ASSISTA A GRAVAÇÃO

Venha descobrir os desafios e oportunidades que o ChatGPT oferece para a educação! No dia 14/02, você terá a chance de participar do webinar gratuito “ChatGPT – Desafios e Oportunidades para a Educação”. Direcionado a profissionais da área de educação superior, este evento tratará sobre como o ChatGPT pode ajudar ou atrapalhar dentro da sala de aula. A realização é do Consórcio Sthem Brasil, MetaRed, IVEPESP e Semesp. Não perca esta oportunidade de ampliar seus conhecimentos e debater sobre o futuro da educação! Inscreva-se agora.

Você sabe do que a inteligência artificial é capaz? O texto acima foi gerado pelo ChatGPT em poucos segundos, fornecendo apenas informações básicas. A IA é capaz de gerar conteúdos completos e responder às mais difíceis questões. Chegou a hora de usar a tecnologia a nosso favor!



O ChatGPT pode ajudar nas instituições de ensino superior de várias maneiras, tais como:

  • Auxiliar na pesquisa: o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta de pesquisa, ajudando os estudantes e professores a encontrar informações relevantes e confiáveis.
  • Agilizar a correção de trabalhos: o ChatGPT pode ser treinado para corrigir trabalhos, tornando este processo mais rápido e eficiente.
  • Melhorar a comunicação: o ChatGPT pode ser usado como um assistente virtual para responder a perguntas frequentes e ajudar na comunicação entre professores, estudantes e funcionários.
  • Aumentar a inclusão: o ChatGPT pode ser usado para traduções em tempo real, tornando o ensino mais inclusivo para alunos com diferentes necessidades linguísticas.
  • Oferecer aulas personalizadas: o ChatGPT pode ser usado para criar aulas personalizadas, baseadas no nível e interesses de cada aluno.

O ChatGPT também pode apresentar alguns desafios e atrapalhar dentro das instituições de ensino superior, tais como:

  • Erros na informação: como o ChatGPT é treinado com base em dados disponíveis na internet, ele pode gerar informações erradas ou desatualizadas.
  • Falta de compreensão: o ChatGPT pode ter dificuldades para compreender perguntas complexas e contextuais, resultando em respostas equivocadas.
  • Dependência excessiva: a dependência excessiva do ChatGPT pode levar a uma perda de habilidades críticas, como pensamento independente e solução de problemas.
  • Questões éticas: o uso do ChatGPT pode levantar questões éticas, como a privacidade de dados e o uso ético da inteligência artificial.
  • Desvalorização do trabalho humano: o uso excessivo do ChatGPT pode levar a uma desvalorização do trabalho humano e da importância da interação humana no ensino e aprendizagem.

 


ASSISTA A GRAVAÇÃO

 

Profa. Lúcia Teixeira

Presidente do Semesp e Presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Fabio Reis

Diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp e Presidente do consórcio Sthem Brasil

Marco Antônio Garcia de Carvalho

Coordenador do GT TecEdu MetaredTIC Brasi

Helio Dias

Associado do IF/USP Presidente do IVEPESP

As Possibilidades do ChatGPT na Educação: Uma Análise da Inteligência Artificial em Ação

Prof. Helio Dias

Associado do IF/USP Presidente do IVEPESP

Maurício Garcia

Conselheiro Acadêmico do Inteli

Prof. Justino

Diretor de Ensino do Instituto Federal Goiano

MODERADORA:

Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis

Pesquisadora em Metodologias Ativas e Aprendizagem Ativa e Resultados de Aprendizagem

Explorando as Fronteiras da IA na Educação: o ChatGPT e suas Aplicações

 

Pedro Guerios

Vice-Reitor do Centro Universitário ENIAC

Rodrigo Estevam

CEO & Founder da LEXP

Rosa Maria Vicari

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Instituto de Informática da UFRGS (INF) e coordenadora da Cátedra UNESCO em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação

MODERADORA:

Michelle Hanne Soares de Andrade

Especialista em Computação e Tecnologia da Informação