No dia 16 de agosto de 2020, o Semesp realizou um webinar com a equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e, entre tantos assuntos abordados, foi solicitada a implantação da avaliação in loco virtual.

Finalmente, em função da demanda do Semesp, informamos que portaria foi publicada no Diário Oficial desta quinta (22), instituindo a avaliação externa virtual in loco no âmbito das visitas por comissões de especialistas para avaliação externa de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação, do Sistema Nacional de Avaliação Educação Superior (SINAES) e da avaliação das Escolas de Governo.

Trata-se de grande avanço que, inclusive, foi objeto de um vídeo do diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, informando sobre reunião realizada com o INEP, no último dia 9 de abril, com entidades representantes de instituições de ensino superior.

Confira a seguir uma carta da presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, sobre a conquista, a portaria propriamente dita e um guia de de boas práticas de avaliação lançado pelo Inep:

Confira carta assinada pela presidente do Semesp

Confira portaria publicada pelo Inep

Confira Guia de Boas Práticas de Avaliação Externa Virtual In Loco