A pandemia de Covid-19 está transformando a educação. Em meio a uma série de desafios, o setor do ensino superior está diante também de diversas oportunidades. É chegada então a hora de discutirmos essas possibilidades com foco na qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos.

Realizado pela primeira vez de forma online, o Seminário O Futuro do Ensino Superior chega a quarta edição colocando no centro de suas discussões cenários e modelos futuros para o ensino superior a partir das experiências proporcionadas pela pandemia.

Durante dois dias, 17 e 18 de setembro, especialistas e líderes do setor discutirão temas como futuros possíveis para o ensino emergencial e educação e pesquisa 4.0. O seminário terá ainda vários workshops paralelos sobre tópicos diversos.

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Data: 17 e 18 de setembro de 2020
Horário: a partir das 9h00
Online

INVESTIMENTO:
Associados Semesp: GRATUITO
Não associados: R$300,00

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ASSISTA A TRANSMISSÃO QUE OCORREU NO DIA 17/09

OBS: As gravações ficam disponíveis apenas para associados do Semesp. Para acessar realize seu login em nosso site, ou caso não tenha login ainda, basta fazer seu cadastro.

9:00

Hermes Figueiredo – Presidente do Semesp
Rodrigo Capelato – Diretor-Executivo do Semesp
Fábio Reis – Diretor de Inovação e Redes do Semesp

 

9:10

Fábio Reis e membros do GT de Inovação do Semesp

 

9:30

Francisco Marmolejo – Líder de educação superior da Qatar Foundation

 

10:30

 

10h40

Recomendações curto, médio, longo prazo / investimentos tecnológicos – CEPI/FGV

 

11:30

 

12h00

9:00

Fábio Reis – Diretor de Inovação e Redes do Semesp

 

9:10

Pauld Feldman, CEO da Jisc, com Q&A

 

10:00

 

10:10

1- “Ensino baseado em dados: uma boa ideia?”, por CEPI/FGV

Muitas instituições de ensino têm adotado tecnologias para promover a educação, mas será que essa é uma prática segura? Se, por um lado, o uso de tecnologia pode permitir uma personalização do ensino e uma melhor avaliação baseada em dados, por outro, discentes e docentes passam a estar expostos à exploração comercial de seus dados por empresas terceiras, vazamentos, dentre outros riscos ligados à sua imagem e privacidade. Nesse cenário, precisamos compreender os benefícios e desafios da adoção de tecnologias educacionais em sala de aula, aprendendo mais sobre o papel e a responsabilidade jurídica das instituições no tocante a esse tema. Venha refletir e debater conosco!

2-“Como Machine Learning e Biohacking podem impulsionar a transformação da educação”, por Prof. Dr. Wagner Sanchez, Pró-reitor Acadêmico da FIAP.

A tecnologia é a grande aliada na transformação da educação no Brasil e no mundo. As tecnologias exponenciais são ferramentas decisivas para conseguimos proporcionar às novas gerações as técnicas e metodologias necessárias para um mundo interconectado. São elas o “agile learning”, “learning for real”, “learning to do”, “reflective learning”, “learning with a cause”, e o “adaptive learning”, tudo isso com uma avaliação baseada em competências.

Neste encontro vamos desmistificar o Machine Learning e o Biohacking demonstrando seu potencial para impactar positivamente os novos modelos educacionais.

3- “UTech – Currículo 100% baseado em projetos”, por Maíra Habimorad, CEO da UTech, e Maurício Garcia, Cientista Digital da Solvertank

Imagine uma faculdade sem disciplinas, sem estágio curricular e sem TCC. Agora imagine tudo isso em um contexto 100% baseado em projetos, em que o aprendizado do aluno se dá como consequência do trabalho que realiza. Estamos construindo uma nova faculdade de cursos de computação em que os alunos aprendem enquanto escrevem aplicações a partir de demandas reais de clientes e parceiros. É como se fosse uma fábrica-escola de software, mas também com uma boa dose de temas de negócios e solidamente integrada com o desenvolvimento de competências comportamentais. Venha conhecer e contribuir para o desenvolvimento desse projeto, que poderá ser um novo paradigma para a oferta de cursos superiores no Brasil.

4- “Um novo olhar para o modelo de negócio educacional” por Leandro Costa, Head do Wadhwani Entrepreneur Brasil e Rodrigo Marudi, Coordenador de Tecnologia da Unifeob

Há algum tempo que olhamos para o futuro e sabemos, dizemos e afirmamos que a educação irá mudar e que nossas instituições devem acompanhar. Há algum tempo também repensamos a inovação acadêmica como um todo nas instituições. Tudo no nosso devido tempo. Porém, há tempos que o mundo volátil, incerto, ambíguo e complexo nos deixava ter esse devido tempo, que agora já não possuímos mais. O “novo normal” chegou e há muito a ser feito, principalmente em termos de modelos de negócios dentro das IES. Para isso, dentro desse bate-papo e workshop, analisaremos como a educação e cultura empreendedora – em ferramentas e atitudes – pode nos dar um novo olhar para o que podemos fazer já e agora para transformar nossas IES em mais espaços mais empreendedores.

 

11:40

Dâmares Ferreira-  Doutora em Direito Constitucional e Coordenadora do EducaInova Hub Educacional
Fábio Reis – Doutor em História Social e Diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp
José Moran – Doutor em Ciências da Comunicação e Designer de ecossistemas inovadores na educação