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No próximo dia 27 de junho, o Semesp realizará o terceiro episódio da série de webinares Educação & Democracia: Novas propostas de Políticas Públicas para o Ensino Superior, que pretende debater soluções para o ensino superior brasileiro.

O terceiro episódio contará com a participação de António M. Rochette Cordeiro, da Universidade de Coimbra; Sergio Firpo, Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco, além de Renato Pedrosa, assessor na área de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesp. Eles irão analisar e debater o documento Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro 2022, produzido pelo Semesp e lançado agora em maio. O debate será conduzido por Cleunice M. Rehem, diretora-presidente da Associação Fórum Nacional das Mantenedoras de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (BrasilTEC).

Em ano de eleições, o Semesp assume mais uma vez seu protagonismo no setor e promove a discussão de temas importantes para a melhoria da educação superior, um dos pilares de desenvolvimento e sustentação de qualquer país.

100% Online, via plataforma Zoom
Data: 27 de junho de 2022
Horário: 10h

EVENTO GRATUITO

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Profª Dra. Lúcia Teixeira
– Presidente do Semesp

 

 

António M. Rochette Cordeiro – Universidade de Coimbra
Doutor em Geografia e professor nos Departamentos de Geografia e Arquitetura da Universidade de Coimbra. Integra o projeto europeu H2020 – “URBiNAT – Healthy corridors as drivers of social housing neighborhoods for the co-creation of social, environmental and marketable – NBS”, bem como  o projeto Erasmus + “CoReD – Collaborative Re-Design with Schools “Getting together to change school space”. KA2 – Cooperation for innovation and the exchange of good practice – KA201 – Strategic Partnerships for school education”. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC), no qual integra o Grupo de Investigação “Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais”, e é  coordenador do Núcleo de Investigação “Territórios e Educação” . No âmbito dos diferentes caminhos trilhados ao nível da investigação, nomeadamente em Políticas Públicas – Educação e Ordenamento, Planeamento de Equipamentos Coletivos e Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade e Espaços Urbanos – publicou mais de duas centenas de trabalhos – livros, capítulos de livros, artigos, notas e relatórios técnicos -, num contexto onde a interdisciplinaridade sai realçada. Relativamente a projetos de transferência de conhecimento, coordenou dezenas de projetos protocolados entre a Universidade de Coimbra e o Ministério da Educação de Portugal, assim como com dezenas de municípios e de Comunidades Intermunicipais.

Sergio Firpo – INSPER
Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco, Coordenador do Centro de Ciência de Dados e ex-Diretor de Pesquisa do Insper. Economista, com graduação pela Unicamp, mestrado em Economia pela PUC-Rio, mestrado em Estatística e Doutorado em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Foi professor assistente dos departamentos de Economia da Universidade da Columbia Britânica (Canadá) e da PUC-Rio e professor associado da EESP-FGV. Como consultor, tem colaborado para o Banco Mundial, BID, PNUD, CNI, FAPESP, TCU, Fundação Itaú Social e Instituto Unibanco, Itaú Educação e Trabalho. É colunista da Folha de São Paulo.

Renato Pedrosa – Assessor na área de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesp
Atualmente Assessor na área de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesp, onde desenvolve estudos e análises sobre CT&I em SP e Brasil, com ênfase na área de ensino superior, incluindo graduação, pós-graduação e pesquisa, incluindo o impacto de políticas públicas nestas áreas. É docente aposentado do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, onde atuava na área de políticas para o ensino superior. Foi coordenador do Vestibular da Unicamp, quando colaborou para a implementação de programas de ação afirmativa na universidade, e representante acadêmico na Comissão nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), entre 2017 e 2019, entre outras atividades administrativas e de representação. Atuou ou atua como consultor para o GEES/MCTI, Unesco/ONU, OECD, Banco Mundial, Lumina Foundation (EUA), British Council, entre outros. Sua formação se deu em engenharia eletrônica (Bacharel, ITA, 1978) e matemática (Mestre, Unicamp, 1981, Ph.D., UC Berkeley, 1988).

 


Cleunice M. Rehem
– Diretora Presidente da Associação Nacional das Mantenedoras de Instituições de EPT ( BRASILTEC)
Mestre em ciências da educação, especialista em gestão da educação, diretora Presidente da Associação Nacional das Mantenedoras de Instituições de EPT ( BRASILTEC), consultora para educação, coordenou a reforma nacional da educação profissional pelo MEC ( 2000 a 2003), coordenou programas e projetos integrantes de políticas públicas no MEC de 1999 a 2019. É autora de vários livros e artigos publicados.

 

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