Venha descobrir os desafios e oportunidades que o ChatGPT oferece para a educação! No dia 14/02, você terá a chance de participar do webinar gratuito “ChatGPT – Desafios e Oportunidades para a Educação”. Direcionado a profissionais da área de educação superior, este evento tratará sobre como o ChatGPT pode ajudar ou atrapalhar dentro da sala de aula. A realização é do Consórcio Sthem Brasil, MetaRed, IVEPESP e Semesp. Não perca esta oportunidade de ampliar seus conhecimentos e debater sobre o futuro da educação! Inscreva-se agora.
Você sabe do que a inteligência artificial é capaz? O texto acima foi gerado pelo ChatGPT em poucos segundos, fornecendo apenas informações básicas. A IA é capaz de gerar conteúdos completos e responder às mais difíceis questões. Chegou a hora de usar a tecnologia a nosso favor!
O ChatGPT pode ajudar nas instituições de ensino superior de várias maneiras, tais como:
- Auxiliar na pesquisa: o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta de pesquisa, ajudando os estudantes e professores a encontrar informações relevantes e confiáveis.
- Agilizar a correção de trabalhos: o ChatGPT pode ser treinado para corrigir trabalhos, tornando este processo mais rápido e eficiente.
- Melhorar a comunicação: o ChatGPT pode ser usado como um assistente virtual para responder a perguntas frequentes e ajudar na comunicação entre professores, estudantes e funcionários.
- Aumentar a inclusão: o ChatGPT pode ser usado para traduções em tempo real, tornando o ensino mais inclusivo para alunos com diferentes necessidades linguísticas.
- Oferecer aulas personalizadas: o ChatGPT pode ser usado para criar aulas personalizadas, baseadas no nível e interesses de cada aluno.
O ChatGPT também pode apresentar alguns desafios e atrapalhar dentro das instituições de ensino superior, tais como:
- Erros na informação: como o ChatGPT é treinado com base em dados disponíveis na internet, ele pode gerar informações erradas ou desatualizadas.
- Falta de compreensão: o ChatGPT pode ter dificuldades para compreender perguntas complexas e contextuais, resultando em respostas equivocadas.
- Dependência excessiva: a dependência excessiva do ChatGPT pode levar a uma perda de habilidades críticas, como pensamento independente e solução de problemas.
- Questões éticas: o uso do ChatGPT pode levantar questões éticas, como a privacidade de dados e o uso ético da inteligência artificial.
- Desvalorização do trabalho humano: o uso excessivo do ChatGPT pode levar a uma desvalorização do trabalho humano e da importância da interação humana no ensino e aprendizagem.
![]() |
Profa. Lúcia Teixeira
Presidente do Semesp e Presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) |
![]() |
Fabio Reis
Diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp e Presidente do consórcio Sthem Brasil |
![]() |
Marco Antônio Garcia de Carvalho
Coordenador do GT TecEdu MetaredTIC Brasi |
![]() |
Helio Dias
Associado do IF/USP Presidente do IVEPESP |
As Possibilidades do ChatGPT na Educação: Uma Análise da Inteligência Artificial em Ação
![]() |
Prof. Helio Dias
Associado do IF/USP Presidente do IVEPESP |
![]() |
Maurício Garcia Conselheiro Acadêmico do Inteli |
![]() |
Prof. Justino Diretor de Ensino do Instituto Federal Goiano |
![]() |
MODERADORA: Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis Pesquisadora em Metodologias Ativas e Aprendizagem Ativa e Resultados de Aprendizagem |
Explorando as Fronteiras da IA na Educação: o ChatGPT e suas Aplicações
![]() |
Pedro Guerios Vice-Reitor do Centro Universitário ENIAC |
![]() |
Rodrigo Estevam CEO & Founder da LEXP |
![]() |
Rosa Maria Vicari Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Instituto de Informática da UFRGS (INF) e coordenadora da Cátedra UNESCO em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação |
![]() |
MODERADORA: Michelle Hanne Soares de Andrade Especialista em Computação e Tecnologia da Informação |