Representantes do SEMESP participaram, no dia 4 de julho, de um encontro com dirigentes de entidades representativas do Ensino Superior Particular, na sede da Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP, em Brasília. Esta foi a segunda vez em que as entidades se reuniram para debater propostas para o setor. Na reunião, estavam presentes o diretor-executivo do SEMESP, Rodrigo Capelato; o consultor jurídico do SEMESP, José Roberto Covac; o presidente da ANUP, Abib Salim Cury; o presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior – ABMES, Gabriel Mario Rodrigues; o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas – ABRAFI, José Janguiê; o secretário-executivo da Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU, Euler Bahia.

Também participaram da reunião a diretora-executiva da ANUP, Larissa Martino; o advogado da ANUP, Marcos Zacarin; o diretor-executivo da ABMES, José Augusto Padilha e o assessor institucional da ANACEU, Arthur Roquete.

Na pauta, os presidentes discutiram os itens que farão parte do documento que conterá propostas, sugestões e reivindicações das universidades, centros universitários e faculdades. Os pontos de consenso foram incluídos na Agenda Propositiva do Ensino Superior Particular.

O presidente da ANUP, promotor do encontro, disse que o “esforço é para fazer a união”. O diálogo com as demais entidades representativas do setor é uma das ações que está na Agenda de Trabalho da nova diretoria da ANUP, empossada em abril deste ano.

Para o presidente da ABMES, a reunião é um marco histórico – “quero destacar a importância desse momento, pois finalmente as associações estão se reunindo para falar a mesma língua”, disse Gabriel Rodrigues.

“Estamos dispostos a apoiar projetos das universidades já que vemos que também os interesses das faculdades estão contempladas no debate”, disse José Janguiê, presidente da ABRAFI, se referindo ao apoio dado pelas demais entidades sobre a autonomia das faculdades para emitirem diplomas, de acordo com a nota delas no SINAES. Hoje pela lei apenas as universidades e centros universitários podem realizar este procedimento.

O próximo passo agora é marcar uma reunião com o ministro da educação para que os presidentes das entidades entreguem, juntos, o documento.

A próxima reunião dos presidentes das entidades representativas do ensino superior ficou marcada para o dia 8 de agosto, às 10h, na sede da ANACEU, em Brasília.

ENADE

Os representantes presentes também criticaram a postura do MEC de divulgar para a imprensa os dados do ENADE, que acaba gerando o ranqueamento das IES no país. As entidades querem que o MEC divulgue todos os dados avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES.

Para alertar a população sobre essa distorção, os presidentes aprovaram a publicação na mídia de uma nota aberta à comunidade, assinada por todas as entidades representativas, tratando do assunto.