No próximo dia 26 de fevereiro, o Semesp realizará o webinar Avaliação e Regulação: propostas para reorganização do sistema educacional brasileiro. O evento contará com nomes do Conselho Nacional de Educação (CNE), da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para discutir dois temas fundamentais para as IES: avaliação e regulação.

Além das mesas de debate, serão apresentados o sistema de autoavaliação de Portugal e também o U-Multirank, um instrumento europeu de avaliação do ensino superior que utiliza uma abordagem multidimensional e compara o desempenho das IES, com as participações de Margarida Mano, ex-ministra da Educação de Portugal e vice-reitora Acadêmica da Universidade Católica de Lisboa, e Frank Ziegele, diretor executivo do Centre for Higher Education (CHE), da Alemanha.

O objetivo é discutir alternativas para o aperfeiçoamento dos indicadores de qualidade, como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), entre outros, com base nas experiências e modelos internacionais de avaliação e regulação do ensino superior.

CONFIRA O INFOGRÁFICO

Data: 26 de fevereiro de 2021
Horário: 09h15
Online

INVESTIMENTO:
Associados Semesp: GRATUITO
Não associados: R$300,00

Após realizada inscrição, na data do Webinar você irá receber um e-mail com o link para acesso a transmissão ao vivo.

Profª Lúcia Teixeira – Vice-presidente do Semesp e presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Margarida Mano – Ex Ministra e deputada Federal de Portugal. Vice Reitora Acadêmica da Universidade Católica de Lisboa

Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton [Reino Unido], mestre e licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, exerce funções docentes na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1986, nas áreas de Economia (políticas económicas) e de Gestão (gestão estratégica, avaliação Institucional e gestão da qualidade).

Maria Helena Guimarães – Presidente do CNE

Socióloga, professora aposentada da UNICAMP. Atualmente é presidente do Conselho Nacional de Educação/CNE e presidente da ABAVE/Associação Brasileira de Avaliação Educacional. É também Embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e consultora
educacional.

José Roberto Covac – Diretor Jurídico do Semesp

José Roberto Covac é advogado Sócio da Covac Sociedade de Advogados, Sócio da Covac Educação e Soluções, Sócio da Expertise Consultoria, Especialista em Direito Educacional, é coordenador e professor do Curso de Direito Educacional no Centro de Extensão Universitária(CEU); Consultor jurídico do SEMESP, ABMES e da ABRAFI.

 

Coordenador:

Fábio Reis

Diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação

 

Luiz Roberto Liza Curi – Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação

Sociólogo e Doutor em Economia pela Unicamp. É Ex Presidente e Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, onde foi também presidente por dois mandatos da Câmara de Educação Superior. Foi Presidente do INEP, Diretor Geral de Politicas de Educação Superior do MEC, Secretario de Cultura de Campinas, Presidente da Companhia do Polo de Alta Tecnologia de Campinas,  entre outras atividades.

Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

Com larga experiência no setor, Rodrigo Capelato é membro da Comissão de Aperfeiçoamento do FIES, do CC – PARES e do Grupo de Estudo sobre Indicadores de Educação Superior do INEP, além de ser Assessor para Assuntos Econômicos do Semesp e Sócio da Expertise Educação.

 

Ulysses Tavares Teixeira – Coordenador-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior – Diretoria de Avaliação da Educação Superior – INEP

Doutor em Política Internacional e Comparada (2016) pela Universidade de Brasília-UnB. Trabalha como Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, na Diretoria de Avaliação da Educação Superior, atualmente ocupando o cargo de Coordenador-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior.

Coordenador:

Fábio Reis

Diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação

 

Frank Ziegele – Diretor Executivo do Centre for Higher Education (CHE)

Executive director of the CHE Centre for Higher Education, Gütersloh, a German think tank for higher education policy and management with 45 staff members, as well as professor for higher education and research management at the University of Applied Sciences Osnabrück. As an expert for higher education he is active as a consultant, researcher, trainer and speaker all over the world with a focus on Europe.

 

Frans Kaiser – Center for Higher Education Policy Studies (CHE)

Frans Kaiser holds a master in public administration. He works at the Center for Higher Education Policy Studies, University of Twente, the Netherlands since 1988. During his career at CHEPS he has been involved in numerous international comparative studies on higher education policies and trends in higher education. He coordinated a number of projects in which tools and visualisations were developed to allow analyses and presentations of large and complex datasets on higher education and higher education institutions. The U-Map project (2007-2018) and the U-Multirank project (2009- ) are major examples of the latter. Frans visited Brazil in 2018 and is since then engaged in the Métricas project.