Por que é importante usá-lo?

A atual conjuntura gerada pela pandemia da Covid-19 tem levado às instituições de ensino superior (IES) a migrarem rapidamente para o ensino a distância ou para um regime emergencial de ensino remoto.

IES e docentes precisaram se munir de infraestrutura computacional e dispositivos multimídia a fim de produzir vídeo-aulas e “powerpoints comentados”, construir textos, desenhos e ilustrações, atuar em videoconferências com seus alunos e realizar aulas online ou lives.

Em todas essas situações, o propósito inclui sempre uma boa interação docente-aluno intermediada pela tecnologia, ou precisamente pelas TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação. Tem-se que o volume de informação em um curso (unidade curricular), seja aquela produzida ou recomendada pelo docente, seja pelo aluno, na forma de resoluções de atividades formativas e avaliativas, dúvidas, comentários e sugestões, é enorme!

Os AVAs, ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem, permitem organizar de forma bastante sistemática todo esse “ecossistema” criado em torno de um curso. Ele congrega ainda diversas ferramentas pedagógicas que podem ser empregadas no apoio ao ensino e aprendizagem. De maneira formal, um AVA pode ser conceituado como:

Ambiente Virtual de Aprendizagem consiste em um sistema computacional responsável por mediar, via uso de recursos TICs, o processo de ensino e aprendizagem. Um AVA é capaz de armazenar e administrar os conteúdos didáticos disponibilizados em um curso, sejam vídeos, áudios, textos e sugestões de páginas web; Adicionalmente, um AVA possui componentes ou ferramentas de apoio pedagógicos, tais como fórum, enquetes, chats, diário de bordo, mural e agenda.

AVAs modernos têm ainda a capacidade de integração com sistemas acadêmicos e administrativos das IES, constituindo-se em um importante instrumento de identificação do aluno com a instituição.


AVA – Ecossistema

Portanto, de forma resumida, eis algumas vantagens de utilizar um AVA em sua instituição, seja no ensino a distância ou no apoio ao ensino presencial (ensino híbrido):

  • Permite estruturar e organizar o ambiente de estudo de cada aluno, separando por unidade curricular as informações pertinentes;
  • Possibilita o acesso aos materiais didáticos de cada unidade curricular/curso;
  • Possui recursos de comunicação síncrona e assíncrona, adaptando-se aos diferentes momentos do curso;
  • Permite o trabalho em grupo, organizando estudantes e atividades independentes;
  • Pode ser integrado a diferentes ferramentas de apoio pedagógicos;
  • Por meio de recursos de autenticação, possibilita individualizar o ensino, assim como aplicar avaliações seguras;
  • Integra-se aos sistemas acadêmicos (matrículas, notas e requisições), assim como o sistema financeiro-administrativo da IES;
  • Integrado a um sistema de Learning Analytics, permite realizar o levantamento e análise de dados relacionado ao estudos efetuados pelo aluno, como de forma geral aos dados de ensino e aprendizagem.

No Brasil, assim como no mundo, o mercado de AVA (ou LMS, do inglês Learning Management Systems) é relativamente restrito. Os principais AVAs existentes são os seguintes: MOODLE (www.moodle.org); GOOGLE CLASSROOM (https://edu.google.com/products/classroom/); CANVAS (https://www.instructure.com/canvas/pt-br); BLACKBOARD (https://www.blackboardopenlms.com).

O Moodle é o AVA mais usado globalmente no ensino superior[1], como indica um levantamento recente. Finalmente, uma breve palavra sobre a estrutura necessária para manter um serviço de AVA em sua instituição. É possível atuar em dois modelos. Primeiro, no qual a própria IES mantém uma equipe de TI ativa e responsável pela instalação, manutenção, inovações e integrações do AVA e sistemas relacionados; para uma grande instituição, em geral esse modelo envolve um pequeno time com profissionais de informática com diferentes perfis. Segundo, há empresas que oferecem este tipo de serviço, restando à instituição ter uma atenção na identificação de demandas, assim como tratar somente das questões pedagógicas, tais como a adoção de um modelo pedagógico virtual.

Metared Brasil – GT de Tecnologias Educacionais

[1] Market Guide for Higher Education Learning Management Systems, Gartner, outubro de 2019.