blog do fnesp

Acompanhe todas as novidades

A partir de janeiro de 2023, as instituições de ensino superior (IES) brasileiras devem reservar 10% da carga horária de todos os cursos – presenciais e educação a distância (EAD) – para atividades de extensão.

O Ecossistema Brasília Educacional adotou a ferramenta de gestão de projetos da DreamShaper para implementar a curricularização da extensão com antecedência, ainda este ano.

Assim, a união entre a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP ou PBL, na sigla em inglês) e a extensão começa a dar os primeiros resultados. “Percebemos que os alunos em aula com professores que utilizam a ferramenta de PBL compreendem melhor este momento da educação sem tanta resistência”, destaca a diretora acadêmico-pedagógica do Ecossistema Brasília Educacional, Elisa Faria, no case preparado em parceria com a DreamShaper sobre a implementação da extensão.

Para saber todos os detalhes, clique aqui para baixar o case!

Uma nova rotina

Os professores do Ecossistema Brasília Educacional receberam formação em Aprendizagem Baseada em Projeto antes da implementação da curricularização da extensão. Segundo Faria, o treinamento foi fundamental para os docentes trabalharem um currículo mais inovador em sala de aula, gerando uma transformação acadêmica e cultural.

A interface intuitiva e com tarefas pré-definidas da ferramenta da DreamShaper também facilitou a adaptação ao PBL. E, ao mesmo tempo, otimizou a carga horária dos docentes, melhorando o processo pedagógico e a eficiência financeira da instituição. Para se ter uma ideia, a cada 100 horas de trabalho, o tempo de acompanhamento do professor é de 15 horas.

“Com a ferramenta da DreamShaper, o professor está otimizando o seu tempo, pois ele tem a sua disposição uma interface em tempo real muito mais produtiva. O professor horista, por exemplo, entende que a sua hora de trabalho será melhor aproveitada”, reforça Faria.

Por fim, com a ferramenta, os docentes e coordenadores dos cursos asseguram o registro automatizado das evidências dos alunos – o que também agiliza a consulta a esses dados quando necessário. Dessa maneira, a instituição consegue direcionar todos os esforços para o processo de ensino e aprendizagem.

“Antes, alguns professores registravam as evidências, mas a grande maioria não. Na hora da avaliação do Ministério da Educação (MEC), para comprovar as evidências, nós tínhamos que ir atrás dos docentes para solicitar os registros de questões do passado que eles não lembravam mais qual tinha sido a tramitação”, explica Faria.

Benefícios para professor e aluno

A diretora pedagógica do Ecossistema Brasília Educacional garante que os professores que realizam o planejamento e o acompanhamento dos projetos na ferramenta da DreamShaper têm mais adesão dos alunos e, consequentemente, alcançam melhores resultados.

Tudo começa com o diagnóstico dos problemas da comunidade – uma etapa facilitada pela ferramenta. É a partir dessas demandas que os estudantes desenvolvem projetos multidisciplinares e alinhados aos portfólios dos cursos, buscando soluções que melhorem a vida dos moradores da região.

O feedback entre professor e aluno é realizado em tempo real e durante todo o projeto, em um modelo de avaliação alinhado às necessidades da educação do século XXI. Com isso, a prática docente também ganha novos contornos, uma vez que o professor assume o papel de tutor.

Expansão

Atualmente, a Aprendizagem Baseada em Projeto faz parte da rotina de 145 turmas do Ecossistema Brasília Educacional, tendo como base a ferramenta da DreamShaper. Até o fim do primeiro semestre de 2022, além da curricularização da extensão, a solução será adotada nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e em projetos interdisciplinares, em mais um passo da transformação IES através das metodologias ativas.

Para baixar o case “Implementação da Curricularização da Extensão com a DreamShaper”, clique aqui!

Sobre a DreamShaper

A DreamShaper é uma EdTech especializada em Aprendizagem Baseada em Projeto que apoia Instituições de Ensino em mais de 20 países na implementação de metodologias ativas, por meio da sistematização do trabalho com projetos de forma inovadora e eficiente.

Clique para saber mais sobre a DreamShaper


Veja também:

Acompanhe nossas redes sociais:

| | | |


Posts relacionados