Fazemos um convite para você, caro leitor: participe, nesta quarta feira, dia 9 de setembro, às 18h, do debate sobre avaliação e padrões de qualidade para o ensino superior. Contaremos com a participação de representantes do Conselho Nacional de Educação, da Agência Australiana de Regulação para o Ensino Superior e do Semesp.

No momento, temos vários desafios a serem enfrentados: a) colaborar com os formuladores de políticas públicas na revisão do sistema de avaliação, no contexto das mudanças geradas pela pandemia; b) assegurar que os estudantes recebam uma educação superior de qualidade; c) avançar em mudanças que tragam flexibilidade, com supervisão e prestação de contas, na organização e dinâmica das IES; d) propor mudanças que permitam a convergência das IES com o mundo digital e com os empregadores; e) focar na aprendizagem e na elaboração de currículos inovadores.

Da Austrália, estará conosco a Agência de Qualidade e Padrões do Ensino Superior (TEQSA), que pode ser para o Brasil uma agência parceira na revisão do modelo de ensino superior. O nosso objetivo com o webinar é propor políticas públicas, elaboradas de forma dialogada e coletiva. O Semesp e o Departamento de Educação da Austrália querem intensificar o diálogo com o Ministério da Educação, em especial, com a Secretária de Regulação e Supervisão da Educação (Seres) e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O webinar irá tratar da relevância da autoavaliação institucional e do compromisso que os gestores de IES precisam ter com a qualidade do sistema de ensino. Sem o compromisso, as políticas públicas podem resultar em medidas duras de fiscalização e punição.

Lembramos que o Semesp tem uma proposta para um novo sistema que permita recuperar o papel indutor da avaliação por meio da valorização da autoavaliação e da construção de um conjunto de indicadores que proporcione um enfoque multidimensional das IES. A proposta completa está disponível aqui.

Esperamos, caro leitor, que você aceite o nosso convite. Atuamos no sistema de educação, portanto, precisamos ser protagonistas e assertivos. O melhor caminho para melhorarmos o sistema é participarmos dos debates e propormos soluções. Se optarmos por “apenas reclamar”, as propostas serão elaboradas à nossa revelia.

*Cristina Elsner, cientista política, doutora em Políticas Públicas e Desenvolvimento Internacional, especialista em Gestão Estratégica.

** Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp.

*** Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp.