Sim, nós podemos construir um “Admirável Futuro da Educação Superior”. Nós acreditamos que as IES têm capacidade para realizar as transformações que são necessárias para um futuro próspero e pujante. É por isso que o Consórcio Sthem Brasil, o Semesp, a Tec. de Monterrey, a Arizona State University e a Universidade de Coimbra se juntaram para organizar um evento em que pretendemos propor caminhos para um futuro admirável.
O evento acontecerá na próxima quinta, 27 de junho, das 9h às 17h30. Para maiores informações sobre a programação, acesse o nosso site. As inscrições são gratuitas e já temos mais de 500 pessoas inscritas.
Em 2024, o tema central será “O fim das universidades como conhecemos hoje”. É um título provocativo e intencional. As IES não vão acabar ou virar ruínas, mas podem entrar em um processo de crise, de irrelevância, de perda de prestígio e de lentidão em reagir, o que poderá a levar em uma situação de “quase fim”.
Autor do livro “Os futuros inevitáveis da universidade”, Hugo Kuklinski, da Espanha, fará a palestra de abertura do evento. Eu o conheci recentemente, e ele é uma pessoa inovadora e que nos instiga a pensar “fora da caixa”. Há sim um futuro inevitável, que é empreender mudanças urgentes.
Marina Feberbaum, da FGV, reuniu uma série de artigos que ela escreveu em um livro, que tem como título “O fim das universidades como conhecemos hoje”. Ela dividirá o palco virtual com Dale Johson, da Arizona State University, para tratar do tema “o fim das IES”. O que está acontecendo e poderá acontecer nos próximos anos que impactará nossas IES?
Vital Martins, da PUC do Paraná, irá apresentar uma reflexão sobre como uma IES pode se reinventar. Jorge Blando, da Tec. de Monterrey, irá falar sobre o papel do gestor como líder do processo de transformação institucional. Washington Lemos e Roberto Carvalho (UNISUAM) irão discutir o ensino híbrido. O evento é relevante pela qualidade dos convidados e pelos temas que serão abordados.
Teremos ainda a entrega do Prêmio Inovação do Ensino Superior Gabriel Mario Rodrigues. O prof. Gabriel, fundador da Universidade Anhembi Morumbi, inspirou gestores e fez mudanças que levaram a IES a ser inovadora e pujante. Tivemos 278 trabalhos inscritos. No ano passado foram 99. O crescimento foi incrível. Você pode acompanhar os vídeos dos trabalhos que chegaram ao final do processo de premiação aqui.
O evento, pensado de forma coletiva, tem tudo para ser tornar uma referência em discussão de tendências do ensino superior. Faço o convite, participe conosco!





























