
Comitiva da 15ª Missão Técnica Internacional visita a Akademia Centurion Campus
Na última terça (8), a comitiva do Semesp realizou visitas a mais três IES privadas localizadas em Johanesburgo, na África do Sul, como parte da programação da 15ª Missão Técnica Internacional: a The Foundation for Professional Development (FPD), a Akademia Centurion Campus e a DaVinci Institute.
Na FPD, fundada em 1997, os participantes puderam acompanhar um panorama abrangente dos desafios, inovações e estratégias que moldam a formação de profissionais e a reforma do sistema de saúde sul-africano. A instituição se destaca pela combinação entre ensino formal, atuação clínica, impacto social e forte articulação com parceiros internacionais, como Yale, Columbia e Manchester Business School.
A instituição tem como missão oferecer soluções educacionais inovadoras voltadas a regiões subatendidas, com mais de 600 mil ex-alunos em 110 países. Seu portfólio inclui desde programas de mestrado até cursos rápidos para profissionais de saúde e gestores, sempre com foco na aplicação prática e na transformação social.
Entre os destaques, está a criação de uma escola de negócios voltada exclusivamente ao setor de saúde, com programas de liderança e gestão realizados em parceria com Yale e Manchester. Os cursos são acessíveis, totalmente online e voltados a profissionais comprometidos com o bem público.
Durante a visita à Akademia, uma instituição de ensino superior sul-africana com forte identidade cultural e religiosa, a comitiva da Missão teve a oportunidade de conhecer as práticas educacionais inovadoras, os modelos de gestão da qualidade e as estratégias de expansão da IES. Fundada em 2012 com raízes na tradição cristã e islâmica, a Akademia se consolidou como um centro de ensino orientado para o futuro, com foco no desenvolvimento intelectual, ético e social dos estudantes, principalmente da comunidade afrikâner.
A visita à Akademia evidenciou uma instituição com uma forte identidade, comprometida com a inclusão, a qualidade educacional e a inovação pedagógica. Seu modelo de gestão, centrado na cultura de melhoria contínua, dados e colaboração, constitui uma referência relevante para instituições de ensino superior que desejam fortalecer sua atuação em contextos multiculturais e regulatórios complexos.

Comitiva da 15ª Missão Técnica Internacional visita a Da Vinci Institute
Da Vinci Institute
A visita ao Da Vinci Institute proporcionou uma imersão em um modelo educacional inovador centrado na co-criação do conhecimento, na aprendizagem transdisciplinar e na integração prática com a indústria. A instituição sul-africana se destaca por sua abordagem orientada a adultos profissionais, oferecendo uma alternativa transformadora ao ensino superior tradicional.
O Da Vinci Institute rompe com o paradigma do ensino baseado na memorização e na reprodução de conteúdos. Em vez disso, estimula a co-criação do conhecimento, convidando os estudantes a aplicarem suas experiências de vida e profissionais diretamente nos projetos acadêmicos. O foco é na reflexão crítica, impacto social e aprendizado contextualizado.
A avaliação é feita com base em interpretações pessoais, lógicas e socialmente relevantes. Os alunos devem envolver ao menos cinco membros de sua rede pessoal ou profissional para validar e refletir sobre os projetos desenvolvidos, assegurando que os resultados extrapolem o ambiente acadêmico.




























