Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e no Caribe

Fábio Reis, Diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp; Salvador Malo, Diretor de Educação Superior do México; e Maria Alice Carraturi, Diretora de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica, do MEC

O diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Reis, participou de evento do Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e no Caribe, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, em Bogotá, na Colômbia.

Uma iniciativa do Banco Mundial (BM) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Programa conta com a participação de vários organismos internacionais com o objetivo de orientar e apoiar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras no âmbito da formação inicial e continuada de docentes.

O evento contou com a presença de mais de 150 participantes, entre eles cerca de 40 instituições de ensino de toda a América Latina. Durante o Programa, Fábio Reis esteve na presença da Ministra de Educação da Colômbia, Maria Victoria Angulo González, e de outros representantes de associações e entidades educacionais da região.

“Nossa participação no Programa foi uma experiência muito grande, principalmente para conhecer o que outros países estão fazendo em relação às inovações no Ensino Superior”, avaliou Fábio Reis. “Não tenho dúvidas de que nós do Brasil temos que intensificar os investimentos na área de inovação, especialmente no que diz respeito aos professores. Não existe futuro nas instituições de ensino sem professores bem formados, mesmo diante das novas tecnologias e da 4ª Revolução Digital”, afirmou.