A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação, enviou ofício ao Semesp informando sobre a atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia – CST, criado com o objetivo de aprimorar e fortalecer a oferta de Educação Profissional e Tecnológica de graduação no país.

O Catálogo consiste em um referencial normativo que orienta instituições, estudantes, educadores, sistemas e redes de ensino e sociedade em geral a respeito das formações e características de cada um dos cursos de graduação tecnológica.

Segundo o ofício, para iniciar o processo de atualização do Catálogo foi expedida a Portaria MEC no 1.028, de 2 de dezembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União, de 3 de dezembro de 2020, estabelecendo as etapas do processo de atualização.

O formulário eletrônico para o recebimento de propostas de atualização do Catálogo dentro do Portal do Ministério da Educação segue disponível até o próximo dia 31 de janeiro, no endereço https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-profissional/catalogos-nacionais-de-cursos. Basta clicar na aba “Cursos superiores” e localizar o link para acesso ao formulário ao final da página em “Acesse aqui para saber mais”.

Poderão ser apresentadas propostas de inclusão, exclusão e/ou alteração nas informações pertinentes aos cursos e aos eixos tecnológicos. Também serão possíveis sugestões de melhorias na estrutura atual do Catálogo, tanto em relação aos treze eixos tecnológicos que o organizam, quanto às demais informações por ele disponibilizadas.

Confira ofício na íntegra