Desde 2001, o Semesp apoia a iniciação científica por meio da realização do CONIC-Semesp, o maior Congresso Nacional de Iniciação Científica do país.

O evento busca incentivar o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos das IES associadas, estimulando o seu engajamento no processo de investigação científi­ca, facilitando o contato com o que há de mais novo no mercado, promovendo a visibilidade dos trabalhos apresentados e contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais qualifi­cados para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que agrega às IES um inestimável valor social e institucional.

Visando incentivar ainda mais a participação das IES e de seus alunos no congresso, o Semesp está lançando o Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica, que visa aumentar a visibilidade dessa prática nas IES como um importante passo no processo de formação profissional dos estudantes.

Objetivos

Promover o engajamento das instituições de ensino superior na promoção de pesquisas de iniciação científica entre seus alunos

Aumentar a participação dos alunos das IES no Congresso

Destacar os benefícios da prática das pesquisas de iniciação científica junto aos estudantes de todo o país

Certificar as IES participantes como fomentadoras da iniciação científica, dando visibilidade à atuação das mesmas nessa atividade acadêmica.

Solicite o seu Selo Semesp

Critérios

j

Para receber o Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica, a instituição de ensino superior não precisará preencher nenhum cadastro ou inscrição.

j

Bastará a IES inscrever dois ou mais alunos no CONIC-SEMESP e ter, ao menos, um trabalho aprovado no congresso.

j

Os nomes das IES que receberão o Selo serão divulgados até 20 dias úteis após o Congresso; tanto o Certificado quanto o próprio Selo ficarão disponíveis para download nos sites do CONIC e do Semesp para serem utilizados pela instituição em seus materiais de divulgação.