O SEMESP está criando a chamada Câmara Mediadora de Assuntos Concorrenciais, com o intuito de disciplinar a “guerra” de preços entre as IES que o setor vive atualmente. Em fase de elaboração, a Câmara aguarda a aprovação da Diretoria, a votação em Assembléia e pretende tornar possível solucionar divergências referentes à concorrência predatória, em âmbito extrajudicial. “Com isso, pretendemos estimular o exercício da ética nas relações de mercado”, considera o Presidente Hermes Ferreira Figueiredo.

A Câmara consistirá em um órgão para a conciliação de possíveis controvérsias geradas pela competição predatória entre as IES, evitando a quebra das boas relações entre as partes envolvidas. O SEMESP terá uma participação neutra como mediador, no sentido de identificar os interesses das partes e construir com elas as soluções visando o consenso.

Para o Presidente, existem outras iniciativas que representam diferenciais competitivos que não se resumem na simples redução dos preços de mensalidades abaixo dos custos de mercado. “Investir na qualidade de ensino, infra-estrutura e outros diferenciais acadêmicos também atraem demanda. Além do mais, estratégias de competição éticas e leais melhoram a imagem do setor perante o poder público e a sociedade”, acredita. Para Figueiredo, é primordial que o setor crie mecanismos que assegurem o convívio saudável entre as IES diante do cenário econômico em que se encontra o país.