Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o 27º FNESP contará com o Espaço EcoTroca, uma ativação interativa que estimulará a conscientização de práticas sustentáveis. A iniciativa convidará o público a refletir sobre o papel da educação e da cooperação na construção de um futuro mais equilibrado e sustentável.
No local, os participantes acumularão pontos ao reabastecer recipientes nos pontos de hidratação ou ao entregar materiais recicláveis, que permitirão jogadas em um game com recompensas. A cada meta coletiva alcançada, novas premiações serão sorteadas, reforçando a importância do engajamento conjunto, assim como do descarte e gestão adequados de resíduos e do consumo responsável de recursos.
“O FNESP sempre foi um espaço de reflexão e inovação, e neste ano reforçamos esse compromisso com a sustentabilidade por meio do Espaço EcoTroca. Essa ação traduz em gestos concretos o tema que nos guia — O Poder da Educação para um Planeta Vivo — ao engajar cada participante em práticas que estimulam o consumo consciente, a gestão correta de resíduos e o impacto coletivo. Ao alinhar o maior fórum de ensino superior da América Latina aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, reafirmamos que a educação é um vetor essencial para transformar comportamentos e inspirar um futuro mais responsável e sustentável”, afirma Lúcia Teixeira, presidente do Semesp.
Desenvolvido em parceria com a organização Espaço Urbano, o EcoTroca integra um projeto-piloto de inovação socioambiental já reconhecido em diferentes contextos, inclusive em iniciativas apoiadas pela Fundação Banco do Brasil e aplicadas na Amazônia.
O 27º FNESP – O Poder da Educação para um Planeta Vivo, maior fórum de ensino superior da América Latina, acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo. As inscrições estão abertas aqui.






























