O Semesp participou, no último dia 14, de reunião com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que apresentou os últimos números das visitas in loco, além de sugestões a respeito dos instrumentos de avaliação in loco.

Confira a seguir os principais pontos da reunião, conduzida pelo presidente do INEP, Danilo Dupas Ribeiro, e coordenadores Alvaro Luis Kohn Parisi e Helena Cristina Carneiro Cavalcanti de Albuquerque.

Como novidades para 2022, o órgão apresentou as seguintes iniciativas:

– Lançamento de edital para seleção de novos avaliadores;
– Elaboração de conduta e ética de avaliadores e instituições;
– Melhoria do sistema de avaliação in loco – automação e racionalização dos processos;
– Revisão dos Instrumentos de Avaliação, começando pelo Instrumento de reconhecimento de Curso;
– CTAA – Promotora de reflexões para melhoria da avaliação;
– CPA – Melhorar a coleta dos dados e telemetria.

A proposta de alteração dos instrumentos de avaliação começará com o instrumento de reconhecimento de cursos. As alterações consistem na revisão da forma e conteúdo do instrumento possibilitando maior exatidão para o cumprimento e para a avaliação dos requisitos; aglutinação dos objetos de análise para que o instrumento se torne mais objetivo; exclusão das citações dos números das portarias e demais normas; e adequação à modalidade a distância diante do aprimoramento do EAD.

Estes foram alguns dos pontos que serão alterados no instrumento. O detalhamento de todas as alterações será publicado pelo INEP, abrindo a oportunidade para os interessados se manifestarem no prazo de 15 dias.

Confira proposta do INEP