A Caixa Econômica Federal enviou comunicado às Mantenedoras das IES informando que foram identificadas ocorrências no processo de apuração de formalizações de contratações e aditamentos dos financiamentos estudantis, a partir de abril de 2019, que resultaram em divergências de valores nos repasses efetuados a algumas instituições.

De acordo com o comunicado, as referidas ocorrências serão corrigidas na rotina de apuração de repasse a ser executada no período entre os dias 20 e 30 de novembro, gerando acertos específicos para cada instituição.

A Caixa destaca que, além dos acertos relativos às divergências identificadas, ela está realizando a revisão de toda a rotina de repasse, de modo a sanar eventuais incorreções e evitar novas ocorrências desta natureza.

Para que as mantenedoras possam visualizar os acertos efetuados, será ajustado o relatório de contratação disponível no próprio SIFES na funcionalidade – Consulta – Relatório – Relatório de contratação analítico.

O relatório de contratação sintético, disponível no módulo Consulta – Relatório, também foi ajustado com a inclusão das colunas “Valor Compensação/Estorno Repasse” e “Valor Compensação Deduções” permitindo assim identificar os valores referentes ao repasse bem como o percentual de integralização somado com a taxa de integralização.

Além dos ajustes citados acima, também será disponibilizado relatório de movimentação de moeda, permitindo identificar por data o total apurado, o pagamento de tributos e as recompras, o qual estará disponível no endereço Consulta – Relatório – Movimentação em Moeda.

Todas as ações necessárias para trazer maior segurança ao processo estão sendo adotadas, bem como a implantação de ações de auditoria visando fortalecer a gestão do FIES.

A Caixa informa ainda que está à disposição para quaisquer esclarecimento adicional e reforça que as unidades de atendimento presenciais foram esclarecidas quando ao ocorrido, visando dirimir possíveis dúvidas que porventura venham a surgir em relação a este assunto.