17º fnesp

18º Fnesp

Economia da Educação:
geração de valor para a sociedade

O 17º FNESP vai abordar nos dias 24 e 25 de setembro o tema Economia da Educação, convidando os participantes a refletirem sobre o valor que a Educação gera para a sociedade e a reavaliarem a eficiência e a eficácia dos investimentos realizados pelos gestores da educação e dos programas de financiamento estudantil.

Ao propor um amplo debate sobre a formação do capital humano necessário para o desenvolvimento do Brasil, especialmente em um ambiente de crise econômica, o evento pretende gerar um conjunto de orientações e de alternativas voltadas para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade da IES públicas e privadas.

A reflexão abrangerá a eficiência dos modelos de ensino, a integração de ensino e tecnologia e a reorganização dos espaços de aprendizagem em relação às demandas dos jovens. A parceria entre o setor público e privado e o investimento em Educação também constituirão elementos estratégicos a serem considerados, caso o país pretenda ser protagonista na sociedade do conhecimento.

Dados como os relatórios da OECD — Organisation for Economic Cooperation and Development mostram que há uma relação entre investimento na Educação e melhoria da qualidade, desde que os recursos aplicados obedeçam a planos bem executados, controle dos gastos e exigência de resultados. No caso do Brasil, o PNE — Plano Nacional da Educação determina que 10% do PIB deverão ser destinados à Educação, recursos que contribuirão para o aumento da demanda educacional e o desenvolvimento do país, desde que haja conhecimento sobre a dinâmica da Educação, visão de futuro, cooperação, monitoramento dos resultados e capacidade de replanejamento.

O evento deverá mostrar que as instituições de ensino superior podem exercer um papel estratégico fundamental neste processo, sendo corresponsáveis pela geração de empregos, investimentos em infraestrutura e impacto na economia local, regional e nacional. Para isso, no entanto, precisarão dialogar e intensificar sua relação com diversos setores que empregam os egressos, além de compreender o perfil dos jovens e dos profissionais do século 21, cujas demandas serão cada vez mais diferenciadas, e que não consumirão modelos de ensino convencionais, com pouca utilização de tecnologia e processos de aprendizagem não focados no protagonismo dos estudantes.

1º dia – 24/09/2015

8h30

Credenciamento e recepção

9h

Abertura

9h30

Panorama da Economia e os impactos no setor educacional

Henrique Meireles

Ex-presidente do Banco Central do Brasil

10h30

☕ Coffee-break

11h

O impacto da educação superior no crescimento econômico dos países e na redução das desigualdades

Dirk Van Damme

Centre for Educational Research and Innovation – CERI / OECD

13h

🍴 Almoço

14h

A importância de sistemas de educação diversificados para a maximização do valor da educação para a sociedade

Mozart Ramos Neves

Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna

15h30

☕ Coffee-break

16h

O papel das IES na formação das pessoas e seu efeito multiplicador na sociedade

18h

🥂 Coquetel de networking e Lançamento do Livro

2º dia – 25/09/2015

9h

Como trabalhar inovação e gestão das mudanças por meio do ensino híbrido, do currículo, dos docentes e do uso da tecnologia

Vidal Martins

Pró-Reitor Acadêmico da PUC-PR

John O’Brien

CEO da Educause

10h30

☕ Coffee-break

11h

O que os estudantes esperam das IES e como adequar o modelo de ensino superior para garantir a inclusão

Alfredo Motta

Coautor do livro “Código Y – decifrando a geração que está mudando o país”

Arapuan Neto

Unisuam – RJ

13h

🍴 Almoço

14h

O papel estratégico da educação para a sociedade

15h

Encerramento

patrocinadores do 17º fnesp