INSCREVA-SE AGORA

De um lado, o uso da Inteligência Artificial e a chegada do 5G, de outro, questões como segurança e ataques cibernéticos. A transformação digital é uma oportunidade para as IES e tem mudado a forma como o ensino superior é percebido pela sociedade, mas ela também gera desafios e riscos para as instituições.

Com o tema Desafios de TI na Transformação Digital do Ensino Superior, o 13° Seminário de Tecnologia Educacional terá palestras e debates sobre como usar a tecnologia a favor das IES.

Curadoria Responsável pelo Programa

Uipirangi Câmara – Coordenador de Pesquisa e Extensão no Centro Universitário UniOpet

Rodrigo Estevam – CEO LEXP

Ruy Barbosa Figueiredo Junior – Professor dos cursos de Computação e de Engenharias da Newton de Belo Horizonte

 

Data: 01 e 02 de dezembro de 2021
Horário: das 9h30 às 12h00
Online

INVESTIMENTO:
Associados Semesp: GRATUITO
Não associados: R$500,00

INSCREVA-SE AGORA


Luciano Lourenço –
Líder do Pilar da Lei Geral de Proteção Dados na Microsoft Brasil para Governo Executivo de Cybersecurity para Governo e Educação. Engenheiro da Computação, com MBA em Marketing, Gestão de Negócios e especialização em Direito Digital pela PUCSP. Atualmente líder do Pilar da Lei Geral de Proteção Dados na Microsoft Brasil para Governo.

D. Domingos Sávio Alcântara Machado – Diretor do Departamento de Tecnologia e Informática. Universidade Tiradentes.

 

 

 

Rodrigo Estevam – Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica da Brasília, atua como CEO da Startup LEXP – que tem foco em soluções de Inteligência Artificial e Analytics para educação. Graduado em Ciência da Computação, com MBA em Marketing, Criatividade e Inovação e Especialista em Redes de Computadores. Também possui formação para Executivos de TI para Educação Superior pela universidade de Murcia, na Espanha, além de ser certificado PMP – Project Management Professional, pelo PMI.

 

 

Uipirangi Câmara – Coordenador de Pesquisa e Extensão no Centro Universitário UniOpet Doutor e Mestre em Ciências da Religião, Mestrando em Psicologia Forense. Pós doutor em Direitos Humanos. Pesquisador Filosofia e Literatura, Inteligência Artificial, Metodologias Ativas, Educação, Novas Tecnologias, Design Instrucional.

Everton Silva – Director Of Information Technology at Symplicity Brasil

Humberto Aquino – SR Solutions Consultant da Instructure Canvas

Fabio Cespi – Diretor do Lyceum Educacional

J.C. França – Especialista Adobe – Soluções de Documentação Digital
Mestre em Comunicação e Artes e Arquiteto pela USP. Envolvido no mundo digital desde 1993. Atualmente apoia empresas no processo de Transformação Digital junto ás soluções de Adobe Document Cloud.

 

Frederico Trindade – Gerente Executivo Educação Continuada INATEL
Fred Trindade é gerente executivo de treinamento e consultoria do Inatel Competence Center. Formado em Engenharia Elétrica pelo Inatel e especialista em gestão pela Universidade de São Paulo, atua há 10 anos no desenvolvimento de competências técnicas com foco na indústria de ICT, tendo coordenado projetos em Smartcities, IoT, redes móveis e outros.

Luiz Alexandre Castanha – CEO da Telefônica Educação Digital – Brasil
Bacharel em Administração de Empresas (Universidade Mackenzie – São Paulo), MBA em Marketing (ESPM – São Paulo), é especialista em Gestão do Conhecimento (FGV-SP) e formado em Escrita Criativa e Storytelling (Robert Mckee Seminars – NY e LA).

 

 

 

Ruy Barbosa Figueiredo Junior – Professor dos cursos de Computação e de Engenharias da Newton de Belo Horizonte

 


Maurício Garcia – Digital Scientist
Atua em diversos projetos de inovação e startups, com foco em estratégias digitais e gestão do desenvolvimento de aplicações, plataformas de análise de dados e de inteligência artificial, bem como em educação e formação de pessoas em tecnologia. É Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo e MBA pela Fundação Getúlio Vargas, com cursos de aprimoramento na Fundação Dom Cabral e na Stanford Univeristy. Iniciou sua carreira nos anos 80, realizando análises estatísticas em main frames Burroughs B6900 em pesquisas acadêmicas, como então docente da Universidade de São Paulo. Nos anos 90, com a chegada dos microcomputadores, decidiu empreender e criou uma das primeiras empresas de software para a gestão agropecuária e de clínicas veterinárias. Nos anos 2000 dedicou-se à gestão acadêmica, ocupando vários cargos de coordenação, direção e vice-presidência, sempre com foco em tecnologia, tendo liderado o desenvolvimento de diversos sistemas educacionais, atividade que exerceu durante 20 anos. Nos últimos anos, tem se dedicado a inspirar, organizar e participar de projetos de educação, tecnologia e inovação no Brasil, Estados Unidos e México.

Alvaro Venegas – Fundador do Grupo ENG
Engenheiro pela USP-Poli e Economista pela FEA -USP. Possui diversas certificações técnicas e comerciais pela Adobe, Microsoft, entre outros.

 

Bruno Lancellotti – Consultor de Serviços Profissionais e Educacionais da Turnitin
Graduado em Relações Internacionais pela FAAP-SP, cursou mestrado em Linguística no Mackenzie-SP e extensão em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas na PUC-SP. Trabalha há mais de 10 anos com Educação e Tecnologia, atuando principalmente como palestrante, instrutor e consultor junto a instituições de ensino e em eventos especializados.

Augusto Guimarães – Diretor de Negócios da CRM Educacional

Francisco Amaral – Engenheiro de Soluções Blackboard