Evolução do ensino superior em discussão na 11ª edição da Jornada Regional

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, abrirá o evento apresentando um panorama econômico completo e atualizado. Entre os dados levantados estão o número total de matrículas, ingressantes e concluintes dos cursos presenciais nas IES públicas e privadas e o número de matrículas dos cursos a distância e tecnológicos; os 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES de cada cidade, as taxas de evasão, retenção, inadimplência e escolarização líquida, empregados por grau de instrução, evolução dos financiamentos do FIES, o número de bolsas ofertadas pelo ProUni e algumas novidades como os inscritos no Pronatec e o número de alunos por região do Brasil que tiraram mais de 450 pontos no Enem.

Para a diretora do Segmento Universidade do Semesp e reitora da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), professora Elmara Lucia de Oliveira Bonini, “as Jornadas Regionais são importantes por aproximar o Semesp das Instituições Regionais, o que permite que a entidade conheça mais de perto as dificuldades enfrentadas. Com isso, juntamente com as mantenedoras, o Semesp pode encontrar mecanismos de apoio adequados à realidade vivenciada e em situações que afetam todas as instituições, como é o quadro atual relativo ao Fies.”

A apresentação vai revelar também dados sobre a procedência do aluno que finaliza o ensino médio, as divisões das instituições de ensino superior por organização acadêmica, além do valores médios das mensalidades, da hora/aula do docente, das matrículas nos cursos de pós-graduação.

O diretor jurídico do Semesp, José Roberto Covac, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2015, principalmente nos planos de financiamento estudantil. Já o líder do Laboratório de Metodologias Inovador do Unisal, Unidade Lorena, professor Antônio Sávio, abordará a eficácia da aprendizagem ativa. Por fim, o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, professor Márcio Sanchez, orientará os profissionais de ensino superior como fazer o planejamento estratégico em tempos de crise e conseguir uma gestão mais produtiva.