21º fnesp

Mudança de Mindset:
uma nova forma de pensar a Educação

Em 2018, o FNESP se debruçou sobre um assunto que tem transformado vários setores, incluindo o educacional, a 4ª. Revolução Industrial. Seguindo a lógica de que avanços tecnológicos têm mudado a forma como percebemos o mundo por meio de Inteligência Artificial e Robótica, por exemplo, em 2019, o maior Fórum de Ensino Superior da América Latina mergulha em outro tema que tem sido o centro de discussões de pensadores contemporâneos ligados à Educação e Psicologia e dá continuidade aos paradigmas estabelecidos pela Revolução 4.0: o Mindset.

Cunhado pela psicóloga Carol S. Dweck, da renomada Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, na obra “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, o termo tem provocado uma revolução em vários campos ao defender que a “configuração da mente” de um indivíduo é a chave para determinar suas atitudes, comportamentos, decisões e, consequentemente, uma visão de mundo positiva ou negativa, bem como seu fracasso ou sucesso.

Mais do que um traço de personalidade de uma pessoa, essa configuração da mente é um modelo mental predominante que define como um indivíduo compreende, enxerga e julga fatos e situações da vida. E esse modelo mental pode ser transformado para que uma pessoa ressignifique suas experiências e a percepção da realidade para estar mais aberto a aprender novos conhecimentos, habilidades e saberes.

Diante desse novo cenário de avanços tecnológicos e mudanças econômicas, políticas e sociais, o conceito de Mindset tem sido explorado em vários âmbitos, incluindo a Educação Superior. Ele é, então, essencial para que as Instituições de Ensino Superior auxiliem e incentivem seus estudantes, professores e colaboradores a construir mecanismos de pensamento que desenvolverão neles uma mentalidade positiva e transformadora.

Na programação do 21º FNESP, os participantes do evento acompanharão uma série de palestras sobre temas que permeiam a ideia de transformação do Mindset (configuração da mente) na esfera do Ensino Superior, com exemplos de IES que mudaram seu Mindset institucional. Quais as habilidades que os líderes educacionais precisam para estimular um novo olhar para essa nova realidade? Como reconfigurar o Mindset organizacional das IES? Essas são algumas das perguntas que tentaremos responder durante o 21º FNESP.

Prepare-se! Queremos reconfigurar a sua mente!

1º dia – 26/09/2019

9h

Abertura do Evento

9h30

Um novo olhar para uma nova realidade

Habilidades inerentes ao novo líder educacional e como essas competências se traduzem em um mundo conectado e transformado pelas mudanças da 4ª Revolução Industrial.

Leandro Karnal

Filósofo e professor

10h15

☕ Coffee-break

11h

Reconfigurando o mindset organizacional

O mundo passa por uma transformação exponencial em que a mudança de mindset organizacional se faz necessária para a sustentabilidade da IES.

Eric Mazur

Universidade de Harvard

12h45

🍴 Almoço oferecido pelo evento

14h

O valor da educação para a sociedade 4.0

A importância da educação transformadora para a formação de pessoas e cidadãos éticos em uma sociedade interconectada e sem fronteiras. A educação de qualidade aliada às demandas de uma sociedade em constante movimento, eleva o país a patamares mais altos.

Luis Alcoforado

Universidade de Coimbra

Francisco Marmolejo

Banco Mundial

16h

☕ Coffee-break

16h40

Ensino à prova de robôs

A arte de se transformar em uma IES tecnológica, reconfigurar cursos e currículos, para aperfeiçoar habilidades essenciais que nenhuma máquina é capaz de executar, formando profissionais indispensáveis para a era digital.

David Garza

Reitor
Tec de Monterrey

Conrado Schlochauer

Fundador da Teya

18h30

🥂 Coquetel e Lançamento do Livro

Debatedora

Liz Reisberg

Consultora Internacional
Boston College

2º dia – 27/09/2019

9h

Aprendizagem preditiva e machine learning

Case de sucesso: Conheça IES que estão alcançando excelentes resultados utilizando modelos estatísticos, big data e análise preditiva para o aperfeiçoamento das práticas acadêmicas.

José Cláudio Securato

Presidente
Saint Paul Escola de Negócios

Bill Cummings

Pró-Reitor de Iniciativas Estratégicas
Universidade do Sul da Flórida

10h50

☕ Coffee-break

11h

IES que mudaram o mindset institucional

Pensando no âmbito nacional, é importante discutir casos de instituições que conseguiram mudar o seu mindset institucional. Imersão, ideação, prototipagem e iteração: processos similares para um resultado que varia dependendo do DNA de cada instituição.

Oto Roberto Moerschbaecher

Pró-Reitor
Univates

Daniel Pedro Puffal

Unisinos

12h30

🍴 Almoço oferecido pelo evento

14h

O poder de transformação da educação

A educação como agente transformador de uma sociedade, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e aperfeiçoamento de habilidades socioemocionais para a formação de um cidadão competente, ético e com ampla capacidade de análise crítica.

Milton Jung

Jornalista e radialista
CBN

Débora Garofalo

Finalista do Global Teacher Prize

Angelica Natera

Diretora Executiva
LASPAU

Ricardo Paes de Barros

Instituto Ayrton Senna

15h30

Apresentação concurso HackLab

Debatedora

Liz Reisberg

Consultora Internacional
Boston College

palestrantes do 21º fnesp

Leandro Karnal
Q

Leandro Karnal

Leandro Karnal é historiador, doutor pela universidade de São Paulo (USP); professor na Unicamp e escritor. Por seu conhecimento, ideias e análises críticas, alcançou lugar privilegiado no cenário intelectual brasileiro. Atualmente é um dos mais solicitados palestrantes do Brasil. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos como O Inferno Somos Nós; Todos Contra Todos; Crer ou Não Crer; O Dilema do Porco Espinho e o recentemente lançado O Que Aprendi com Hamlet. Na mídia televisiva participa frequentemente de programas como o Jornal da Cultura, Café Filosófico CPFL, entre outros. É colunista semanal no jornal O Estado de São Paulo e presença de destaque na imprensa nacional. Suas mídias sociais já alcançaram mais de 2 milhões de seguidores. Seus vídeos e frases circulam pela internet com enorme popularidade.

Eric Mazur
Q

Eric Mazur

Eric Mazur é um físico e educador holandês, professor da Harvard University. Mazur é o pai da estratégia instrucional de ensino denominada peer instruction. A peer instruction (PI) foi constatada ser mais benéfica do que a discussão ou a aula tradicional. É membro correspondente da Academia Real das Artes e Ciências dos Países Baixos, fellow da American Physical Society e recebeu o Prêmio Presidencial Jovem Investigador pelo presidente estadunidense Ronald Reagan.

Luis Alcoforado
Q

Luis Alcoforado

Luis Alcoforado é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX). Foi Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária (2012 – 2018) e é Membro da Comissão de Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Como Professor e Investigador está ligado preferencialmente às seguintes temáticas: Educação e Formação de Adultos; Educação, Formação e Trabalho; Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação de Políticas Locais de Educação e Formação.

Francisco Marmolejo
Q

Francisco Marmolejo

Francisco Marmolejo é o Líder Especialista em Educação Superior do Banco Mundial e Coordenador da Rede de Especialistas em Educação Superior da organização. Ele atua como coordenador do grupo temático interno sobre ensino superior, o que ajuda a facilitar a troca de ideias sobre iniciativas de ensino superior em todo o mundo. Anteriormente, atuou como diretor executivo fundador do Consórcio para Colaboração da Educação Superior na América do Norte (CONAHEC), uma rede de mais de 160 instituições de ensino superior, principalmente do Canadá, Estados Unidos e México, com sede na Universidade do Arizona (UA), onde ele também foi vice-presidente assistente. Na UA, ele foi pesquisador do Centro de Estudos do Ensino Superior e da Faculdade do Centro de Estudos Latino-Americanos.

David Garza
Q

David Garza

David Garza é Ph.D. em Ciência da Computação pela Colorado State University e tem uma trajetória de mais de 30 anos com o Tecnológico de Monterrey, onde atuou em diferentes cargos acadêmicos e de liderança, como Diretor de Programas de Pós-Graduação, Diretor da Escola de Engenharia, Vice-reitor de Graduação e, atualmente, ocupa a Reitoria da instituição. Ele liderou importantes iniciativas acadêmicas relacionadas à melhoria da qualidade de alunos, corpo docente e desenvolvimento do Modelo Educacional Tec21.

Conrado Schlochauer
Q

Conrado Schlochauer

Conrado Schlochauer é fundador e membro da Teya, um ecossistema de iniciativas inovadoras em aprendizagem. Apaixonado desde que se formou na FGV, foi fundador da Affero Lab, a maior empresa de educação corporativa do Brasil. Nos últimos 20 anos, seu papel está relacionado a pesquisa e inovação e a design de experiências de aprendizagem. Mestre em Criatividade pela PUC/SP e Doutor de Aprendizagem de adultos pela Psicologia/USP. Conrado escreve com frequência para revistas e sites nacionais e realiza talks sobre Aprendizagem, Futuro e Pensamento Exponencial. É o atual Ambassador do Chapter São Paulo da Singularity University.

José Cláudio Securato
Q

José Cláudio Securato

José Cláudio Securato é doutor pela FEA/USP e é Presidente da Saint Paul Escola de Negócios e da Saint Paul Editora. Ele é o idealizador do LIT – Plataforma  de Onlearning da Saint Paul, além de ser Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo – IBEF SP.

Bill Cummings
Q

Bill Cummings

Bill Cummings é Pró-Reitor de Iniciativas Estratégicas na Universidade do Sul da Flórida (USF). Ele orienta e apoia uma ampla gama de programas em toda a universidade para aprimorar os resultados do sucesso do aluno na USF. Antes de assumir sua posição atual, ele atuou como reitor interino de graduação e como presidente da cátedra das ciências humanas e culturais na Faculdade de Artes e Ciências da USF, onde é professor titular. Cummings ganhou seu B.A. em História pela Trinity University, Mestrado em Estudos do Sudeste Asiático pela Universidade de Ohio e Ph.D. em História pela Universidade do Havaí.

Oto Roberto Moerschbaecher
Q

Oto Roberto Moerschbaecher

Oto Roberto Moerschbaecher é economista, mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates e possui MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, ele é Pró-Reitor de Administração da Univates e presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiman). Ele tem estado a frente dos projetos de reposicionamento e reconfiguração de mindset da Univates, além de constantemente ajudar na concepção de eventos sobre gestão e inovação acadêmica.

Daniel Pedro Puffal
Q

Daniel Pedro Puffal

Daniel Pedro Puffal, doutor em Administração, atualmente é professor e pesquisador nos programas de pós-graduação na Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Suas pesquisas versam sobre Ecossistemas de Inovação, Inovação Aberta e Interação Universidade-Empresa. Também atua como gestor na universidade na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, envolvido na transição de uma universidade tradicional para uma universidade empreendedora por meio da inflexão tecnológica e digital.

Milton Jung
Q

Milton Jung

Mílton Jung é jornalista, âncora do Jornal da CBN, apresentador do programa Mundo Corporativo, palestrante há 25 anos, autor do livro “É proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”, “Jornalismo de Rádio” e “”Conte Sua História de São Paulo”. É co-autor do livro “Comunicar para Liderar.

Debora Garofalo
Q

Debora Garofalo

Debora Garofalo é formada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp, e cursa Mestrado em Educação pela PUC-SP. Apaixonada por lecionar e por tecnologias, ela tem 14 anos de experiência na rede Pública de São Paulo e foi vencedora da Aprendizagem Criativa Brasil do MIT 2019 e Finalista no Top 10 Global Teacher Prize 2019, considerado o Nobel da Educação, pelo seu trabalho abordando temas relacionados a Tecnologia, Cultura Maker, Robótica com Sucata, Gêneros Digitais e Educação 4.0.

Angelica Natera
Q

Angelica Natera

Angelica Natera
Diretora Executiva – LASPAU

Ricardo Paes de Barros
Q

Ricardo Paes de Barros

Ricardo Paes de Barros é graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos, onde realizou inúmeras pesquisas focadas em questões relacionadas aos temas de desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação no Brasil e na América Latina. Entre 1990 e 1996, Ricardo foi professor visitante da Universidade de Yale e, entre 1999 e 2002, diretor do Conselho de Estudos Sociais do IPEA. Entre 2011 e 2015, foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2015, assumiu a cátedra do Instituto Ayrton Senna (IAS) no Insper e também se tornou economista-chefe desse Instituto. Como acadêmico, publicou diversos artigos e livros sobre seus temas de pesquisa, recebendo importantes prêmios em reconhecimento ao seu trabalho. Entre eles, cabe destacar o Prêmio Haralambos Simeonidis em 1995 e em 2000 e o Prêmio Mario Henrique Simonsen em 2000. Ricardo foi agraciado com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2005, eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2010 e recebeu, em 2012, a primeira edição do Prêmio Celso Furtado em Estudos Sociais, oferecido pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences – TWAS).

Liz Reisberg
Q

Liz Reisberg

Liz Reisberg é consultora internacional, PhD pelo Boston College, mestre pela University of Massachusetts Amherst e bacharel pela Bennington College, com mais de três décadas de experiência em admissões em universidades, bem como em contratação de profissionais de treinamento. Reisberg trabalha em projetos relacionados à melhoria do ensino superior. Seu trabalho de consultoria e pesquisa se concentra na reforma do ensino universitário, especialmente nas áreas de qualidade, internacionalização, melhoria do ensino e reformulação de currículo. Como pesquisadora do Centro Internacional de Ensino Superior do Boston College, ela participa de pesquisas e outros projetos com parceiros internacionais.

patrocinadores do 21º fnesp