A B C D E F G H I J K Q P O N M L R S T U V W X Y Z

UNE (União Nacional dos Estudantes)

Entidade do movimento estudantil caracterizada por ser a única que representa e defende o interesse dos estudantes de todos os cursos e faculdades em âmbito nacional. Não existe filiação individual à UNE, pois todos os estudantes são considerados membros da entidade. No Brasil, atualmente, a livre organização dos estudantes em entidades como a UNE é garantida pela Lei n.º 7.395/85.

UNESCO

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Unidade curricular

Unidade curricular é a unidade de ensino com objetivos de formação próprios, correntemente designados por cadeiras ou disciplinas.

Unidade Hospitalar de Ensino

A Unidade Hospitalar de Ensino própria ou conveniada deverá ser certificada como Hospital de Ensino pelo MEC/MS (Portaria nº 2.400/07), sendo centro de referência regional há pelo menos dois anos.

Uniformes

A Convenção Coletiva de Trabalho do Estado de São Paulo determina quando da exigência de uniforme, a mantenedora deverá fornecê-lo duas vezes ao ano gratuitamente (Vide Convenção Coletiva de Trabalho de cada Estado).

Universidade

Instituição pluridisciplinar de formação de quadros profissionais de nível superior, que se caracteriza pela indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão e goza de autonomia financeira, administrativa e acadêmica.

Universidade - Características

Universidades se caracterizam pela indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional; II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado; III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

Universidade especializada

Universidade organizada por campo do saber, na qual deverá ser assegurada a existência de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em áreas básicas e/ou aplicadas.

Universidade privada

Universidade criada e mantida pela iniciativa privada, classifica-se pelo regime jurídico a que se submeteram as pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que a mantêm e administramas mantenedoras.

Universidades - conferir graus, diplomas e outros títulos

Mencionados no inciso VI, do artigo 53, da Lei de Diretrizes e Bases, que determina, como uma das atribuições das universidades, "conferir graus, diplomas e outros títulos". Essa determinação pode ser interpretada como uma abertura para enquadrar os diplomas de graduação que, não sendo considerados como de bacharel, de licenciado ou de tecnólogo, aludem diretamente à profissão (grau específico referente à profissão), como no caso dos cursos de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, entre outros.