Entrega da Certificação do Sistema de Autoavaliação do Semesp (Foto: Semesp/Juliana Freitas e Luiz Kagiyama)

No segundo dia do 27º FNESP, a Rede de Autoavaliação do Semesp fez a entrega de certificações a 50 IES que implantaram o Sistema de Autoavaliação do Semesp. Durante a entrega, o coordenador da Rede, Paulo Sergio Macuchen Nogas, presidente da CPA da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), apresentou os resultados da implantação dessa metodologia de análise, que considera as missões, especificidades, diferenças de contexto e assimetrias geográficas, sociais e culturais das instituições de ensino superior participantes. “Com a adoção do instrumento criado pelo Semesp, as instituições certificadas estão se desafiando por meio de um olhar crítico, para que haja melhoria no seu processo de avaliação”, afirmou Paulo Nogas.

O coordenador da Rede de Autoavaliação do Semesp relatou o nível atual de maturidade do trabalho implantado, cuja estrutura geral foi estabelecida por meio de cinco grandes áreas. “As quatro primeiras são desenvolvimento institucional, governança e gestão de recursos, atuação e políticas acadêmicas, e sustentabilidade e ESG. A quinta área representa a principal inovação do modelo, centrado na meta-avaliação, que indica como a IES se apropria do processo para o seu autodesenvolvimento e para o seu ganho de maturidade”, descreveu Nogas.

A integrante da Rede de Autoavaliação do Semesp e coordenadora adjunta da CPA do Centro Universitário do Pará (Cesupa), Soanne Soares Lira, apresentou os dados de atualização do instrumento com a criação de 17 novos descritores. “Estamos na terceira rodada, que envolve a avaliação interpares, durante a qual acompanhamos presencialmente os resultados do desenvolvimento do modelo em quatro IES e aferimos a sua evolução”, afirmou a coordenadora, ressaltando que entre as todas as IES participantes do sistema a área de desenvolvimento institucional foi a que apresentou os melhores resultados.

Paulo Nogas fez questão de destacar um diferencial importante do Sistema de Autoavaliação do Semesp: “Nós não fazemos ranking!”, afirmou. Segundo o coordenador da Rede de Autoavaliação do Semesp, “nosso trabalho evidencia a autoavaliação como um processo de crescimento, no qual a cooperação é fundamental para potencializar o seu significado, pois é com a troca de informações permanente entre as IES participantes que podemos alcançar resultados. Nosso compromisso é crescer”, finalizou.