Entre os dias 10 e 14 de junho, participei diretamente de 11 encontros de diferentes redes que demonstram que a cooperação e o diálogo entre as IES são o melhor caminho para solucionar problemas, criar sinergias, gerar aprendizados institucionais, diminuir custos e proporcionar formação continuada das pessoas.
Comecei a semana tendo um diálogo com cinco gestores da Rede 9 para analisar a Portaria 528, publicada no dia 7 de junho, e apresentar as atuais prioridades de suas IES. A reunião seguinte foi de lançamento da nova rede temática, de Procuradores Institucionais. Participaram do encontro 46 IES associadas do Semesp e 14 não associadas. A rede nasceu com boas perspectivas, já que no próximo encontro já iremos escrever sobre o papel dos PIs nas decisões estratégicas institucionais e dialogar sobre os impactos das últimas portarias do Ministério da Educação (MEC).
Em seguida, participei da reunião da Rede Sustentabilidade do Ensino Superior (com nove IES), que organizou um curso EAD para professores sobre como trabalhar com o tema de forma transversal. O investimento para a montagem do curso foi das próprias IES porque elas sentiram a necessidade de capacitar seus professores e proporcionar também formação de docentes de outras IES. A rede também organizou um instrumento de pesquisa para mapear como cada IES trata na questão da sustentabilidade.
Fizemos uma reunião estratégica em que projetamos os próximos passos da Central de Compras Coletivas. Temos a adesão de 21 IES que terão acesso a uma plataforma de compras com custos menores, podendo gerar de 10% a 15% de desconto. Nós do Semesp já fizemos outras tentativas que não deram certo, então refizemos a Central de Compras Coletivas com a convicção de que vamos proporcionar economia para as IES participantes.
Em outra ação, o Semesp sentiu a necessidade de organizar um Grupo de Trabalho para tratar do tema do EAD. Reunimos especialistas sobre o tema de oito IES com diferentes perfis. Em até dois meses, pretendemos apresentar um documento de propostas de políticas públicas para o EAD, especialmente propondo indicadores de qualidade que, eventualmente, poderão nortear as avaliações do MEC.
A relatoria da Rede de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior organizou uma reunião para tratar da aplicação do instrumento de autoavaliação e da proposta de visitas in loco. Pretendemos criar a cultura de monitoramento e acompanhamento da qualidade do nosso projeto e instigar a qualidade para que as IES possam melhorar continuamente seus serviços, projetos e estratégias. Imaginem 47 IES trabalhando de forma integrada e sinérgica na busca da melhoria contínua. Em seguida, fizemos uma reunião com as 47 da Rede.
Na reunião da Rede de Saúde Mental, nove IES refletiram sobre os limites de atuação dos profissionais da área nas questões de saúde mental dos colaboradores acadêmicos e administrativos e dos estudantes. Nesses diálogos, há uma rica troca de experiências que colabora para a compreensão dos limites e possibilidades da atuação profissional. A rede compartilha boas práticas e representa uma oportunidade de diálogo e formação de pessoas sobre um tema relevante e sensível para as IES.
Fizemos uma reunião entre representantes de 23 IES e o escritório que será o ponto de referência do Semesp em Brasília. Muito em breve, nossa entidade definitivamente estará presente em Brasília de forma efetiva. Os gestores precisam de informações e de cenários sobre o que está por vir para tomarem decisões e projetarem investimentos. Proporcionamos um momento de “tira dúvidas” e diálogo sobre as demandas das IES.
A Rede 14 fez uma reunião para tratar da visita realizada na Universidade Mackenzie, em São Paulo, onde foi apresentada as estratégias de captação de recursos e de melhoria da qualidade e incidência de seus programas de mestrado e doutorado. Estiveram presentes na visita cinco IES. Destas, três já estão agindo para fazer algo semelhante ao Mackenzie, o que poderá gerar economia, eficiência e captação de recursos. Imaginem o custo da contratação de uma consultoria para elaborar um projeto como esse.
As 3 IES da Rede Pioneira fizeram uma reunião para tratar do tema da cultura de orçamento, apresentando as estratégias de elaboração do planejamento orçamentário e a forma como envolvem as pessoas no processo de sua elaboração, gestão e resultados. O tema é sensível já que muitas instituições ainda não encontraram o melhor caminho para a gestão do orçamento e enfrentam empecilhos culturais e burocráticos.
Na sexta, 14 de junho, o Semesp realizou mais uma edição das Jornadas Regionais, realizada desta vez na UNIFEV, em Votuporanga. 56 pessoas de 12 IES participaram do evento e da visita a IES. Com um novo modelo baseado na experiência das visitas institucionais realizadas pela Rede 14, as Jornadas Regionais ganharam uma nova estrutura. A proposta é que a IES compartilhe suas melhores experiências acadêmicas e financeiras. A UNIFEV está é uma das IEs integrante da Rede 2, que possui quatro IES que prestigiaram o evento. É bom lembrar que na noite anterior, o Semesp organizou um jantar com dirigentes das IES da região de São José do Rio Preto com o objetivo de fortalecer as conexões e diálogo entre os associados.
Ainda na sexta, 14, aconteceu uma reunião da Rede 7 em que participaram cinco IES. A pauta girou em torno dos grupos de trabalho e seus resultados e desafios. A Rede 7, ou G7 como é conhecido, tem demonstrado maturidade no trabalho em rede, com projetos de cooperação que geram impacto na dinâmica das IES.
Somente um projeto como o Hub de Cooperação Semesp pode proporcionar tanta sinergia, fluxo de informações e aprendizado. Às vezes, penso que quem resiste à cooperação desconhece completamente suas potencialidades. As redes ampliam os horizontes e fazem as ideias circularem. E elas dão certo quando há compromisso, vontade de colaborar, persistência, assertividade, entre outros elementos. Sou grato por coordenar esse projeto com meus colegas do Semesp. Faço o convite, participem do nosso Hub de Cooperação.

Fábio Reis

Andreza Paulo

Diego Amaro























