O Governo do Estado de São Paulo realizará uma coletiva, ainda sem data confirmada, em que divulgará um plano de reabertura gradual da economia, incluindo como será o retorno das atividades de educação, com protocolos referentes tanto à parte administrativa das escolas e IES como às aulas.

Esse plano ainda está sendo discutido com os setores, em um diálogo aberto entre governo e segmentos. No caso específico da educação superior, o Semesp está em comunicação com a Secretaria Estadual de Educação para que esse plano de abertura possa atender da melhor forma as demandas e necessidades das IES privadas. Enviamos, inclusive, uma pesquisa para que as instituições possam informar o número mínimo ideal de alunos por aulas práticas e atividades laboratoriais em uma fase inicial de retorno com quantidade restrita de estudantes.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as informações que estão circulando em determinados veículos de comunicação adiantando medidas de reabertura relacionadas à educação não são oficiais, na medida em que o governo segue consultando e dialogando com os setores interessados:

“A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que não há definição sobre a data de início das aulas presenciais. A pasta é responsável pela coordenação setorial da área, dentro do Plano São Paulo, e vem realizando reuniões com instituições públicas e privadas para organizar a retomada planejada das aulas presenciais. A retomada será gradual e regionalizada, seguindo o que os dados científicos sobre a epidemia indicarem em cada região do Estado. As diretrizes devem ser apresentadas à sociedade nas próximas semanas.”

Diante de um cenário de incertezas e de informações desencontradas, o Semesp acredita que a melhor maneira de vencermos a crise é tomando decisões com base em dados concretos e notícias de fontes oficiais. O melhor a fazermos, no momento, é aguardar a divulgação do plano.

Reforçamos a importância do preenchimento da pesquisa enviada pelo Semesp com o objetivo de levantar junto às IES o número mínimo ideal de alunos por aula e informar à Secretaria Estadual de Educação sobre as necessidades do setor.

As IES podem informar esse número mínimo ideal de alunos por aulas práticas e atividades laboratoriais preenchendo a planilha abaixo e enviando a resposta para o e-mail [email protected] até o dia 05/06.

Faça o download da planilha