Fórum Internacional de Tecnologia Educacional – Nova Aprendizagem e Inovação na Educação com as TIC.

As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) são amplamente consideradas como importante alavanca educacional e socioeconômica.

Nossa vida contemporânea é inequivocamente influenciada pelas novas tecnologias: da forma como nós trabalhamos ao modo como nos entretemos, das fontes de ganhos de produtividade aos novos artefatos culturais, da saúde à distância à aquisição de bens na Internet, dos novos modos de relacionamento governo-cidadão ao acesso diário a notícias, bem como a formas sem precedentes de comunicação em tempo real.

No entanto, tanto o âmbito como a profundidade em que as TIC podem desencadear a inovação em instituições de ensino e permitir novas abordagens de aprendizagem continuam a ser genericamente desconhecidas.

Os peritos educacionais partilham a sensação de que as TIC são ainda uma poderosa, mas ainda inexplorada, fonte de profundas mudanças em nosso “velho” estilo industrial de oferecer educação.

Conferências Integradas
Acresce que a generalização de sistemas de ensino, integrando plenamente as TIC no seu seio, constitui um desafio fundamental para sociedades e economias em desenvolvimento.

Na verdade, nações que se deixaram atrasar na revolução industrial enfrentam a oportunidade de agora saltar para a era da informação e do conhecimento e “apanhar” o chamado mundo industrializado.

No entanto, uma pré-condição essencial é que as escolas e universidades apetrechem os seus cidadãos com os capitais necessários – humano, emocional, social, cultural, empreendedor e criativo – para tirar o máximo partido das potencialidades oferecidas pelas tecnologias avançadas

O objetivo do Fórum Internacional de Tecnologia Educacional será o de proporcionar uma ampla troca de pontos de vista sobre como as TIC alavancam novos padrões de aprendizagem e uma compreensão aprofundada de histórias inovadoras e narrativas de sucesso entre peritos oriundos de vários continentes e filosofias de vida: Brasileiros, Europeus, Americanos, Asiáticos e outros.

Nova Aprendizagem e Inovação na Educação com as TICs
• Pedagogia

Estão as TIC contribuindo para produzir mudanças sustentáveis ao nível da sala de aula, a fim de permitir que as atividades centradas nas aprendizagens prevaleçam sobre os paradigmas dominados pelo ensino?

• Comunidade

Estão as TIC, e particularmente a Web 2.0, permitindo a formação de redes sociais sólidas nas escolas que permitam a libertação de agentes de mudança favoráveis a novos padrões de aprendizagem social/grupal e à consolidação de relações de confiança entre os atores locais?

• Organização

Estão as TIC atuando como catalizadores de práticas inovadoras de liderança e de gestão em instituições de ensino?
Podem as TIC transformar as escolas tradicionais para torná-las “organizações que aprendem” emergentes?

Evento Integrado: Fórum Internacional de Tecnologia Educacional e Nova Aprendizagem e Inovação na Educação com as TIC

Eventos Paralelos: Conferencia dos Municípios Paulistas “Políticas Educacionais para Inclusão Digital”; Workshops e Conferências de Gestão e Tecnologia Educacional; Seminário Internacional sobre E-learning: Aprendizagem Aberta e Informal no Ensino Superior.

Local: Palácio das Convenções do Anhembi  – São Paulo/SP
Data: 10 a 12 de Maio.

Mais informações: www.interdidatica.com.br | [email protected] | 11 5525-8222 ou 5687-8522

Para se inscrever, acesse aqui.

10 a 12 de maio – São Paulo/SP