Uma mudança na legislação redirecionou a área de avaliação “Serviço Social” para o Ano III do Ciclo Avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), dedicado às áreas integrantes das Ciências Sociais Aplicadas. Em função da alteração, os estudantes de Serviço Social, ingressantes e concluintes, deverão ser inscritos no Enade 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame, já iniciou os trâmites necessários para abarcar essa área da avaliação na edição de 2018 do Exame, que será aplicado em novembro.

A alteração é resultado da aprovação da Portaria MEC nº 19, de 13 de dezembro de 2017, que  apresenta nova distribuição das áreas a serem avaliadas no Ciclo do Enade. As áreas avaliadas são definidas pelo Ministério da Educação, anualmente, a partir das definições da Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A periodicidade máxima de aplicação do Enade para cada área é trienal, de acordo com a Lei do Sinaes.

CONHEÇA TODAS AS ASSESSORIAS DO SEMESP:

ASSESSORIA JURÍDICA – A consultoria jurídica do Semesp é formada por advogados especializados nos assuntos relacionados à educação e gestão das IES, prontos para orientar a sua Instituição nos mais diversos questionamentos que as envolvem.

 

ASSESSORIA ECONÔMICA – Elabora estudos, pesquisas e informativos com múltiplos dados do setor, possibilita a criação de indicadores e previsões com elevada precisão, além de formular estratégicas para a definição das políticas acadêmicas e de gestão das IES.

 

ASSESSORIA EDUCACIONAL – Orienta, de forma didática e pedagógica, sobre os conteúdos dos cursos superiores, com o objetivo de auxiliar as IES na formulação e estruturação de novos cursos, além da atualização dos currículos oferecidos em sua região.

 

INOVAÇÃO ACADÊMICA – A área de Inovação do Semesp tem como objetivo aumentar a competitividade acadêmica, a qualidade dos serviços focados na atividade fim e melhorar a sustentabilidade das IES.

 

REDES DE COOPERAÇÃO – Seu principal objetivo é estimular alianças estratégicas entre instituições de Ensino Superior Privadas no Brasil, além de promover o compartilhamento de ideias, projetos e ações efetivas que permitam sinergias e economia, não só na área acadêmica, mas também no setor administrativo das IES.