Com o tema “O Poder da Educação para um Planeta Vivo”, o 27º FNESP está cada vez mais próximo e acontece nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, no Convention Hall do Distrito Anhembi, em São Paulo. Inspirada pelo sucesso da edição anterior, a proposta para este ano segue apostando em uma programação dinâmica, com ampliação das salas simultâneas, espaços para debates focados e participativos.
Divididos em três salas, que acontecem paralelamente à programação central, os espaços de conteúdos simultâneos são ideais para discussões segmentadas e interativas. O formato promete enriquecer os debates, trazendo perspectivas institucionais pertinentes a temas como políticas públicas, regulação do setor, qualidade acadêmica e inovação educacional, sustentabilidade, IA, marketing, inclusão, crédito estudantil, avaliação, pós-graduação, governança e mais.
Um destaque deste ano é a presença de integrantes do Ministério da Educação (MEC) nas salas simultâneas, uma oportunidade única de diálogo direto entre autoridades governamentais e representantes de instituições de ensino superior: Daniel de Aquino Ximenes, diretor da Diretoria de Regulação da Educação Superior, participa de uma sala simultânea com o tema Legislação educacional e o marco regulatório; Ulysses Tavares Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior do INEP, e Suzi Mesquita Vargas, coordenadora-Geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior – INEP, participam de sala sobre Novas Perspectivas da Avaliação do Ensino Superior.
Não há necessidade de inscrição prévia para acompanhar as salas simultâneas. Elas são sujeitas à lotação, mas o espaço cresceu em relação à edição anterior, saltando de 30 para 50 vagas por sessão. Confira a programação das “Salas Simultâneas” no site do FNESP para mais detalhes sobre horários, temas específicos. As inscrições para o 27º FNESP já estão abertas e podem ser feitas aqui.






























