Semesp e federações participaram de mais uma rodada de negociação das Convenções Coletivas 2022

O Semesp e as federações que representam professores e o corpo técnico-administrativo das instituições de ensino superior realizaram nesta quarta (27) mais uma rodada de negociação das Convenções Coletivas de Trabalho 2022, que estabelece reajustes salariais e aplicação de outros benefícios para as categorias.

Na reunião, ambas as partes apresentaram quais cláusulas das Convenções Coletivas querem colocar para discussão. Do lado patronal, o Semesp destacou as cláusulas de contribuição assistencial, homologação, redução de jornada, banco de horas e férias. Também ficou determinado que o Semesp irá orientar as mantenedoras a seguir com as cláusulas das convenções passadas durante o período de negociação, colocando-se à disposição para conversar com as IES em caso de denúncias dos docentes e do corpo técnico-administrativo em relação ao descumprimento das mesmas.

Em relação às federações, elas colocaram em pauta cláusulas referentes à abrangência, duração da convenção, maternidade/paternidade, assistência médica, contribuição assistencial, além da criação de cláusulas novas referentes à ensalamento, direitos autorais e EaD.

O Semesp apresentou ainda uma nova proposta econômica de reajuste salarial e abono, mas a mesma foi rejeitada pelas federações.

Participaram da reunião de tratativas salariais o diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac, o diretor-executivo Rodrigo Capelato e outros membros da equipe jurídica da entidade, além de representantes das três federações profissionais participantes das negociações: Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP); Federação Paulista dos Auxiliares em Administração Escolar (FEPAAE); e Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (FETEE).