O Semesp transcende fronteiras e coloca o Brasil na rota do que existe de melhor em termos de educação superior. Seja lá onde a inovação do conhecimento e a qualidade de ensino se fazem presentes, arrumamos nossas malas e vamos ao encontro de experiências e práticas educacionais diferentes ao redor do mundo.

Dando continuidade ao seu pioneirismo na realização de visitas técnicas internacionais, o Semesp leva, mais uma vez, gestores e mantenedores brasileiros para países referência em educação superior de qualidade.

Depois da Alemanha, Austrália, Canadá, China, Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Finlândia e outros, em 2019, Índia e Singapura entram em nossa rota de conhecimento e são as estrelas da 11ª Missão Técnica Internacional do Semesp.

Entre os dias 30 de abril e 12 de maio, o Semesp apresentará uma intensa programação de cursos, visitas guiadas e palestras a IES e entidades de educação dos dois países para que nossos líderes conheçam estruturas, práticas educacionais, tecnologia, marketing, modelos acadêmicos e de aprendizagem disseminados nesses dois gigantes do ensino superior.

O objetivo é importar para o Brasil o máximo de conhecimento de ponta e práticas educacionais louváveis para que gestores e mantenedoras avaliem o que é possível ser adaptado e aplicado à nossa realidade.

Marque na sua agenda! São apenas 35 vagas. As inscrições podem ser realizadas até o final de março.

Vale lembrar que os participantes terão acesso à tradução simultânea para toda a programação oficial da missão.

 07h40 – Saída do ônibus do hotel para as visitas do dia – National University of Singapore (NUS)

A National University of Singapore (NUS) é classificada consistentemente como uma das melhores universidades do mundo. É a primeira universidade de pesquisa autônoma em Cingapura e a primeira IES a ser fundada no país. NUS é uma universidade focada em pesquisa, oferecendo uma ampla gama de disciplinas, incluindo as ciências, medicina e odontologia, design e ambiente, direito, artes e ciências sociais, engenharia, negócios, computação e música, tanto em graduação como pós-graduação.

Capacitação Executiva para Líderes do Ensino Superior: Recalibrating Higher Education: Insights from Singapore – National University of Singapore – NUS

Temas e atividades:

08h30 – 09h00 – Boas-vindas e divisão do grupo em equipes para desenvolvimento de atividades.

09h00 – 10h30 – Overview of Education Policy Making in Singapore

10h30 – 11h00 – Tea-Break

11h00 – 12h30 – Financial and Revenue Management in Singapore’s Universities

12h30 – 13h30 – Almoço

13h30 – 15h00 – Promoting Civic Education in Schools: How General Education is viewed in Singapore?

15h00 – 15h30 – Tea Break

15h30 – 17h00 – Universities as Platforms for Lifelong Learning

17h00 – Visit to the National University of Singapore’s University Town

 

Capacitação Executiva para Líderes do Ensino Superior: Recalibrating Higher Education: Insights from Singapore – National University of Singapore – NUS

Temas e atividades:

09h00 – 10h30 – Leadership in the Higher Education: How do we Prepare our Graduates to be Future-Ready?

10h30 – 11h00 – Tea-Break

11h00 – 12h30 – Internationalizing Education: What can we Learn from Singapore’s Experiences

12h30 – 13h30 – Almoço

13h30 – 15h00 – A Case Study of Admissions, Outcomes and Employment Prospects in Brazil

15h00 – 15h30 – Tea Break

15h30 – 17h00 – The Future Curriculum of Universities: How do we Strengthen it?

09h30 – 12h00 – Visita a NAAC – National Assessment and Accreditation Council

A National Assessment and Accreditation Council (NAAC) é uma organização que avalia e credencia IES na Índia. É um órgão autônomo financiado pela Comissão de Concessões da Universidade do Governo da Índia, com sede em Bangalore. A NAAC avalia as instituições pela sua conformidade com os padrões de qualidade em termos de desempenho relacionados aos processos e resultados educacionais, currículo, processos de ensino-aprendizagem, corpo docente, pesquisa, infraestrutura, recursos de aprendizagem, organização, governança, bem-estar financeiro e serviços estudantis.

15h00 – 18h30  – Dr. Ambedkar Institute of Technology

Dr. Ambedkar Institute of Technology (Dr. AIT) é uma faculdade autônoma de Engenharia, oferecendo cursos de graduação e mestrados.  O instituto recebeu autonomia acadêmica, o que significa que pode enquadrar seu próprio currículo e conduzir seus próprios exames. O instituto faz parte de 14 faculdades selecionadas para receber a assistência do Banco Mundial através do Programa de Melhoria da Qualidade da Educação Técnica (TEQIP).

09h00 – 12h00 – Visita na Wadhwani Foundation

A Fundação Wadhwani é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é acelerar o desenvolvimento econômico na Índia e em outras economias emergentes, através da transformação de vidas e criação de empregos de alto valor. O objetivo da fundação é criar 10 milhões de emprego de alto valor no mundo. São considerados empregos de algo valor aqueles que podem sustentar uma família de até 4 pessoas.

A Wadhwani Foundation faz isso através de quatro principais ações:

1 – Transformar pessoas por meio da educação;

2 – Desenvolver competências;

3 – Gerar inovação;

4 – Inspirar e formar empreendedores

12h00 – 14h00 – Almoço oferecido pela Wadhwani Foundation

15h00 – 18h00 – Visita na Infosys

A Infosys é uma empresa multinacional indiana que é líder mundial em serviços de consultoria de negócios, tecnologia da informação e terceirização. Eles têm operações em 45 países, ajudando seus clientes a navegar a transformação digital. Tem sua sede em Bangalore, Karnataka, Índia. A Infosys é a segunda maior empresa de TI da Índia.

20h00 – 20h40 – Encontro com Mohandas Pai – Chairman Manipal Global Education Services

T.V. Mohandas Pai é o Presidente da Manipal Global Education. Ele é ex-diretor da Infosys, tendo chefiado as operações referentes à Administração, Educação e Pesquisa, Financeiro e RH do Infosys Leadership Institute. Ele foi eleito o ‘CFO do ano’ em 2001 pela IMA India. Ele ganhou o prêmio de “Melhor CFO na Índia” da Finance Asia em 2002.

09h00 – 12h00 – Atividades na sede do Banco Mundial

Com 189 países membros, funcionários de mais de 170 países e escritórios em mais de 130   localidades, o Banco Mundial é uma parceria global única: são cinco instituições que trabalham por soluções sustentáveis ​​que reduzem a pobreza e constroem prosperidade compartilhada nos países em desenvolvimento.

Temas e atividades:

– Encontro com o Ministro da Educação Superior da Índia, Mr. Subrahmanyan

– O papel do banco mundial e as tendências do Ensino Superior
Francisco Marmolejo – Diretor de Educação Superior do Banco Mundial

– As perspectivas da educação na Índia e as possibilidades de cooperação
Associação das Universidades da Índia

– O Ensino Superior no Brasil e as perspectivas de colaboração
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

– Rodada de diálogos
Reitores e pesquisadores da educação indiana.

15h00 – 18h00 – Visita na Indian Institute of Technology – IIT

Os Indian Institutes of Technology (IITs) são institutos públicos autônomos de ensino superior, localizados na Índia. As IITs têm um processo de admissão comum para alunos de graduação, focado no resutado de um exame. As IITs têm um processo de admissão comum para admissões de graduação e tem pólos em 27 diferentes cidades, oferecendo cursos de graduação, mestrado e doutourado nas mais diversas áreas.

11h00 – 17h30 – Visita na O.P Jindal Global University

A O.P. Jindal Global University (JGU) é uma universidade global sem fins lucrativos criada pelo governo de Haryana. A JGU é uma das poucas universidades na Ásia que mantém uma proporção de 1:10 entre docentes e estudantes, e possui professores da Índia e de diferentes partes do mundo com excelentes qualificações acadêmicas e experiência. A JGU é uma universidade com pesquisa intensiva , profundamente comprometida com seus valores institucionais básicos de interdisciplinaridade e pedagogia inovadora; pluralismo e rigor acadêmico; e globalismo e envolvimento internacional.

Temas e atividades:

10h15 – Arrival of the Delegation at JGU (O.P. Jindal Global University)

11h00  – 11:30 – High Tea

11h30 – 12h30 – Interactive session with the Deans/Senior Faculty  members of the JGU schools

12h30 -13h00 – Campus Tour

13h00 – 14:00 – Lunch

14h00 – 15h30 – Interactive session on ‘Higher Education’ by the Vice Chancellor , JGU. The following aspects are expected to be covered during the aforementioned session.

  • The regulation of the private higher education system in India
  • Higher Education Research, Innovation and , profile of the students,
  • Technologies applied to Higher Education
  • Relations between the Academic World and the Productive Sector
  • Training of Professors and Internationalization

15h30 – 16h00 – High Tea

16h00 – 17h00 – Lecture by Mr. N Ravi, Editor in Chief, The Hindu on ‘The Indian Media and Education: Freedom, Responsibility and Accountability’

17h00 – The Delegation Departs for Delhi

20h30 – 23h30 – Apresentação dos Grupos em Jantar de Encerramento oferecido pelo Grupo A