Realizado pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O Conic-Semesp apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científi­ca, o que contribui para a formação de pro­fissionais cada vez mais qualifi­cados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científi­ca agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

São aceitos trabalhos de qualquer tema e área do conhecimento inscritos por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas. Além dos prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias Concluído e Em Andamento, e o Prêmio Especial para o melhor trabalho Concluído, o Congresso contará novamente com o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

Para solicitar a isenção de taxa de inscrição do congresso, todos os autores cadastrados deverão comprovar a participação no ProUni ou Fies através de documentação específica, conforme o item 5.5 do regulamento. Se a opção de isenção por ProUni/Fies for marcada na hora da inscrição, o trabalho ficará pendente até todos os documentos serem enviados. Fique atento!

Não deixe para a última hora. Leia o Regulamento e providencie desde já os dados e documentos necessários para a inscrição.

Em andamento:

Engenharias e Arquitetura

Ciências Humanas e Sociais

Ciências Sociais e Aplicadas

Ciências Biológicas e Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Concluído:

Engenharias e Arquitetura

Ciências Humanas e Sociais

Ciências Sociais e Aplicadas

Ciências Biológicas e Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Período de Inscrições dos trabalhos:
De 11 de Julho a 01 de Setembro de 2017

Resultado da pré-seleção e notificação de aceitação do trabalho:
A partir de 16 de Outubro de 2017

Gradeamento das apresentações em sala e painel:
A partir de 30 de outubro

Data de realização do evento:
24 e 25 de Novembro de 2017

Local do 17º Conic-Semesp:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UNIÍTALO
Av. João Dias, 2046 – Santo Amaro, São Paulo/SP
(Próximo ao terminal de ônibus João Dias)

Inscrições Encerradas

Clique aqui para acessar o certificado do 17° Conic-Semesp

Todos os trabalhos pré-selecionados no congresso serão publicados eletronicamente, por meio de um portal online. O sistema permite consultar trabalhos por autor, orientador, título, instituição, área, subárea e categoria. Além disso, garante a segurança do material por evitar perdas ou danificações.

Consulte aqui os anais do Congresso.

Concluído: clique aqui
Em andamento: clique aqui

1) Não consegui o documento do PROUNI/FIES do 2º semestre de 2016, como proceder?
R.: Enviar declaração emitida pela instituição informando que é aluno do PROUNI/FIES regularmente matriculado no 2º semestre de 2016.

2) Estou no 8º semestre. Posso participar?
R.: Sim. A restrição é válida apenas para alunos que já concluíram a graduação, o aluno precisa estar cursando a graduação, independente do semestre.

3) Não encontrei a minha subárea durante o processo de inscrição. Como proceder?
R.: Nesse caso, favor enviar e-mail para [email protected] ou telefone para 2069-4410.

4) Eu perdi o meu comprovante de pagamento, posso participar mesmo assim?
R: Sim, basta levar um documento com foto (ex. RG ou carteira de motorista).

5) Não fui aprovado, recebo o reembolso do valor pago pela inscrição?
R.: Não.

6) Quais documentos são necessários para efetivar minha inscrição?
R. Consulte o item 5 do regulamento disponível no site.

7) Quando irá sair o gradeamento das apresentações em sala e painel?
R: A partir do dia 30 de outubro – com divulgação pelo portal www.conic-semesp.com.br.

8) Como posso obter a programação do evento e / ou gradeamento?
R: Basta acessar o portal www.conic-semesp.com.br a partir da data informada anteriormente.

9) Pode alterar a data ou o horário da apresentação?
R: Não, pois os professores avaliadores de cada área só estarão disponíveis naquele horário da sessão.

10) O orientador ou colaborador do trabalho pode apresentar no lugar do aluno?
R: Não, apenas os autores devidamente inscritos no congresso.

11) Posso retirar meu kit no dia que eu irei apresentar?
R: Sim, o kit pode ser retirado minutos antes do início das sessões. Aconselhamos a chegar com 30 minutos de antecedência.

12) Posso colocar nos slides ou nos painéis o nome da minha faculdade?
R: Sim, não há problemas.

13) Na sala de apresentação terá computador e data show?
R: Sim.

14) Posso levar meu notebook?
R: Pode, mas aconselhamos a levar a apresentação salva em algum CD ou Pendrive.

15) Quais são as exigências para as apresentações em painel ou em sala?
R: Consultar o item 7 do regulamento.

16) É obrigatório levar o trabalho impresso no dia da apresentação?
R: Não é obrigatório, mas caso queiram não há restrição.

17) Posso levar visitantes para o congresso? Há alguma taxa de inscrição para isso?
R: Pode levar. O evento é gratuito para visitantes.

18) Posso retirar mais de um Kit no evento?
R: Sim, o Kit é vendido no dia do evento.

19) Posso retirar o Kit de um colega no dia do evento?
R: Pode, porém deverá estar com o RG da pessoa ou uma autorização constando assinatura.

20) Quanto tempo de apresentação?
R: Máximo de 10 minutos de apresentação e 5 para responder perguntas do avaliador, se houver.

21) Quantas pessoas podem apresentar o trabalho?
R: Apenas uma.

22) No dia da apresentação é obrigatória a presença do orientador?
R: Não.

23) Trabalhos não pré-selecionados podem se apresentar?
R.: Não, só poderão se apresentar aqueles que forem aprovados e estiverem no gradeamento.

24) Não fui pré-selecionado no congresso. Tenho direito a kit?
R.: Todo trabalho devidamente inscrito tem direito a 01 (um) kit, mesmo em caso de reprovação na pré-seleção. Para esses casos, o aluno pode retirar o kit nos dias do evento ou informar à equipe Semesp por e-mail no prazo de até 10 dias após a realização do Congresso. Dúvidas consulte o item 5.6 do Regulamento.

25) O meu trabalho constará nos anais se não participar das apresentações?
R: Sim.

26) Colaborador recebe certificado?
R: Não.

27) O certificado será disponibilizado se o trabalho não for apresentado?
R: Não, só será emitida a certificação para trabalhos apresentados.

28) O autor precisa estar obrigatoriamente presente nas cerimônias de abertura e/ou encerramento?
R: Não, só é obrigatória à presença na hora da apresentação do trabalho.

OBS. O Semesp concede um prêmio extra para o autor ganhador que estiver presente na cerimônia de encerramento, sendo este um acréscimo de 50% a mais em cima do valor do prêmio base. (Dúvida referente à premiação, consultar o item 9 (nove) do regulamento.)

29) O orientador pode ser de outra instituição?
R.: Sim, cada trabalho pode ter um ou mais orientadores sendo estes da mesma instituição em que o aluno estuda ou não.

30) Como faço para ser avaliador?
R.: A comissão avaliadora é de responsabilidade da instituição sede (Unaerp). Se você tiver interesse, envie e-mail com a área de interesse em que atua para [email protected].

Descrição explicativa dos itens:

1. Resumo: Breve noção do que se trata o projeto.

2. Introdução: Justificativa da importância do projeto.

3. Objetivos: Objetivo geral e específico.

4. Metodologias: A forma no qual será desenvolvida a pesquisa.

5. Desenvolvimento: Explicar a pesquisa em si.

6. Resultados Preliminares: O que se pode analisar até o momento.

7. Fontes Consultadas: As principais bibliografias.

Dúvidas entre em contato pelo e-mail [email protected] ou no telefone (11) 2069-4410.

Sexta-feira

Abertura do Evento

1ª Sessão

2ª Sessão

3ª Sessão

Sábado

4ª Sessão

5ª Sessão

6ª Sessão

7ª Sessão

Sessão Cultural

Premiação