O Semesp decidiu suspender sua 12ª Missão Técnica Internacional à África do Sul, que seria realizada no próximo mês de abril. Diante da disseminação da pandemia do novo coronavírus, a entidade preferiu não expor os mantenedores e gestores de instituições de ensino superior que viajariam àquele país para conhecer modelos de educação de IES na Cidade do Cabo, Johanesburgo e Pretória, destino escolhido pelos próprios associados do Semesp em pesquisa on-line..

“Ao longo de 11 anos, o Semesp realizou Missões Técnicas em países como China, Índia, Japão, Singapura, Finlândia, Estados Unidos e Alemanha. Mas decidimos reavaliar a viagem deste ano para não submeter os participantes da Missão ao risco de contágio pelo covid-19, a exemplo do que grandes grupos globais estão fazendo em relação a seus eventos internacionais”, anunciou o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Nos últimos dias, organizações como IBM, Facebook, Google cancelaram seus grandes eventos. O Google cancelou o Women Will, evento de empreendedorismo que seria realizado em São Paulo. O Facebook anunciou que não vai realizar presencialmente a conferência F8, um mega evento destinado a desenvolvedores, previsto para maio na cidade de San Jose, na Califórnia. Também foi cancelado o SXSW (South by Southwest), um dos maiores eventos de inovação do mundo, que se realizaria em  Austin, nos EUA.  A IBM anunciou que retirou a sua participação da conferência RSA, de cibersegurança, prevista para San Francisco, também nos EUA. E a GSMA, organizadora do Mobile World Congress, que aconteceria em Barcelona, na Espanha, decidiu que a edição deste ano não acontecerá mais, devido aos riscos causados pelo coronavírus. O avanço da epidemia também provocou o cancelamento de outros eventos na Europa, como o Salão do Automóvel de Genebra, apesar da perda para as marcas, que investiram grandes quantias na sua realização.

“O Semesp lamenta profundamente a situação, mas considera que a prioridade deve ser a saúde dos participantes da Missão”, afirmou o diretor executivo ao anunciar a decisão da suspensão, informando que no momento oportuno será notificada para o setor a continuidade das Missões Técnicas Internacionais promovidas pela entidade.