O ambiente do ensino superior é dinâmico, incerto e competitivo. Nos últimos anos os gestores das instituições de ensino superior (IES) estão envolvidos em um debate em que procuram compreender o que está por vir, ao mesmo tempo, que se dedicam a manter a sustentabilidade e o funcionamento da IES. O equilíbrio entre gestão e o olhar para o futuro é necessário para fortalecer a competitividade institucional.

O SEMESP em cooperação com LASPAU/Harvard propõem uma reflexão que seja acompanhada da produção de um relatório sobre o que está por vir na próxima década, no âmbito do ensino superior.  A cooperação com LASPAU viabiliza a participação de professores de MIT e de Harvard no evento e possibilitará uma discussão sobre as macro tendências do ensino superior, na perspectiva global.

O objetivo do evento é oferecer as IES uma análise sobre o futuro do ensino superior, que possa servir de orientação para que todas as pessoas envolvidas com a gestão institucional possam projetar o futuro e eventualmente repensar o planejamento. O evento quer proporcionar aos participantes uma “carta de navegação”, que sirva de orientação para as mudanças institucionais.

Queremos proporcionar aos gestores um olhar qualificado sobre temas relevantes do ensino superior (perfil de liderança, sustentabilidade institucional, gestão da inovação, cultura empreendedora, ensino híbrido, currículo, tecnologia, aprendizagem ativa, engajamento e retenção dos estudantes, perfil dos professores, infraestrutura, entre outros) que terão impacto da organização das IES. Os temas serão abordados de forma prática, pois os apresentadores e debatedores são pessoas com experiência em inovação acadêmica e fazem a gestão de processos de mudanças institucionais.

O SEMESP irá produzir um documento de síntese do evento, que poderá servir de ponto de partida para os debates nas IES e de orientação sobre o que está por vir na próxima década.

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

09/06/2017

Das 9h às 18h

Pullman São Paulo Ibirapuera
Rua Joinville, 515, Ibirapuera – São Paulo – SP

Associado Semesp: GRATUITO
Não-associado: R$ 1.200,00

Credenciamento e Welcome Coffee

Abertura

Lançamento de Série Especial de vídeos sobre Educação no canal do Marcelo Tas no YouTUBE, em parceria com o Semesp

FUTURO: As perspectivas para as IES nos próximos 10 anos

  • Palestrante: Dr. Vijay Kumar – Associate Dean and Senior Strategic Advisor for Digital Learning Program in General Education .
  • Debatedora: Anna Penido – Diretora na Inspirare
  • Relatora do Debate 1: Priscila Simões – Vice-reitora no Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo
  • Relator do Debate 2: Alexandre Gracioso – Vice-presidente ESPM

Almoço

ORGANIZAÇÃO: O impacto do processo de inovação acadêmica nas IES

  • Palestrante: Dr. Stephanie H. Kenen – Associate Dean of Undergraduate Education, Administrative Director of the Program in General Education, Harvard University
  • Relatora do Debate 1:  Ana Maria Costa de Sousa – Assessora Pedagógica da UNICESUMAR
  • Relatora do Debate 2: Sueli Cristina Marquesi – Reitora da Universidade Cruzeiro do Sul
  • 16h00

Coffee Break

CONSTRUÇÃO COLETIVA: Os próximos 10 anos do ensino superior

Síntese do evento e produção de uma apresentação sobre o que está por vir na próxima década na esfera do ensino superior.

Encerramento