gibbs ocupou vários cargos de liderança em tecnologia educacional de alto crescimento na Aplia, Cengage Learning e Turnitin.
Eric formou-se na faculdade de primeira geração e recebeu seu bacharelado em psicologia pela University of Missouri-Columbia e participa ativamente de programas de mentoria para capacitar, motivar e fornecer orientação aos alunos. Ele mora com sua família em Chesterfield, MO.

Alvaro Venegas
Alvaro Venegas é Fundador e Diretor da ENG DTP & Multimedia. Fornecedor de Tecnologia para empresas e Universidades no Brasil. Centro de treinamento para tecnologias Adobe, Autodesk, Corel, Sencha e Unity. Consultoria em tecnologias da Web (incluindo Webconferência Adobe Connect). Graduação: Engenheiro Civil e Economista pela USP.
Instrutor certificado para Adobe FLASH, DREAMWEAVER e COLDFUSION.
Especializações: Web Technologies – Instrutor certificado para FLASH, DREAMWEAVER e COLDFUSION. Tecnologias de e-learning.

Daniel Antonucci
Atualmente Daniel Antonucci é CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino. Faz parte do conselho de Administração da Nerus – ERP para Varejo e da 5Seleto – Agência de Marketing Digital. Atua como Docente nos cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação da ESAMC e da UNISO e palestra em diversas Faculdades e Universidades no Brasil.
Com formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão, Desenvolvimento e Formação pelo Centro Paula Souza, desenvolveu pesquisa em Modelo de Maturidade de Processos de Gestão Acadêmica em Instituições Privadas de Ensino Superior. Graduado em Análise de Sistemas e com MBA em Administração Acadêmica e Universitária pela Carta Consulta, Daniel certificou-se pela Metanoia – Educação nos Negócios no programa Metanóia. Desenvolveu fluência na língua inglesa através de temporadas em Vancouver, no Canadá, em Londres, na Inglaterra e em Boston nos EUA.
Especializado em ferramentas de CRM como Dynamics CRM, Salesforce, Marketing Digital e Inbound Marketing aplicados ao mercado de educação. Possui experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão do Relacionamento com Cliente (CRM) e Gestão Empresarial Estratégica, Marketing Digital, Administração de Processos de Instituições de Ensino, Gestão Financeira e nas áreas de Desenvolvimento e Analise de Sistemas de Computação com ênfase em Analise de Negócios. Experiência em docência de disciplinas como “Planejamento Estratégico”, “Foco no Cliente”, “Marketing de Conteúdo” e “Gestão da Informação”.

Gabriel Custódio
Gabriel Custódio ocupa a posição de Regional Manager e lidera o relacionamento da Symplicity com as Instituições de Ensino no Brasil. Desde 2017, vem assegurando a essas Instituições, parcerias sustentáveis e duradouras com foco nos resultados aos alunos. Administrador de empresas pela UFRGS, Gabriel tem histórico em empresas de Tecnologia como Dell e Microsoft e nos últimos 6 anos tem apoiado instituições de ensino a incorporar tecnologias em seus processos de forma a impulsionar o aprendizado e os resultados de vida dos alunos.

Mauricio Della Gatta
Mauricio Della Gatta é Administrador de empresas, Diretor de Seguro Educacional da QH/MDS, há 20 anos no mercado de seguros, com soluções para Instituições de ensino. Especialista em Seguro Proteção Financeira Educacional e todas as demais especialidades, através da MDS Corretora.

Fábio Santos Carvalho
Fábio Santos Carvalho – Doutorando em Economía y Empresa (Universidade de Extremadura – UEX Espanha). Mestre em Direito em Ciências Jurídico-Politicas pela Universidade Portucalense Infanti Dom. Henrique (reconhecido pela UFG). Especialista em Gestão Empresarial e em Direito Administrativo e Gestão Pública. Bacharel em Direito, Administração e Marketing. Gestor de Relações Acadêmicas do Grupo Dom Bosco. Coordenou o Curso de Administração e Coordena a Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Aprendizagem Exponencial, Gestão Empresarial e Gestão Estratégica de Pessoas do Centro Universitário UNDB, além de ser Professor na instituição. Diretor da Ocidental Telecom. Atua em temas como Gestão do Ensino Superior, Gestão Estratégica, Direito Empresarial, Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior, Inovação no Ensino Superior, Aprendizagem Inovativa e Educação 4.0.

Gustavo Hoffmann
Fellow pela Universidade de Harvard, onde estudou metodologias ativas de aprendizagem, ensino híbrido e sala de aula invertida, consultor da Plataforma A. Já ocupou diretorias no Grupo Alis, Kroton e Anima Educação, além de participar de programas de intercâmbio em universidades como Stanford, MIT e New York State University. Fez parte do Comitê de Especialistas do Horizon Project – New Media Consortium e é membro comitê gestor do Consórcio STHEM Brasil.

Renzo Casapía
Renzo Casapía é formado em Engenharia Industrial pela Universidade de San Agustín, no Peru, e possui MBA pela HEC Montreal, afiliada à Universidade de Montreal, Canadá. Renzo ocupou cargos de liderança nas áreas de recursos humanos, vendas e marketing em organizações globais como Citigroup, IBM e National Geographic Learning, no Peru, México e Canadá.
É Diretor Geral da Cengage na América Latina, empresa líder mundial em educação e tecnologia. Renzo é consultor e mentor credenciado em Inovação. É colaborador regular da Forbes e professor de Transformação de Negócios e Data Analytics na EGADE (Tec de Monterrey), na Hult Business School, em Boston, e na EADA Business School, em Barcelona. Tem sido o principal palestrante e conferencista em negócios globais e eventos de tecnologia disruptiva, como TEDx, EMFD Americas MBA, Intel Transformation, IMEF Future of Finance, entre outros.

Mozart Neves Ramos
Mozart Neves Ramos foi Reitor da Universidade Federal Pernambuco e Secretário de Educação de Pernambuco. Foi Presidente Executivo do Movimento Todos pela Educação. Foi Diretor do Instituto Ayrton Senna. Autor de vários livros sobre Educação. Foi agraciado com os seguintes títulos: As 100 Pessoas mais Influentes do Brasil em 2008 pela Revista Época. Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França, Academia de Artes, Ciências e Letras da França, 2006. Educador Internacional do Ano, International Biographical Center – Cambridge – England, 2005. Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana, 2002. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto.

Amábile Aparecida Pacios
Amábile Aparecida Pacios é professora de Matemática e Física, gestora, autora de livros didáticos, empresária e palestrante. Lecionou e coordenou os cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Católica de Brasília por 27 anos. Na década de 90, lecionou e dirigiu o Colégio Marista de Brasília por 8 anos. A professora Amábile Pacios foi uma das idealizadoras do Programa de Avaliação Seriada – PAS – da Universidade de Brasília. Presidiu o Sindicato das Escolas Particulares do Distrito Federal por 8 anos e, também, na Associação Comercial. Presidiu a Federação Nacional da Escolas Particulares por 4 anos e hoje é a vice-presidente. Foi fundadora e hoje é vice-presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços, entidade de representação das empresas prestadoras de serviços no território nacional. Atualmente, preside o Grupo Educacional Dromos, onde atua como diretora e professora.

Joaquim Jose Soares Neto
Joaquim José Soares Neto é raduado em Física e professor titular da Universidade de Brasília, fez doutorado na Aarhus University, na Dinamarca, e pós-doutorado no Califórnia Institute of Technology, nos Estados Unidos. É membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Integra o conselho científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e tem trabalhos publicados nas áreas de avaliação educacional e de física teórica. Há mais de 15 anos, se envolve em pesquisas relacionadas à avaliação educacional.

Régis Coimbra
Régis Coimbra é Diretor de Consultoria e Experiência do Cliente para América Latina e Caribe na Blackboard há 6 anos. Com Graduação e Mestrado em Administração na linha de Estratégia, vem atuando com foco no segmento de educação e tecnologia por mais de 20 anos em empresas globais, apoiando os mais variados tipos de instituições em diferentes países na evolução de processos e tecnologia rumo ao mundo digital.

Daniele Kretli
Daniele Kretli é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e MBA Executivo pela ESPM. Atualmente cursa um Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor pela ESPM.
Atua como coordenadora do time de Tecnologias de Ensino e Aprendizagem da ESPM, responsável pela pesquisa e implantação de novas tecnologias aplicadas ao contexto educacional, além de promover a adoção tecnológica e o desenvolvimento da proficiência digital da comunidade acadêmica.

Marcelo Lima
Marcelo Lima é formado em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Com vasta experiência em comunicação e marketing, atualmente é Diretor de Marketing da Quero Educação, o maior marketplace de educação do Brasil.

Rafael Villas Bôas
Rafael Villas Bôas atua há 20 anos em gestão de marketing educacional já tendo participado como executivo, de algumas das mais importantes instituições de ensino do Brasil e em projetos de consultoria e educação em mais de uma centena de faculdades de todo país e no mundo. É autor de diversos livros, artigos e estudos sobre marketing e mercado publicados nos mais importantes veículos da indústria. Formado em Comunicação Social pela Universidade Positivo, é MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi.

Fabio Cespi
Fabio Cespi é engenheiro, pela Escola Politécnica da USP com MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FIA Fundação Instituto de Administração. Participou e conduziu inúmeros projetos de sistemas de informação nas áreas administrativa, financeira, recursos humanos, saúde e educação. Na área educacional, apoia o desenvolvimento de instituições de ensino através de soluções tecnológicas inovadoras, combinadas com o profundo conhecimento da legislação e dos processos de gestão adquiridos ao longo dos anos.

Fernando Malheiros
Fernando Malheiros possui 22 anos dedicados ao mercado educacional, com passagem pela educação básica, educação superior, cursos preparatórios para concurso, editoras e desenvolvimento corporativo . Em sua trajetória, ocupou funções como diretor de operações, pró reitor acadêmico, diretor executivo e reitor em Instituições como YDUQS, UNIGRANRIO, Grupo GEN, AFYA, CNEC e Cândido Mendes. Membro da Open Mind Brazil, Associação dos principais executivos e agentes de mudança para a discussão, aprimoramento e desenvolvimento do mercado.

Cassio Cabral Santos
Cassio Cabral Santos é mestre em Educação e Tecnologias Digitais e Doutorando em TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Educação, ambos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, colaborando como professor convidado e assistente de pesquisa no mesmo instituto. Tutor online nas disciplinas de Metodologia de Pesquisa e E-learning e Educação a Distância do programa de Mestrado em Educação e Tecnologia Digital. Membro do GPTED (Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais).

Rodolfo Bertolini
Rodolfo Bertolini frustrado com a educação tradicional e inconformado com o discurso de que as coisas são como são, Rodolfo começou a empreender muito cedo. Aos 17 anos foi pai e entendeu, pela primeira vez, o que significava a palavra “responsabilidade”. Naturalmente, as coisas foram acontecendo mais cedo que o habitual. Abriu a primeira empresa quando estava cursando o 5º período da faculdade e percebeu que não tinha aprendido quase nada que o ajudasse ou o encorajasse a seguir por essa vida difícil e maravilhosa de empreendedor. De forma resumida, chegou um dia à melhor parte dela: entrou na área de educação! Em 2005, começou a trabalhar na Celso Lisboa como professor e percebeu que amava a sala de aula. Como aluno, sempre odiou ir à escola. Era um completo desinteressado e raras foram as vezes em que passou direto. Dentro de sala, porém, encontrou sua missão: corrigir os erros e as distorções do modelo tradicional com o qual convivemos há décadas.

Pedro Guerios
Pedro Guerios é Vice-reitor Centro Universitário ENIAC.

Argemiro Severiano da Silva
Argemiro Severiano da Silva diretor Financeiro na Associação Santa Marcelina. Bacharel em Língua e Literatura Inglesa, licenciatura em Língua e Literatura Inglesa pelo PUC-Pontifícia Universidade Católica. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Unicesumar. Especialização em Direito Tributário e Mestrado em Direito Político e Econômico, com a dissertação sobre Retenção ou Permanência de alunos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Gestão de Inadimplência e Gestão da Retenção/Permanência de alunos. Autor do livro: Evitando a Evasão: Estratégias de Retenção e Permanência.

Marco Antonio Garcia de Carvalho
Marco Antonio Garcia de Carvalho é professor da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. Coordenador do GT de Tecnologias Educacionais da Metared Brasil.

Rodrigo Estevam
Rodrigo Estevam mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica da Brasília, atualmente liderando a Startup LEXP, como CEO da empresa, que tem foco em soluções de Inteligência Artificial e Analytics voltada à Educação. Graduado em Ciência da Computação, com MBA em Marketing, Criatividade e Inovação e Especialista em Redes de Computadores e formação para Executivos de TI para Educação pela universidade de Murcia, na Espanha. Também possui Certificação PMP – Project Management Professional, pelo PMI.

Wagner Sanchez
Wagner Sanchez é Pró Reitor Acadêmico da FIAP.

Bernardo Fernandez
Bernardo Fernandez é sócio da Folks Netnográfica.

Rodrigo Madeira
Rodrigo Madeira, executivo empreendedor com experiência no design de negócios digitais, ajudando Instituições de Ensino e Empresas na transição para o universo online e adoção de novas tecnologias. Ampla vivência na criação, consolidação e liderança de negócios, tanto próprios quanto de empresas internacionais. Atualmente é Gerente de Contas EdTech na AWS.

Givago Dias Mendonça
Givago Dias Mendonça – Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA – Maringá/PR) Diretor educacional, coordenador de tecnologias educacionais para o ensino superior, professor nas áreas de Direito e Negócios e consultor de soluções empresariais.

Flávia Alves Bravin
Flávia Alves Bravin é Head da Saraiva Educação, PNLD e Red Balloon no Grupo Cogna. Mestre e doutora pela FEA-USP, é professora da FIA, presidente da ABDR e Membro do Conselho da Minha Biblioteca (plataforma de conteúdo digital para o ensino superior).

Isabella Sánchez
Isabella Sánchez é Especialista em Educação e Tecnologia aplicada à Educação pela Ufscar, com ênfase em Gestão da Educação a Distância e Produção e Uso de Tecnologia na Educação. Também formada em Letras pela USP e Comunicação Social (Jornalismo) pela Faculdade Cásper Líbero. É gerente de Inteligência de Conteúdo & Multimídia da Saraiva Educação e com sua equipe produz materiais pedagógicos para instituições de ensino superior, cursos e livros de Direito para estudantes, professores e profissionais jurídicos.

Manoel Nascimento
Manoel Nascimento é o executivo de canais da Poly Brasil responsável por parcerias, formado em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, possui uma jornada de 16 anos em empresas de Tecnologia.

Luciana Peixoto da Silva
Luciana Peixoto da Silva é responsável pelas soluções de TI direcionadas às IES, formada em Administração de Empresas pela FGV, com experiência em toda a cadeia de suprimentos de tecnologia.

J.C.França
Jose CarlosFrança é mestre em Comunicação e Artes e Arquiteto pela USP. Envolvido no mundo digital desde 1993. Atualmente apoia empresas no processo de Transformação Digital junto ás soluções de Adobe Document Cloud.

Bruno Augusto Amador Barreto
Bruno Augusto Amador Barreto é Doutor em Comunicação pela UMESP/ Universidad Pontificia de Salamanca (Espanha), com MBA em Gestão Universitária.
Tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional, como Consultor e como Executivo, em Mantenedoras e Edtechs foi: Diretor de Ensino, COO e CMO na UNIGRAN Educacional, Gerente Acadêmico e do Grupo UBEC, Head de EAD da Universidade Católica de Brasília e COO no Grupo A/ + Campus.
Tem experiência na gestão de equipes e planejamento de atividades administrativas e acadêmicas; gestão da qualidade; implementação de departamentos de captação e retenção; gestão e expansão de Educação a Distância.

Vicente Scivittaro
Vicente Scivittaro é graduado em Administração de Empresas pela ESPM e Ciências Econômicas pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, com MBA Executivo pelo Insper, há mais de 15 anos no ramo de comunicações moveis passando por diversas empresas Multinacionais, hoje é Diretor Comercial de Latam da Soprano Design, umas das líderes mundiais em soluções Mobile e CPaaS.

Breno Oliveira
Breno Oliveira – Comercial com experiência em projetos educacionais. Fez parte de startups de criação de conteúdo e se especializou na construção de projetos e vendas para empresas do setor Educacional, ajudando Instituições a oferecer melhores soluções de conteúdo e tecnologia. Acredita que a educação aliada com uma boa gestão pode impulsionar futuros. Atualmente é responsável pela frente Comercial de Educação na Clicksign.