Sim, é uma função. O gestor foca nos resultados acadêmicos e administrativos, no funcionamento, realização do planejamento e da missão da IES. Por outro lado, como uma IES terá sucesso se o país carece de políticas públicas?

O tema não é algo exclusivo do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Educação (CNE) ou do Congresso Nacional. A política pública é um tema de interesse da sociedade. O aumento do acesso de estudantes ao ensino superior está diretamente relacionado com a política de financiamento estudantil. É preciso que tenhamos propostas elaboradas com reflexão e participação. Sem lobby, no melhor sentido da palavra, e sem propostas, “os políticos” vão agir no tempo e na perspectiva das políticas construídas no âmbito do poder público, dos interesses e das ideologias.

O Semesp, ao decidir elaborar um documento de “Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior”, teve como objetivo fazer uma proposta coletiva, assertiva e propositiva para instigar o debate e apresentar aos formuladores de políticas públicas diretrizes capazes de qualificar o funcionamento e criar um caminho de estabilidade do sistema de ensino superior.

Nesta perspectiva, o Semesp tem organizado diversos eventos com o objetivo de debater o tema. Em conjunto com a embaixada da Austrália e com a participação de conselheiros do CNE e da SETEC, organizamos uma série de webinars com o tema “Políticas Públicas: Dinâmicas e Organização do ensino superior”.

O próximo webinar será no dia 2 de setembro,  o tema é  “Formação Técnica e Profissional como Estratégia para o Desenvolvimento Econômico do País”. Teremos como apresentadores Cleunice Rehen, diretora da EPT-Brasiltec, Marilza Regattieri, diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Craig Robertson, CEO da TAFE Directors Australia, e Joaquim Neto, do CNE. As inscrições estão abertas gratuitamente aqui.

Financiamento estudantil deve ser política pública prioritária

Os próximos temas serão avaliação e qualidade do ensino superior, no dia 9 de setembro, e inovação acadêmica, no dia 16 de setembro. A série de debates abordará, em seu conjunto, quatro temas estratégicos para o Brasil: financiamento, avaliação, inovação e educação profissional e técnica.

Se você gestor, ao ler o texto, se sentiu provocado ou instigado, ótimo. Este era o objetivo. É erro transferimos para outros responsabilidades e atitudes que não estão diretamente relacionas as nossas atividades profissionais. Somos todos responsáveis pela elaboração de políticas públicas, então, que possamos juntos pensar e propor soluções para o ensino superior.

*Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp