A B C D E F G H I J K Q P O N M L R S T U V W X Y Z

Bacharel

Portador de grau acadêmico referente ao curso de graduação, na modalidade bacharelado (ver Grau de bacharel).

Bacharelado

Modalidade de oferta de curso de graduação que conduz ao grau de bacharel. Esse grau confere, ao diplomado, habilidades e competências em um determinado campo do saber para o exercício da atividade profissional.

Baixa visão ou visão subnormal

Tipo de deficiência visual. É o comprometimento do funcionamento visual de ambos os olhos, mesmo após tratamento ou correção. A pessoa com baixa visão possui resíduos visuais em grau que lhe permite ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos ópticos especiais.

Balanço financeiro

Demonstrativo contábil de ingressos e dispêndios (entradas e saídas) de recursos financeiros a título de receitas e despesas orçamentárias, bem como de recebimentos e pagamentos de natureza extra-orçamentária, além dos saldos de disponibilidade do exercício anterior e do exercício seguinte (Lei 11.638/07).

Banco de Avaliadores - BASIS

Banco de Avaliadores.

Banco de Avaliadores - BASIS/Regulamentação

O BASIS, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é regulamentado pela Portaria nº 1.027, de 15 de maio de 2006, e constitui-se em cadastro nacional e único de avaliadores selecionados pelo Inep para constituição de Comissão de Avaliação in loco (art.2º).

Banco de Horas

Compensação de horas devedoras e credoras estabelecida no artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho, e com previsão em Convenção Coletiva de Trabalho para sua legitimação.

Base de dados

Um grande repositório, regularmente atualizado, de informações digitalizadas (citações, resumos, textos na íntegra, imagens, estatísticas, etc.) em um assunto particular ou em um campo específico, consistindo em registros de formato uniforme, organizados para pesquisa e busca rápida e fácil.

Básico

Tronco comum de estudos superiores, que pode ser organizado para: a) atender a um único curso, agregando disciplinas básicas e complementares entre si, geralmente ministradas nos primeiros anos ou semestres (básico do curso); b) atender a uma determinada área do conhecimento, agregando um ou mais cursos afins e ministrando disciplinas comuns, geralmente no primeiro ano ou nos primeiros semestres (básico da área).

Básico da área

Etapa inicial do ensino de graduação, reunindo todos os alunos de cursos de uma mesma área do conhecimento ou de áreas afins, para cursarem disciplinas comuns e, geralmente, obrigatórias. Em algumas instituições, a opção pelo curso de graduação se dá somente após o aluno ter cursado o Ciclo Básico.

Básico do curso

Etapa inicial do ensino de graduação, reunindo todos os alunos de um mesmo curso para cursarem disciplinas comuns e/ou obrigatórias, para posterior opção por uma ou mais habilitações daquele curso.

Behaviorismo

Escola de psicologia que explica e procura promover a aprendizagem como uma sequência de modificações no comportamento do organismo, sob controle dos estímulos e reforços que atuam no seu ambiente. Foi a base teórica inicial para métodos de auto-instrução programada nos anos 60, incorporada a muitos sistemas tradicionais de educação a distância. Na década de 90, o behaviorismo como base principal de uma filosofia geral de ensino-aprendizagem foi deixado de lado por muito educadores, que passaram a favorecer outras filosofias, como o construtivismo. Entretanto, os princípios de controle de comportamento descobertos pelos behavioristas permanecem válidos para algumas categorias de aprendizagem.

Bibliografia básica

Registro de documentos, livros, inventários, escritos, impressos ou quaisquer gravações que venham a servir como fonte para consulta, organizada pela identificação de cada uma das obras que constitui a bibliografia, por meio de elementos como o autor, o título, o local de edição, a editora e outros de caráter básico.

Bibliografia complementar

Registro de documentos, livros, inventários, escritos, impressos ou quaisquer gravações que venham a servir como fonte para consulta, organizada pela identificação de cada uma das obras que constitui a bibliografia, por meio de elementos como o autor, o título, o local de edição, a editora e outros de caráter complementar.

Biblioteca - Instalações e acervo - Conceito 1

Quando as instalações para o acervo e funcionamento da biblioteca são precárias ou não existem.

Biblioteca - Instalações e acervo - Conceito 2

Quando as instalações para o acervo da biblioteca atendem de maneira insuficiente aos requisitos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, conservação, conforto, horários de atendimento e espaços para estudos individuais e em grupo.

Biblioteca - Instalações e acervo - Conceito 3

Quando há instalações para o acervo da biblioteca que incorporam concepções arquitetônicas, tecnológicas e de acessibilidade específicas para suas atividades, atendendo suficientemente aos requisitos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, conservação, conforto, horários de atendimento e espaços para estudos individuais e em grupo.

Biblioteca - Instalações e acervo - Conceito 4

Quando há instalações equipadas para o acervo da biblioteca, que incorporam concepções arquitetônicas, tecnológicas e de acessibilidade específicas para suas atividades, atendendo adequadamente aos requisitos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, conservação, conforto, horários de atendimento e espaços para estudos individuais e em grupo.

Biblioteca - Instalações e acervo - Conceito 5

Quando há instalações equipadas para o acervo da biblioteca, que incorporam concepções arquitetônicas, tecnológicas e de acessibilidade específicas para suas atividades, atendendo plenamente aos requisitos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, conservação, conforto, horários de atendimento e espaços para estudos individuais e em grupo.

Biblioteca - Política de aquisição, expansão e atualização do acervo - Conceito 1

Quando a instituição apresenta um acervo inadequado à demanda inicial prevista para os cursos e não apresenta política de aquisição, expansão e atualização do mesmo.

Biblioteca - Política de aquisição, expansão e atualização do acervo - Conceito 2

Quando a instituição apresenta um acervo insuficientemente dimensionado à demanda inicial prevista para os cursos e uma política de aquisição, expansão e atualização do acervo que atende insuficientemente ao disposto do PDI.

Biblioteca - Política de aquisição, expansão e atualização do acervo - Conceito 3

Quando a instituição apresenta um acervo suficientemente dimensionado à demanda inicial prevista para os cursos e uma política de aquisição, expansão e atualização do acervo que atende suficientemente ao disposto do PDI.

Biblioteca - Política de aquisição, expansão e atualização do acervo - Conceito 4

Quando a instituição apresenta um acervo adequadamente dimensionado à demanda inicial prevista para os cursos e uma política de aquisição, expansão e atualização do acervo que atende adequadamente ao disposto do PDI.

Biblioteca - Política de aquisição, expansão e atualização do acervo - Conceito 5

Quando a instituição apresenta um acervo dimensionado acima da média da demanda inicial prevista para os cursos e apresenta uma política de aquisição, expansão e atualização do acervo que atende plenamente ao disposto do PDI.

Biblioteca central

Centro administrativo do sistema de bibliotecas de uma instituição, onde as decisões gerenciais são tomadas, o processo técnico é centralizado e onde se encontram as principais coleções.

Biblioteca informatização - Conceito 1

Quando não há informatização da biblioteca.

Biblioteca informatização - Conceito 2

Quando a informatização da biblioteca é tal que os computadores, os programas e aplicativos atendem insuficientemente às demandas previstas para a utilização do acervo, com limitados recursos de pesquisa, de reserva de livros e de acesso via Internet.

Biblioteca informatização - Conceito 3

Quando a informatização da biblioteca é tal que os computadores, os programas e aplicativos são de tecnologia atual e em quantidades que atendam suficientemente às demandas previstas para a utilização do acervo, permitindo diferentes formas de pesquisa, reserva de livros on line, acesso via Internet.

Biblioteca informatização - Conceito 4

Quando a informatização da biblioteca é tal que os computadores, os programas e aplicativos são de tecnologia atual e em quantidades que atendam adequadamente às demandas previstas para a utilização do acervo, permitindo diferentes formas de pesquisa, reserva de livros on line, acesso via Internet.

Biblioteca informatização - Conceito 5

Quando a informatização da biblioteca é tal que os computadores, os programas e aplicativos são de tecnologia atual e em quantidades que atendam plenamente às demandas previstas para a utilização do acervo, permitindo diferentes formas de pesquisa, reserva de livros on line, acesso via Internet.

Biblioteca setorial

Biblioteca especializada ou representativa das áreas de cada unidade universitária.

Biblioteca virtual

Termo utilizado em educação a distância para caracterizar um acervo de textos e outras mídias acessíveis pela Internet ou outras redes.

Bibliotecário

Pessoa graduada em curso superior de Biblioteconomia, que pode realizar as funções de seleção, organização, processamento das obras e disseminação de informações. Profissional presente em bibliotecas, centros de informação ou documentação.

Bolsa de desconto

Desconto concedido pela IES no pagamento da anuidade ou mensalidade, ao aluno de curso superior. Esses descontos podem variar de 100% (bolsa de estudos integral) até descontos menores (bolsa de estudo parcial).

Bolsa de desenvolvimento acadêmico

Remuneração mensal conferida a aluno de curso superior, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento acadêmico, integrando-o, sob a orientação de um professor, às atividades de ensino, pesquisa ou extensão. As mais conhecidas são: monitoria, bolsa de iniciação científica, bolsa de pesquisa, bolsa PET, bolsa de extensão.

Bolsa de iniciação científica

Remuneração concedida por agências governamentais (federais, estaduais, municipais e de unidades autárquicas) ou por fundação ou órgão da própria IES, aos estudantes de graduação, para realização de atividades de pesquisa sob a orientação e/ou supervisão de um docente ou grupo de docentes da IES.

Bolsa de monitoria/ensino

Remuneração ou auxílio financeiro indireto concedido pela IES aos estudantes de comprovado rendimento acadêmico para a realização de atividades auxiliares em salas de aulas e correção/orientação de tarefas extraclasse, sob orientação e supervisão de um ou mais docentes da IES. Esta modalidade de bolsa contempla também a remuneração ou o auxílio financeiro indireto concedido aos estudantes para o engajamento em atividades relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, do projeto pedagógico do curso ou da instituição.

Bolsa de pesquisa

Remuneração ou auxílio financeiro indireto concedido ao estudante de graduação para a realização de atividades de pesquisa em projetos vinculados às linhas de pesquisa institucionais, coordenadas por pesquisador que integre o corpo docente da IES.

Bolsas de estudo

Benefício concedido para formação profissional ou aprimoramento para os empregados de uma instituição e seus dependentes, estabelecido por força de Convenção Coletiva de Trabalho (Vide Convenção Coletiva de Trabalho de cada Estado).

Braille

Tipo de alfabeto utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas. Foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco de uma importante conquista para a educação e integração dos deficientes visuais na sociedade.